Problema com os travoes -.-'

miguelgaspar

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Boa noite

é o seguinte :
Tenho os meus travoes formula RX e o que se passa e que as pastilhas sao novas , e pareceme que os bombitos nao abrem completamente e eu aperto o travao de tras e a roda nao trava ( abranda ) e o disco pega muito nos calços, anda sempre a roçar.

Ja tirei as pastilhas fora e lubrifiquei os bombitos mas mesmo assim nao trava :S

Qual sera o problema ?

problema com os bombitos , ou alguma fuga de oleo ?

Abraço
Miguel Gaspar
 

jginja

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Viva Miguel.
Começo pela pergunta "desnecessária". Já consultaste, on-line o manual dos travões?
http://www.formula-brake.it/en/bikes/rx

Tentaste afastar os bombitos com uma chave de fendas ou com um espaçador de plástico e não funcionou?
Tens a roda bem montada?
Terás contaminado as pastilhas com óleo? Lubrificaste com que produto?
Viste alguma fuga?
As pastilhas estão bem montadas?
 

miguelgaspar

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Sim afastei os bombitos
a roda esta montada como deve de ser :)
as pastilhas estao novas , lubrifiquei com um oleo de spray
Nao encontrei nenhuma fuga , mas a bicicleta leva porrada todos os dias porque corro a nivel nacional e nunca lhe troquei as camisas nem o oleo , ainda é o de origem . tem 1 ano
As pastilhas tambem estao bem montadas :)
 

telmo zt

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boas bem tipo quando travas , a manete vai ate ao fundo ?? , se for , tens de afinar um parafuso pequenino por baixo da manete

mas tb pode ser gordura no disco , e a pastilha encosta no disco , mas com gordura , óleo , não da para travar , ai tens de limpar o disco e as pastilhas , algo que tire a gordura , diluente , limão , ha n produtos

a troca de ideias pode resolver os problemas ,
 

jginja

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É como está a dizer o telmo zt. Talvez tenhas de afinar algum parafuso na manete que regula o curso da mesma. Nos meus Avid e Magura acontece isso.

Ás vezes a melhor opção é tirar tudo: pastilhas, disco. Limpar tudo bem e voltar a montar.
 

miguelgaspar

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acabei agora de fazer isso , tirei tudo , limpei com alcool e tambem afinei o parafuso que esta dentro da manete e mesmo assim .. _NAAADA :'(
 

telmo zt

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bem se a manete vai ao fundo , e se ja afinaste o parafuso , o parafuso vai aumentar o curso da manete tipo ao apertares esse parafuso quando travas ja tem de ficar a meio se for a baixo isso e falta de oleo ,ou fuga ... por vezes tens de se apartar o parafuso todo, se isso for mais complicado vai a um mecânico e o melhor
 

jginja

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Não percebi uma coisa Miguel.
Foi só depois de trocares as pastilhas que estes sintomas se revelaram?

Já apertaste várias vezes a manete para que os bombitos afinem a posição em relação ao disco, pois como os recolheste e trocaste as pastilhas, normalmente há essa necessidade. Quando digo várias vezes podem ser 6 ou 8 vezes, repetidamente até sentires pressão na manete.
 

Giro

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Já tentaste abrir a pinça que afasta os travões? Pode ser a pinça demasiado fechada e não faz pressão nos bombitos, aconteceu-me o mesmo que te está a acontecer e foi só abrir um bocado a pinça;)

Edit:
É aquela coisa que está por cima das pastilhas verdes

travesdediscohidraulicoml8.jpg
 

fitty77

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Boas o que se sucedeu é simples: o teu travão desferrou e a unica solução é sangramento ;)

Concordo.... Isso secalhar quando foi montado, cortaram a bixa, meteram óleo à toa, e podes ter uma bolha de ar no circuito, ou nivel de óleo insuficiente e decorrente entrada de ar no circuito. Se a manete vai ao fundo, em principio o problema passa por aí. Outra coisa que pdoe ser é teres passagem da bomba para o resevatório quando travas (dentro da bomba há um retentor que te pode estar a dar passagem). Contudo, se tiveres os travões na garantia, não arrisques. Se não, abrir a bomba e mudar esse retentor é facilimo (requer no entanto o kit de substituição e o de sangramento...)
 

fitty77

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Pode não ser, eu tive os mesmos sintomas, e foi só abrir a "pinça" e resultou

Talvez tenha resultado porque a bolha podia estar perto da bomba, e quando abriste os pistões, fizeste com que a bolha chegasse ao depósito, permanecendo no topo do emsmo, sem entrar nas linhas (esse até é um truque para quem corta as linhas e não se quer chatear em andar a purgar o sistema). Ainda assim, previno-te que deverias purgar o sistema, principalmente se andares com as pastilhas demasiado gastas. Pode acontecer que o nivel de óleo no depósito não seja suficiente para impor-se face ao desgaste das pastilhas (e pode acontecer que nem tenhas que te chatear, depende do nivel no depósito)
 

Giro

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Talvez tenha resultado porque a bolha podia estar perto da bomba, e quando abriste os pistões, fizeste com que a bolha chegasse ao depósito, permanecendo no topo do emsmo, sem entrar nas linhas (esse até é um truque para quem corta as linhas e não se quer chatear em andar a purgar o sistema). Ainda assim, previno-te que deverias purgar o sistema, principalmente se andares com as pastilhas demasiado gastas. Pode acontecer que o nivel de óleo no depósito não seja suficiente para impor-se face ao desgaste das pastilhas (e pode acontecer que nem tenhas que te chatear, depende do nivel no depósito)
Não, não é por isso, pq da primeira vez abri a pinça a manete deixou de bater no guiador, mas mesmo assim não travava a 100%, foi só tirar a pinça abrir mais um bom bocado e os travões ficaram a 100%
Atenção que não estou a dizer que o caso seja este, mas não custa nada experimentar(eu só descobri que veio daí pq ao meter o disco senti a pinça a empenar)
 

fitty77

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Não, não é por isso, pq da primeira vez abri a pinça a manete deixou de bater no guiador, mas mesmo assim não travava a 100%, foi só tirar a pinça abrir mais um bom bocado e os travões ficaram a 100%
Atenção que não estou a dizer que o caso seja este, mas não custa nada experimentar(eu só descobri que veio daí pq ao meter o disco senti a pinça a empenar)

Não querendo ser chato, mas o que relatas, pelo menos na minha ideia, dá a entender exactamente o que disse. Quando recolheste os pistões, a eventual bolha pode ter chegado à bomba, embora parcialmente (ou terá mesmo ficado na zona do embolo), e depois quando abriste na totalidade, ela saiu desse local para o depósito. Aliás se reparares bem, não existe, que me lembre, outra explicação para mexeres na pinça recolhendo os pistões e dessa forma restituires a força de travagem....
 

Giro

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Não querendo ser chato, mas o que relatas, pelo menos na minha ideia, dá a entender exactamente o que disse. Quando recolheste os pistões, a eventual bolha pode ter chegado à bomba, embora parcialmente (ou terá mesmo ficado na zona do embolo), e depois quando abriste na totalidade, ela saiu desse local para o depósito. Aliás se reparares bem, não existe, que me lembre, outra explicação para mexeres na pinça recolhendo os pistões e dessa forma restituires a força de travagem....
Eu para voltar a meter o disco tive que recolher os pistões, e enquanto não alarguei a pinça, eles não travavam, e para veres que tenho razão faz assim, tira a pinça, tenta travar e vê se consegues ;)
Mas, sendo ou não isso, não interessa, o que interessa é que depois de fazer isso, fiz a avalanche sem problemas nenhuns:pipocas:
 

fitty77

New Member
Eu para voltar a meter o disco tive que recolher os pistões, e enquanto não alarguei a pinça, eles não travavam, e para veres que tenho razão faz assim, tira a pinça, tenta travar e vê se consegues ;)
Mas, sendo ou não isso, não interessa, o que interessa é que depois de fazer isso, fiz a avalanche sem problemas nenhuns:pipocas:
Ok.... :assobio:

Na boa
 
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