Primeira impressão 29er - Specialized Stumpjumper Comp 2011

Ki23ko

New Member
Venho aqui retratar a minha primeira experiência com uma bicicleta de roda 29.

Já à muito tempo que ansiava experimentar uma bicicleta de roda 29', por todas as vantagens e desvantagens que têm vindo a ser referidas e por a minha estatura, 1,75m, ser daquelas em que supostamente tanto a roda 29' como 26' se enquadram.

Como tal e após gentil cedência de uma loja que penso não poder citar, lá fui eu experimentar durante 2 dias.

Preocupei-me em experimentar um pouco de todos os ponto críticos ao longo do fim de semana, single track's, subidas curtas, subidas longas, picadas muiittooo íngremes e estradão.

No Sábado fiz trilhos mais estreitos com alguns Single Tracks, descidas e subidas curtas, assim como trilhos com alguns obstáculos.

A descer:

Muito estável, e muito mais confortável do que esperava, não notei grande diferença para a minha 26' que é de carbono!

A rolar

O poder de aceleração é nitidamente inferior ao de uma 26, mas quando aquela "massa" começa a entrar na cadência certa é só trocar mudanças. Achei a forma de pedalar a nível de ritmo, muito semelhante com o que se passa com as bicicletas de estrada, é necessário manter uma cadência constante e mais tarde, hoje, apercebi-me que esse deve ser o segredo para tirar o proveito máximo.

A subir

As subidas curtas foram feitas por mim de forma um pouco abrutalhada e por isso muitas vezes sentia que devia trocar de ritmo a meio da subida, mas já ia tarde devido ao poder de explosão mais fraco, o que originou fadiga no final e perda de rendimento. A trepar obstáculos, consegue minimizar o efeito destes e mesmo com pedra solta demonstrou grande poder de tracção, nunca tendo patinado, o que me acontece em alguns sitios onde passei quando levo a 26'.

No final da volta de cerca de 35 km diverti-me mas não fiquei convencido nem com a bicicleta nem comigo. Como tal, decidi no dia de hoje oferecer à Stumpjumper um pouco de Serra da Malcata, para poder testar uma série de situações. Foram cerca de 50 km com cerca de 1000m de acumulado nos 10s 33km porque depois disso o GPS crashou! :S

O inicio foi feito com a subida para a Serra com 6km de subida algo íngreme com alguns patamares com menor inclinação que dá para recuperar um pouco. Aqui surpreendeu-me bastante pois consegui entrar logo na cadência certa e trepei rápida e facilmente atá lá acima com um esforço pouco elevado.













Chegados ao cimo da Serra, cerca de 950m de altitude, rolou-se pelo corta-fogo durante uns 15 kms com subidas e descidas intercaladas, onde realmente ficaram demonstradas as boas capacidades da bicicleta ao fazer as descidas a um ritmo elevado e sem ter grandes quebras a subir. Fiquei agradavelmente surpreendido!





Posteriormente foi feita uma descida de grande inclinação, que dá para andar francamente bem, não havendo medo de cair, até à Aldeia de Meimão. Aí foi sempre andar com uma sensação de segurança acrescida, que dão as rodas de tractor e o guiador enorme! :D





Chegados à aldeia, nova subida para a Serra, com um inclinação semelhante à da descida...Terrivelmente dura! Neste ponto notei a maior fraqueza em relação à 26', na impossibilidade de manter um ritmo mais elevado, custou bastante para a fazer chegar novamente ao topo, notando-se aqui o acréscimo de peso do conjunto e elevada inércia das rodas. Neste ponto foi terrivelmente duro, mas talvez o problema fosse a falta de pernas do rider! :D

Concluindo, gostei imenso da experiência e, devido à minha estatura, nunca pensei que conseguisse tirar tanto proveito da bicicleta, se bem que continuo a gostar imenso da minha 26! :D

A nivel de componentes da bicicleta, tenho a destacar:

Quadro, geometria brutal o que o torna bastante mais ágil do que eu imaginava;
Suspensão Reba RLT, um boa sensibilidade e um excelente leitura do terreno;
Rodas ZTR Crest 29 com cubos Stan's 3.30, muito precisas nas mudanças de direcção e uns cubos que rodam rodam rodam...impressionante!
Travões Avid Elixir 5s, Excelente poder de travagem, embora em algumas descidas acusassem fadiga, de qualquer forma a travagem é muito melhor do que eu esperava!
Transmissão Sram X9, muito precisa e mais desviador mais firme do que os rivais Shimano XT.

Desculpem o testamento e ficam umas fotos da bicla!
















Boas Pedaladas! :D
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Muito obrigado pelo excelente rescaldo que nos deixa. Creio que mais sincero do que foi, impossivel!

obs: As bikes parecem irmãs (preto/verde)!!! :D
 

Ki23ko

New Member
Boas!

Sim, de facto as cores são semelhantes! ;D
Tentei transmitir ao máximo os aspectos que ajudassem alguém, que como eu, tem, ou tinha, dúvidas acerca das principais diferenças no terreno! :D

A acrescentar, o segundo dia em que testei a Stumpjumper o total foram 52 km com 1400m de acumulado, conferidos no GPS do meu colega de volta! :D

Boas pedaladas!
 
Last edited:

wawando

Member
Muito bom report, obrigado!
Fiquei com a sensacao que se tivesses experimentado uma de gama superior, com peso mais semelhante a tua, terias ficado mais bem impressionado.
 
Last edited:

Ki23ko

New Member
Boa noite!

@wawando, obrigado eu pelo comentário! :D
Penso que se tivesse experimentado uma bicicleta superior tinha ficado ainda mais bem impressionado... Mas mesmo assim deixou-me com vontade de ter uma e acho que as diferenças principais fnão passaram despercebidas com esta! No entanto de fosse melhor, certamente que as limitações que senti seriam menores... :D
Como não estou em condições de investir, prefiro esquecer-me disso! :D

Boas pedaladas!
 

Ki23ko

New Member
@Ming@s, acho que primeiro deves tentar fazer uma volta polivalente, de preferência que habitualmente faças com a tua 26'', para que possas realmente notar as diferenças...
Em relação à gama desta Stumpjumper, deve ser semelhante à tua, é uma Canonndale Trail, certo?
 

Ki23ko

New Member
Pois, como disse em cima, acho que deves experimentar num percurso habitual! :D
Há lojas que têm bikes especificamente para testes! Relativamente à Stumpjumper em concreto, também gosto muito da estética dela!
 

KamikaseMeco

New Member
Boas Ki23ko, também eu ando a pensar numa 29er...o dilema é o tamanho do quadro. tenho 1,74 mts e 78 cm de entreperna... qual era o tamanho da bicicleta? o espigão de selim dá a sensação de estar bastante saído do quadro?
 

Ki23ko

New Member
Bom Dia KamikaseMeco.

Eu tenho essa estatura mas tenho mais altura entre-pernas, penso que seja 81cm, por isso uso o espigão um pouco mais alto.
Penso que o tamanho será o mesmo que eu experimentei, 17'5", em mim encaixava na perfeição, mas não há nada como experimentar!

Boas pedaladas!
 
Top