Pratos pedaleira Deore XT e Restauro da mesma

RitxPT

New Member
Boa Tarde pessoal

Adquiri uma pedaleira Deore XT, a FC 760. Ela está com as marcas normas de uso e queria dar-lhe uma pintura e assim. Po-la como nova por assim dizer. Como a devo lixar e com que tinta pintar?

Outra questão, estou a pensar adquirir novos pratos para a mesma, onde os arranjar e também onde se encontram mais em conta?

Cumprimentos
 

edununo

Well-Known Member
Espero que não tenhas gasto muito nessa pedaleira.
Os 3 pratos XT rondam os 70 euros online.
Se precisares mesmo de os trocar mais vale uns Deore ou SLX.
 

RitxPT

New Member
É assim, a pedaleira está funcional. Apenas a quero restaurar para ficar "nova". Custou-me 60€, achas mau negocio?

Eu por enquanto tenho a minha pedaleira Deore de origem que penso que vá os pratos dela para esta, pelo menos já tem a cama da cassete e de todo o resto, os pratos não são para já, apenas para ir vendo preços e tal.
 

gteles

Member
Aproveita e converte para 2 pratos. No outro dia vi um anuncio no olx duma pessoa que tinha uma pedaleira deore com uma pintura diferente. Enviei-lhe uma msg para saber como tinha feito... Levou a um sitio que arranjam jantes de carros e pediu para pintar a pedaleira.
Ps: Desculpa mas nao fizeste bom negocio, a um ano vendi a minha xt M770 por 80 euros (os pratos estavam impecaveis, cubo incluido)...
 

commendatore

New Member
depende um pouco do pretendes... mas costuma ser:

Lixar com lixa bem fina até os Riscos/marcas que possam existir desaparecerem.
Pintar com a cor pretendida. 2 de mão seria o ideal. Passagens leves para não ficar escorrido nem com tinta a mais.
Depois se quiseres mandas fazer vinis iguais aos originais ou a dizer XT ou XPTO ao teu gosto.
Para finalizar e garantir que a pintura dure, podes dar uma de mão ou duas de verniz brilhante ou mate consoante o acabamento que pretendes.

Taõ simples quanto isto. A marca das tintas? Tanto faz, mas a MOTIP, que se vende em lata em qq loja de acessórios auto costuma ter uma boa variedade de cores.
Se quiseres low-cost, chineses ;)
 

RitxPT

New Member
Bom Pessoal, desde já vou postar uma foto do que adquiri.

h7z8.jpg



Ela vinha com os respectivos 3 pratos e movimento pedaleiro. Desmontei a hoje e já a limpei de terras e massa. Como trabalho numa oficina de Pneus amanha vou falar com o rapaz que me repara as jantas para me polir os crancks (está bem escrito?) mediante o preço que me peça, senão vou ser eu mesmo a fazê lo.

Hoje pesei-a assim como está na foto e acusou 590G, depois quando retirar a que tenho montada irei pesar da mesma maneira.

Agora em termos de montagem, existe ai algum guia para a manutenção da mesma na montagem? Tipo óleo ou massa a usar, etc etc.

E autocolantes, caso queira comprar onde?

Irei postar fotos do processo sempre que possível. Cumprimentos e obrigado a todos desde já
 

RitxPT

New Member
É isso mesmo que estou a contar que eles me façam, mas como vou mandar polir vai vir brilhante tipo alumínio (em principio)
 

RitxPT

New Member
Sim claro que mostro. Amanha vai para Braga que é onde me reparam as jantes e Terça já cá estará se tudo correr bem. Se depois desejarem meto também quanto ficou este restauro!

vou contactar também por causa dos autocolante. deixa la ver se fica em conta também!

Peço ao user que mandou o link dos pratos que tem a venda que faça o mesmo por PM sff.

Abraços
 

RitxPT

New Member
Bom, apenas um update.

A pedaleira já foi para os responsáveis mas devido ao fim do ano só me a entregam na sexta feira, altura em que meterei cá fotos.

Eles disseram-me que em principio não daria para polir como falei, mas que iam ver ao pormenor. No entanto vai sempre ser pintada caso não de para polir.

Também me falaram que caso seja polida, a massa de polir deles já tem o verniz incorporado.

Cumprimentos
 

Ismas

Member
Tambem acho que o mais bonito será mesmo polir.

Existem DIYs de como polir jantes em aluminio e podes aproveitar pois o processo é identico, e não é muito trabalhoso.

Quanto ao verniz sobre o polimento isso não é necessário, basta passares polish para cromados quando começa a ficar baço.
 

MiGuEl_82

Active Member
RitxPT, uma vez que falaste tb em colocar autocolantes deixo-te aqui uma sugestão:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?53757-Specialized-Rockhopper-SL-Comp-2010/page8

Tb comprei uma pedaleira nova, no meu caso uma Deore, a qual vinha num estado irrepreensivel. No entanto, por minha culpa, após umas voltas, o crank esquerdo começou a ficar c algumas marcas de polimento. Devia ter colocado bike shield mas como não o fiz, para remediar a situação optei por colocar uma película Di-Noc 3M que mandei vir do ebay, e depois um símbolo da Specialized em cada um dos cranks.

A verdade é que gosto mais de a ver assim de que com o look original.

Fica a sugestão ;)
 

RitxPT

New Member
Por acaso ficou engraçado esse toque em carbono, deixa la ver como vem elas e logo vejo a opção mais correcta a tomar.

Tanto a do freakzoide como a do Miguel agradaram-me, talvez se arranjar isso mas com o simbolo da Merida era questão a pensar, mas deixa la ver primeiro.

Já agora, aconselha-se a por bike shield na pedaleira?
 

bodycaff

Member
foi exactamennte assim com o ccarbono que fiz o restouro na bicicleta do meu pai , foi apenas um teste , para ver se se aguentava , e ja vao 4 meses e nao saiu apenas no lado esquerdo uma vez raspou numa pedra e descascou um pouco mas so no locar onde embarrou , aqui esta como ficou :

2qncqrq.jpg
 
Top