"Ponto de viragem" para ex fumador?

lumitoca

New Member
Na quinta feira, durante o passeio de bicicleta, aconteceu uma situação que é, para mim, uma estreia.

Normalmente, sinto que tenho que parar de pedalar quando me dói a língua, por estar com ela tão de fora que se enrola no pedaleiro...

Sendo eu um candidato a ex-fumador, pois fumei o último cigarro à pouco mais de 2 meses, esta foi a primeira vez que me doeram as pernas ANTES de rebentar com os pulmões e ficar "sem ar".

Será que este foi o ponto de viragem? Será que estão a começar a desaparecer os efeitos do cigarrinho? Será que é "falso alarme"?

Quanto tempo demorou este "ponto de viragem" [falta-me de momento um termo melhor :oops: ] a aparecer a outros fumadores?
Nota: fumava sempre mais do que um e menos do que dois maços por dia.

Cumprimentos,
lumitoca
 

air

New Member
Acho que para alguém que fumava tanto dois meses ainda é pouco para se sentir assim tanto os benificios de não fumar. Mas acho que é um começo, como já não fuma está a adquirir melhor forma e é natural que se comece a ressentir primeiro nas pernas do que nos pulmões. Só lhe resta continuar assim que está no bom caminho. Nunca fumei muito (um ou dois cigarros por dia e não todos os dias) mas já não fumo há quase um ano. Como fumava pouco não senti grande diferença, também foi +/- quando comprei a bike que deixei de fumar, um pouco antes se calhar.
 

card050

Member
sim...com 2 meses sem fumar e praticando regularmnt desporto , nota sem duvida já a "falta de fumo nos pulmões" ;)
principalmente se fumava assim tanto!!
parabéns :)
 

necas

New Member
Também sou um ex-fumador. Deixei de fumar practicamente desde que comecei a pedalar. Isto foi em Outubro do ano passado. Vai para seis meses que deixei de fumar e fumava mais ou menos 16 cigarros por dia. A diferença é que fui practicando desporto à exepção os ultimos dois anos quando a minha fiilha nasceu. Por isso nunca senti grandes dores nas pernas. O que senti foi um grande aumento da minha capacidade aérobica. Neste momento faço voltas ao fim de semana entre os 70 e 80 Km sem grandes dificuldades (apenas as dificuldades normais). Atenção que compenso durante a semana com ginásio: neste momento faço desporto 5 ou 6dias por semana para compensar a falta do cigarro.

Com mais ou menos desporto, mais ou menos melhoria das tuas capacidades fisicas, vais sentir algo parecido a partir de agora. Força e não voltes a fumar, nomeadamente aquele cigarro : "é so este, pois este é um momento especial"... esse é o começo do fim...
 

Pupas

Member
Não existe ponto de viragem, o ponto de viragem é feito com muito treino, pois se durante os dois meses que passou teinaste bem, possivelmente já fazes parte dos não fumadores e já es comsiderado um atleta, ao nivel dos outros todos que andam por ai.

Só espero que não voltes ao vicio de novo!
 

sniper_pt

New Member
Não querendo desanimar, nunca se é não fumador... Pois o vício não desaparece, apenas se controla. Funciona do mesmo modo para o alcool, se bem que são drogas diferentes.


Parabéns e contínua com essa vontade:)
 

nautilus

New Member
:arrow: Continua estás no bom caminho. :mrgreen: :D
:arrow: Olha no meu caso já vão 12 meses, no inicio ainda tive uns sonhos estranhos, como estar no café e puxar um cigarro, ou no carro mas depois desapareceu, onde caiu melhor foi no mealheiro, que já deu para comprar uma bike nova de estrada.
Estou feliz por mim e pela minha saude :#1:
 

fox

New Member
Parei de fumar em Novembro de 2003 :)

Este ano já fumei duas cigarrilhas e meio charuto (não tudo no mesmo dia) mas em casamentos a que fui.
Foi tipo um teste. Passado com distinção :)

Não sinto falta... Não quero mais :D
Felizmente!
 

Xpectro

New Member
fox said:
Parei de fumar em Novembro de 2003 :)

Este ano já fumei duas cigarrilhas e meio charuto (não tudo no mesmo dia) mas em casamentos a que fui.
Foi tipo um teste. Passado com distinção :)

Não sinto falta... Não quero mais :D
Felizmente!

Tens a certeza?

Eu deixei de fumar em Abril de 2002 ou terá sido 2001??? :-K E naqueles dias de grande almoço/jantar, não é que sinta falta, mas tenho a certeza que um cigarrito me sabia muito bem. Por isso fico-me pelo charuto pois não "travo" e não há tentação de maior.
 

fox

New Member
A certeza de quê?

Da data? Ou de não querer mais? :p

Em princípio estou bastante certo de que não quero fumar mais.
Um ex-fumador dificilmente alguma vez poderá dizer que é um não fumador. Mas quem é que pode dizer que é não fumador?

Agora eu, actualmente e nos tempos mais próximos, estou convencido que dispenso perfeitamente cigarros fumados por mim. Quanto aos que fumo à custa dos outros, bom... Vou tentando evitar o mais que posso... Mas que há alturas que parece que me mata, lá isso há...

P.S.: 2001, penso eu de que...
 

cesarazul

New Member
Olha, que engraçado...
nunca tinha pensado nisto, ou melhor já tinha pensado mas deixei de lado a ipotese de tar relacionado.

Eu deixei de fumar em Setembro do ano passado, e o que senti para alêm da subida de rendimento, foi umas dores terriveis nos joelhos durante uns dois meses, deve ter sido do aumento de esforço. pois depois que deixei de fumar passado 1 mes ou 2 não havia subida nenhuma em que eu baixa-se muito o rendimento ou quizesse parar... digo eu
Mas agóra já não me doi os joelhos e tá-se bem

Abraço
 

burlamaqui

New Member
ex fumador é um termo dificil de entender
deixei de fumar cerca de ano e meio
depois de um cigarrito não faz mal comecei a fumar outra vez, e ainda por cima quase o dobro
agora tento deixar novamente, mas acreditem para segunda vez custa bem mais
conselho: :twisted:quando deixarem de fumar não lhe peguem mais nem que seja só para dar uma passita.
 
P

Paulo Nunes Pereira

Guest
Deixei de fumar hà 6 anitos e ainda hoje depois de uma boa jantarada sinto aquela vontadinha de pegar num ventil e chupá-lo todo até ao filtro!
Tenho tido a presença de espirito suficiente para não o fazer, ou então tenho bebido pouco, não sei ! De qualquer maneira o que ganhei em termos de bem estar matinal fica a milhas das pontuais vontades que continuo a ter. Como diz um amigo meu "ex-tóxicodependente", se é que isso existe: "Adito uma vez, adito toda a vida"; preparem-se. Pedalem sempre mais.
 

Miguel Cardoso

New Member
Em Abril/2006 fez dois anos que deixei de fumar, consegui com a ajuda do exercicio fisico, ou seja, com a prática do BTT, fiquei de tal maneira com o bijinho que já sonhei com maratonas, pesseios etc. Sei que fumar é muito bom em termos de prazer, mas presentemente não tolero o fumo dos cigarros incomoda-me muito, a diferença no bem estar fisico é tal que supera aquela idea do prazer que é fumar depois de uma refeição ou entre amigos em convivio.
Posso afirmar que o facto de deixar de fumar foi uma das mais importantes opções da minha vida, é claro, e começar a praticar BTT.
Na fase de desabituação, nos primeiros dois meses de abstinência, tive uns sintomas estranhos mas com a prática do BTT consegui ultrapassar as dificuldades do vicio. Presentemente estou muito contente por não fumar, tornei-me num atleta de fim-de-semana :mrgreen:.

Boas pedaladas Miguel
 

Bicho-do-Mato

New Member
Eu então tenho de considerar-me um indivíduo cheio de sorte.

Deixei de fumar há 6 anos. Ao fim de algum tempo ainda tinha dúvidas se ainda estava viciado ou não, dúvidas essas que normalmente surgiam quando via a minha mulher a fumar.

Um dia pedi-lhe para me deixar dar uma passa no seu cigarro. Ela, receosa que eu desperdiçasse o esforço feito para deixar de fumar, recusou. Expliquei-lhe então que era só para provar se o tabaco ainda me sabia bem ou não. Ela, algo relutante, acedeu.
Quando dei a passa...

PORRA, que o tabaco ainda me sabia divinalmente.
A partir daí nunca mais peguei num cigarro. Nem sequer penso nele. Apesar de nunca ter notado quaisquer problemas devidos ao tabaco, hoje sinto-me muito melhor.
Mas estou desintoxicado?
Se calhar não.
 

Xure

New Member
sniper_pt said:
Não querendo desanimar, nunca se é não fumador... Pois o vício não desaparece, apenas se controla. Funciona do mesmo modo para o alcool, se bem que são drogas diferentes.


Parabéns e contínua com essa vontade:)

Concordo em pleno com o Sniper_pt
No entanto devo deixar uma palavra de coragem para os que já estão no caminho dos ex fumadores.
Eu ainda não tive coragem nem força de vontade suficiente para largar a "tocha", mas espero mto em breve seguir os vossos passos, pois como alguem já disse para alem de melhorarmos a nossa saude, com os trocos que poupamos, pode-se investir em material para este outro vicio, o BTT.

Força para os que já começaram esta travessia do deserto e força para os que como eu querem passar das palavras e intenções aos actos. :wink:

Abraços

Xure
 

burlamaqui

New Member
nunca pensem que o dinheiro que se poupa dá para muito, ele acaba por desaparecer na mesma.
havia um individuo que deixou de fumar para construir uma casa
no fim desta pronta
ARDEU

aquele dinheiro era mesmo para queimar!!!
 

Biruno

New Member
Boas!

Aqui já se vai durante um ano e meio sem fumar! Já por uma vez deixei durante um ano, mas começei a fumar um cigarrito aqui e ali e voltei a fumar em grande! Não cometm o mesmo erro!
Agora, se me apetecer muito, o que só acontece por exemplo em casamentos, fumo um charuto que não se trava!

Já agora, deixo aqui os beneficios de deixar de fumar! Só quinze anos depois é que ficamos limpos!


20 minutos depois - normalização dos níveis da pressão sanguínea e do batimento cardíaco.

8 horas depois – desaparecimento quase por completo do monóxido de carbono dos vasos sanguíneos.

48 horas depois – melhoria do olfacto e do paladar.

1 a 9 meses depois – desaparecimento dos sintomas de fadiga e das dificuldades respiratórias.

1 ano depois – diminuição para metade do risco de cancro do pulmão, laringe e esófago; risco de ataque cardíaco semelhante ao dos indivíduos que nunca fumaram.

10 anos depois – risco de cancro do pulmão, boca, pâncreas e esófago semelhante ao dos não fumadores; substituição das células pré-cancerosas.

15 anos depois - risco de mortalidade semelhante ao dos não fumadores.

Abraço e força!
 
Top