PNSAC-Percursos no Reino da Pedra

08 de dezembro de 2013-Alcanede-"A Costa de Alvados"

Esta incursão pelo PNSAC, não foi muito diferente de outras que tenho feito por ali, a diferença maior foi que, de um grupo de 6 elementos, 4 estavam a iniciar-se nos trilhos do PNSAC.

P´ra quem- como eu- habite no Vale de Santarém e quer dar uma voltinha pequena ao PNSAC, Alcanede, como local de saída e chegada de um percurso, reúne o “melhor dos dois mundos”; fica a, sensivelmente, 30 km e permite aceder, em poucos quilómetros de pedaleio, ao ex-libris do PNSAC: A Costa de Alvados.

Elaborei um trajeto que se dirigisse, o mais linear possível, àquele spot, evitando, na medida do possível, o alcatrão mas também os sinuosos e labirínticos trilhos entre muros e muretes que nos retirariam linearidade ao percurso.
Restou assim percorrer os caminhos mais desafogados, maioritariamente atapetado pela brita sobrante das pedreiras circundantes e que, além de tornar o pedalar mais difícil, desvirtua a originalidade daqueles caminhos ancestrais.

Saímos de Alcanede, pelas 9h, com temperatura negativa mas com o sol já a raiar e com a certeza de rapidamente aquecermos, pois, saíamos dos 80 metros de altitude ao quilómetro zero, e chegaríamos, depois de percorridos cerca de 19 km, aos 590 metros na Atalaia, e já com ¾ do acumulado positivo feito.
Até ali passámos pelas localidades de Fontainhas, Moliana, Espinheiro e Covão do Sabugueiro.

Depois de descermos o estradão da Atalaia, divergimos para O caminho sobranceiro à Costa de Alvados onde se nos deparara os trilhos mais técnicos deste percurso, muito em parte devido ao estreito single track que percorre toda a vertiginosa e arrepiante vertente e, onde uma quera aparatosa pode estar a uma mera desatenção ou resvalamento da roda.
Percorremos assim os cerca de 4 quilómetros da Costa de Alvados no sentido ascendente (Norte-Este) e até ao ao Patelo.

Saindo de aqui fomos descendo, maioritariamente, descendo por estradões rápidos até à Curraleira e depois por uma estrada de alcatrão em muito mau piso (ou, em bom rigor; muito mau piso com alcatrão) até Pia Carneira, e depois por entre os caminhos entre os muros erigidos passando Vale Florido, Cortiçal e outras. Antes de Alqueidão do Mato, ainda descemos o trilho de Vale do Pedreirinho, onde é grande a profusão de pedra solta que insiste em desviar a direção da bicicleta da rota, ao mesmo tempo que projeta calhaus e pedras para as nossas canelas e o tubo inferior da “nossa amiga”. Adrenalizante, sem embargo.
De aí a Alcanede, já pouco faltava e foram feitos em alcatrão com bom piso e sem história.

Download do track GPS do aqui:
Alcanede- "A costa de Alvados"


Fotos do percurso

qprr.jpg


Atalaia aos 590 km:
5eu4.jpg

6vbn.jpg


Costa de Alvados :#1::cl::cheers::hehe::hehe::clap::plhc:
grly.jpg

75tk.jpg

h5du.jpg

wrq2.jpg
 

tinric

Super Moderador
Ora aí está... no sentido que deve ser feita... :) Gosto mais de a subir do que de a descer... dá para ir a curtir as vistas com calma ... muita calma :D
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eiche, mas que bom rever a vertiginosa "Costa de Alvados". Fi-la há dias atrás pela 1ª vez... mas em sentido oposto. Subimos o "Patelo", "Costa de Alvados", já no fim desta petiscamos, e de seguida lá descemos a "Diagonal"....... que espetaculo............ A......MEI esses trilhos. Passamos um fim de semana da pinta em Porto de Mós (até a noite foi animada eheheheeh). :cool:

Muito obrigado pela partilha das fotos. É sempre bom rever trilhos que nos marcam, quer pela paisagem, quer pela companhia... O nosso frend Rui Marçal também lá esteve. ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Camarada paulo_strike_ribeiro, "outra vez arroz"!??! O nosso amigo não precisa de memofante, já vi... eheheheeh :p

....Olhe que estive lá de "bintinóbe", não tive/tivemos qualquer tipo de problema, subimos/descemos que foi uma "marabilha".
:cool:
 

fffaria

Member
senhor Paulo, veja la se convida a malta aqui de Torres Novas para nos guiar para eles, lados, temos GPS mas com quem conhece é melhor ;)
 

Rui Marçal

New Member
Paulo,

Não sei em que petiscos andaste metido com o Medroso, mas que as 29' que por lá apareceram andam para caraças, lá isso andam. Comem pedra por todos os lados. Mas uma coisa é certa, não se notou nenhuma diferença para as rodas 26' (minha e mais algumas) e até roda 27,5'. É que o kit de unhas manda muito mais que o diâmetro de uma roda...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
Sem dúvida amigos Rui, e outros.. kit de pernas/unhas sim faz toda a diferença... ;)

Rui, quando dizes: "Mas uma coisa é certa, não se notou nenhuma diferença para as rodas 26' (minha e mais algumas) e até roda 27,5'", não esquecer que foi um passeio em convívio, não uma "currida"... se fosse uma corrida se calhar não terias a mesma opinião (ihhihihihihihihihihihi)! :p

Foi realmente do melhor... cada um lá se divertiu à sua maneira... e isso sim, é o que vale. :)
 

Rui Marçal

New Member
Se fosse uma corrida com a excelente forma física que agora apresento (equivalente a um velho de 80 anos numa cadeira de rodas) levava cá um avanço (para trás).
 

Medroso#78

Active Member
ahahahahahah, não te venhas cá armar em molengo vá.... estás muito bem. Aliás, estivemos todos bem.... para o que fazemos (umas voltas ao "dumingo"), não precisamos de mais. Basta haver umas sandes de presunto e umas "mines".. ninguém mais nos segura.. :D
 

Medroso#78

Active Member
Nesta época do ano, todos nós bêtêtistas "dumingueiros", à exceção dos que têm treinos programados diária/semanalmente, baixa o seu pico da forma... os dias são mais pequenos, o frio, a chuva, faz com que por vezes nem ao fim de semana se possa pedalar. De verão sempre dá para pedalar a meio de semana e tal.... o que nos ajuda e muito. Por isso estamos perdoados. :)
 
PNSAC pré-histórico ( Praia Jurássica e pegadas de dinossauros)

Não preciso de motivos para retornar ao PNSAC mas, como no percurso da semana anterior tinha perdido o porta-moedas, que transportava no camelbak, decidi lá voltar, incluindo no trajeto a percorrer 3 spots distintos onde haveria a forte possibilidade de, tendo nessa ocasião aberto o fecho da mochila, ter, inadvertidamente, deixado cair o dito porta-moedas.

Basicamente, o percurso foi o mesmo da semana anterior, feito em sentido contrário e com algumas nuances; fazer-se a Costa de Alvados no sentido Sudeste-Noroeste, ou seja, no sentido de Porto de Mós e desviando ou passando por duas pedreiras desativadas onde existem vestígios pré-históricos, nomeadamente a praia jurássica da pedreira da ladeira onde existem inúmeros fósseis onde, de acordo com o reconhecimento paleontológico realizado até agora, foram identificados cerca de 60 exemplares, entre moldes e restos fossilizados de três grupos de equinodermes: Equinoides (ouriços-do-mar), asteroides (estrelas-do-mar), Crinoides (lírios-do-mar) e ondas do mar fossilizadas, (Ripple marks).

Um pouco antes de Pé da Pedreira, visitámos também uma jazida com pegadas e pistas de dinossáurios no jurássico médio.

Dirigimo-nos então até perto da fábrica Lusical- uma empresa especializada na produção de cal- para iniciarmos o alucinante e pedregoso trilho do Espragal que nos leva em sentido maioritariamente descendente, quase até à Feiteira, onde, depois de algum alcatrão chegámos em Alcanede.

Ah sim, o porta-moedas- assim como os cerca de €23 que nele estavam- foi encontrado.
Mission accomplished.

Track de GPS
PNSAC Pré-histórico

"Amigo" equídeo.
8gji.jpg


As Gloriosas bicicletas- o livro e a outra- perto da Barreira da Junqueira
tpsv.jpg


Estradão "enmurado"
3w7o.jpg


descendo para o Patelo com o Castelejo em fundo
7c7k.jpg

zzsg.jpg


Costa de Alvados
ngh3.jpg

onnu.jpg


Costa de Alvados (vendo-se troço parcial da diagonal à direita na foto)
qs7a.jpg


"A gloriosa bicicleta" e a bicicleta na Costa de Alvados
b0vj.jpg


KEEP CALM & RIDE ON
7v7z.jpg


fósseis da Pedreira da Ladeira
qbe8.jpg

jp0n.jpg


Banho de sol, na praia jurássica!!?!)
zaqm.jpg


Pegada de Dinossauro (Pé da Pedreira)
ig03.jpg
 

tinric

Super Moderador
:D Boa onda este teu post

:bompost:


Essa voltinha teve tudo de bom... já estou a ver. Até 23€ e um porta moedas :)

É bom quando encontramos algo... é mau quando perdemos... é muito bom quando encontramos algo que perdemos :D ... ainda mais nestas circunstancias... muito bom.

Já agora... belas fotos... transmitem mesmo a cena... good vibes.

Parabéns.
 

Rui Marçal

New Member
Tenho de ir fazer essa volta, calma...não sei é se resisto a passar ao lado na Diagonal sem a descer, ando um bocado viciado no raio dessa descida...lol...

Tenho curiosidade em ver esses vestígios velhotes...
 
Tinric;
P´ra mim, BTT é mesmo isso; good vibes, sem stresses, sem pressas, sem horários.
É assim que eu aprecio o meu principal hobbie. Outros o apreciarão de formas diferentes e também elas válidas mas p´ra mim BTT é "enjoy the ride". ;)

Rui Marçal;
Podes sempre descer a "diagonal" e ...subi-la logo de seguida p´ra voltares ao mesmo local. :mrgreen:
 
vídeo do passeio de 08/12/2013- " A costa de Alvados"

Footage da descida do estradão e da Atalaia e da aproximação à Costa de Alvados

[video=youtube;oz4_HR6R-bk]https://www.youtube.com/watch?v=oz4_HR6R-bk#t=51[/video]
Vídeo do Luís "Ferra" Canto
 
vídeo II do passeio de 08/12/2013- " A costa de Alvados"

A COSTA de ALVADOS- from coast to coast
[video=youtube;dAxlQsgh-Hk]https://www.youtube.com/watch?v=dAxlQsgh-Hk#t=48[/video]
 
Top