Pneus - Procuro soluções leves mas eficientes

Nuno Prazeres

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Estando os meus Nobby Nic nas últimas, tenho que pensar nas sua substituição.

:?: :?:
Quais serão as melhores soluções que combinem um baixo peso com uma performance aceitável?
:?: :?:

Não quero nada de mais. Apenas o impossível! :lol: Preciso de aderência na travagem, tracção nas zonas técnicas a subir e rolar, boa direccionalidade, isto tudo sem no entanto prejudicar demasiado o rolamento e, principalmente, com um peso baixinho (inferior ou igual a 470g). :mrgreen:

Não testei outro pneus por isso estou na dúvida se devo manter-me fiel à marca e modelo ou mudar. :roll:

Para contextualizar a questão cá vai uma breve referência ao que penso dos Nobby Nic.
Se calhar ficava melhor colocar o texto abaixo nos sub-fórum de “Análises e Testes” ou no “Estou a pensar comprar”. :oops: Peço desculpa por isso mas a minha grande preocupação de momento é maximizar a eficiência minimizando os gramas de borracha.

Estes Schwalbe para mim representam a melhor relação que encontrei (baseado apenas no estudo de opiniões na net) entre peso e performance. Em 2.1, versão corrente kevlar pesavam novos 478 e 462. Penso que é normal este tipo de variação o que me leva a pensar em pesar o próximo par na loja antes de o trazer para casa. É melhor ter 16 gramas a menos na periferia das rodas do que o contrário, digo eu. Quem se vai chatear é o lojista porque vou pesar todo o seu stock à procura da dupla mais leve. :lol:

O comportamento dos N Nic é muitíssimo satisfatório principalmente no que toca a tracção. Mais recentemente também me surpreendeu a forma como se livram bem da lama.

Os defeitos são para mim os flancos muito finos e susceptíveis a rasgões e, principalmente, um comportamento deficiente da frente em curva. Não só a zona lateral parece agarrar pouco como não “avisa” quando o limite se aproxima. :grrr:

As vantagens do pneu são largamente amplificadas com uma montagem sem câmara a 30psi e até o comportamento menos seguro da frente se reduz significativamente. Com câmaras a frequência de furos era insustentável pelo que não me passa pela cabeça usá-los de outra forma que não seja sem elas. Perde-se em toda a linha (peso, performance e resistência ao furo). Não aconselho a ninguém o uso deste pneu que não seja em tubeless.
 

Phalhas

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Boas.

Ando mais ou menos com as tuas dúvidas, pois pretendo montar no meu 2º par de rodas uns pneus para esta época.


No tempo seco uso os Larssen Lust
E que tal os Specialized Sauserwind???

Abraço
Rui
 

Pedro_xpto

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tambem tou na mesma situação, vou substituir os meus pyton e a minha escolha vai para os hutchinson piranha 450g :wink: (para camara)


....so um reparo vi uns Nobby Nic num site dizia que pesam 410g??????
 

JorgeSantos

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Aproveitando a "onda" :mrgreen: Queria também trocar de pneus. Neste momento estou a usar os Maxxis High Roller, 2.1Tublesse. Gosto muito deles........

Mas o seu peso não me agrada.

O que se arranja no mercado em Tubless pelo menor peso. ? MAs que transmitam segurança.............chego a um ponto que já li tanto que já nem sei...... :mrgreen:

Obrigado e abraços :wink:

Josant
 

Myrage

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Josant said:
MAs que transmitam segurança.............chego a um ponto que já li tanto que já nem sei...... :mrgreen:
Obrigado e abraços :wink:

Josant


Pois...eu estou a sofrer do mesmo mal :lol: quanto mais leio, mais tenho duvidas :cry:
 

Vitorzip

Member
Não experimentei os Sauserwind, mas pelo feedback dos ultimos tempos, diria que é uma opção a considerar.

Os Maxxis Ignitor são muito bons, tanto para lama, como para terreno mais seco, e até solto. São muito polivalentes, mas algo pesados, perto de 600g.

Ou então, melhor ainda, ficas pelos Nobby Nic. Muito bons, como sabes, bastante leves, confortáveis e equilibrados.

Se quiseres jogar pelo seguro, mantém os que tens e gostas. Se quiseres arriscar e testar outros, tenta os Sauser. Há 50% de probabilidades de ficares satisfeito ou te arrependeres, mas pelo menos terás uma opinião formada sobre eles...

Um abraço, Nuno.
 

fquaresma

New Member
Vitorzip said:
Não experimentei os Sauserwind, mas pelo feedback dos ultimos tempos, diria que é uma opção a considerar.

Pelo que vi no site da Specialized estes Sauserwind só há na medida 1.8.
Não serão um pouco curtos para uma pessoa como eu que pesa 105 kg ??

Obrigado

Boas Pedaladas

Francisco Quaresma
 

JorgeSantos

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Já fui ver esses pneus ao site da marca. Parecem-me uma boa opcção "em relação ao peso" o piso parece-me bom. Agora eu não me imagino (confesso que também nunca andei) com um pneu tão fino no meio do monte :roll: Já andei com 1.9 (larssen tt) e aquilo metia-me impressão................por isso não os considero uma opcção para mim. Além de não serem Tubless.

Em relação ao peso acho que não deve haver problemas, pelo menos ao Domingo vejo aqueles "cotas :mrgreen:" com mais de 100 kgs em cima das esquelecticas asfalticas e com pneus bem fininhos :mrgreen:
 

Nuno Prazeres

New Member
Este fórum está cada vez melhor. Este ano não vou fazer competição mas no ano passado fiz umas brincadeiras e se retirasse da equação o que tenho aprendido aqui tinha perdido lugares e mais lugares. As vossas opiniões valeram-me pelo menos um bom par de minutos por cada 10km! A sério!

Obrigado! :D

Ora o meu problema é que sou um cota muito coxo principalmente a descer... Isso, à partida, coloca-me totalmente fora de opções abaixo de 2.0.

Tenho um amigo que anda com Nobby Nic em 1.8 e outro com Continental Supersonics na mesma medida. Sinceramente temo pela saúde deles quando olho para aquelas rodas da frente. Depois chego ao monte e a diferença deles para mim a descer é mínima mas a culpa é minha :oops:.

Os Nobby Nic em 2.1 são de facto uma excelente solução de compromisso mas aquela insegurança à frente continua a dar-me dores de cabeça.

O melhor pneu da frente que tive foi o Spz Fast track em 2.0. Pesadão (576g), uma desgraça no que toca a lama, mas com uma nobreza em curva digna de nota.

Há que dizer que esse pneu em 2.0 até parece mais largo do que o Nobby Nic em 2.1.

Depois de ler as vossas notas estou a pensar numa solução de compromisso:

Baixar a medida (e o peso) do Nobby Nic atrás para 1.8 e optar por um Specialized Sauserwind em 2.0 à frente (ou um The Captain se de facto se comprovar que não existe essa medida nos outros).

O peso total deve ficar mais ou menos na mesma. O 2.0 da Spz é semelhante ao 2.1 da Schwalbe. O comportamento em curva deve ser parecido com o Fast track e quanto à lama o DaMoNd já esclareceu.

Resta saber se o comportamento da bicicleta, que já é muito nervosa, não sofre muito com uma perda tão grande de borracha atrás. Também duvido que a aderência do Sauserwind, no que toca a travagens, se compare minimamente com os Nobby que nesse capítulo são irreais. Outro factor chave é a capacidade de montar um Sauserwind sem câmara. Enfim...

O que acham desta via?
 

pjc

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Eu uso Nobby Nic 1.8 650g, atraz e Bontrager mud x 2.0 na frente 550g, ate agora 5*.
Quando gastar o de tras vou para a versão nornal 410g, e usalo como tubless, vamos lá ver como se porta.
 

Batas

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E que tal o NOVO racing ralph?

Parece promissor...

No meu caso tenho dado cabo dos pneus de tras quase todos com cortes laterais... Pneus normais usados tubeless... O último foi o NN... :cry:
 

Jorge Medeiros

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Posso sugerir os Continental Explorer Supersonic 2.1... 440g... ?!?

Sem dúvida o melhor pneu que já usei, sobretudo à frente... são mesmo um espectáculo... e atrás não comprometem em nada o desempenho.
Apenas têm um defeito... são feitos para competir... não para durar.
Por isso é que quando não estou a competir uso o explorer apenas à frente e um maxxis larsen TT 2.0 atrás (inverto o sentido do pneu consoante a necessidade de tracção). Em períodos de competição uso atrás e à frente o explorer.
Uso câmaras schwalbe XXlight (95g cada).
 

Nuno Prazeres

New Member
Posso sugerir os Continental Explorer Supersonic 2.1... 440g... ?!?

Podes podes :p :p :p Obrigado!

Com esse peso e se têm bom comportamento à frente parecem-me ideais para combinar com um NN atrás.

Aliás se tiver coragem para montar o NN 1.8 atrás mudo para melhor e ainda deito fora 90 gramas!!! :D

Resta saber 4 coisas sobre esses Conti:

1 - como reagem a uma montagem tubeless;
2 - como se dão com a lama;
3 - como se portam a travar;
4 - preço e onde comprar.
 

jpsantos

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Algo me diz que os NN 1.8 atrás não devem de ser lá grande espingarda, mas isso é a minha má língua a falar e não há nada como experimentar :lol:

À frente (é o que eu uso actualmente) acentua-se mais a característica de rolador como consequência da redução de tamanho, mas ultimamente ando-me a cortar mais nas descidas técnicas, desconfio que seja dos ditos cujos :mrgreen:


João Santos
 

Pedro_xpto

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Jorge Medeiros said:
Uso câmaras schwalbe XXlight (95g cada).

camaras desse pesso so sao boas para a balança :) ja tive umas maxxis desse peso e aquilo é como uma folha de papel qq coisinha fura logo....




Ja agora ninguem considera os Hutchinson Piranha 450g 2.0 e com durabilidade razoavel..... ja agora alguem me sabe dizer que caractristica é esta dos pneus "TPI" ?
 

Jorge Medeiros

New Member
ja tive umas maxxis desse peso e aquilo é como uma folha de papel qq coisinha fura logo....
Quando começamos a olhar a pesos é óbvio que corremos mais riscos noutras áreas e neste caso são os furos... não se pode ter tudo... é uma questão de compromisso.

Ainda em relação aos explorer supersonic, apesar de serem 2.1, têm menos volume que o larsen TT 2.0 por exemplo. Agora... são super-leves e não têm uma "imitação de tacos" como vejo nalgumas marcas concorrentes para reduzir peso... os tacos existem, são super-eficazes e prolongam-se bem para os lados, o que tornam o pneu muito bom a curvar.
A borracha do supersonic gasta-se com muita facilidade (é muito macia) por isso o seu uso atrás só mesmo para quem pretende competir... A versão explorer Pro (515g) é muito mais duradoura.
Há frente (que é onde ele tem o melhor desempenho) esse problema da durabilidade do supersonic já não se coloca tanto como é óbvio.

Aqui em São Miguel (Açores) onde vivo, quando saio para uma simples volta deparo-me com todo o tipo de pisos que se possa imaginar... empedrado, enlameado, compacto, solto, raízes, etc, etc, etc. Tanto faço uma subida de 10km até aos 900 metros de altitude (saindo do nível do mar), como depois faço uma descida de outros 10 ou 15km. O piso cá nesta terra no meio do atlântico é muito heterogéneo e ainda não encontrei um piso em que o explorer não tivesse um bom desempenho. É um belíssimo todo-o-terreno.

Não pensem que me vendi à Continetal... lol... apenas estou a fazer ums constatação acerca do pneu que uso actualmente. Também não estou a dizer que não existam outras opções válidas... apenas não as testei e por isso não as refiro.

Respondendo ao Nuno:
- não sei como reagem a uma montagem tubeless... não tive coragem para isso apesar de os usar numas SLR;
- não se dão mal com a lama pois para além de não serem muito volumosos como a medida poderia indicar (2.1), têm um bom espaçamento entre os tacos;
- a travar e curvar são excelentes (na minha opinião);
- comprei os meus na www.starbike.com (estão a 25€), o que é uma bagatela tendo em conta o que poderiam custar em Portugal.
 
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