Pneus para o inverno

Rui Marçal

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Não necessariamente...

A diferença entre os 60 tpi e 120 tpi é que o de 60 tpi é mais resistente aos furos mas mais pesado. Também é menos flexível e menos confortável porque molda-se pior ao terreno. A tração também sai mais prejudicada

Quanto mais tpi tem um pneu mais caro é, pois na sua construção entram mais componentes e é mais difícil de construir. Os pneus com menos tpi tem mais borracha que os outros que tem mais nylon, é mais leve, mas também é mais fácil de furar e ficar com cortes.

Por tudo isto, os tpi nada tem a ver com a durabilidade de um pneu...
 

SeteGu

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Mas quanto mais macio/flexível (à partida) menor será a sua durabilidade, certo? Pelo menos nos carros é assim, borracha macia (normalmente) = desgaste mais acelerado...
 

Rui Marçal

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Boas Mojo,

O 1º pneu que indicas é demasiado pesado...o 2º escapa...

O link que encontraste já tem 4 anos, está completamente desactualizado...e pelo tipo de piso o Smart Sam não me parece o mais indicado para ti. Se queres alcatrão ou estradão e não te queres descurar na terra, compra o Maxxis Aspen. É o mais indicado ou como já disse antes o Ikon...É muito rolante e é bom em quase tudo.

Quando tiver o Ikon depois posto aqui o que achei dele.

O problema da Schwable é o elevado desgaste deles, principalmente em alcatrão e tem de andar com pressões um pouco altas para furar menos...
 

SeteGu

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Os smart sam (segundo o site da Schwalbe) são os que mais durabilidade têm... quando derreterem logo digo quantos kms duraram. :p
 

Mojo

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Tens razão, Rui Marçal. Eu desisti do Smart Sam e hoje perdi mais umas 2h a pesquisar pneus.
Acho que vou ficar pelo Traffic da Continental. 16€ na chainreaction com bandas refletoras laterais.

O problema dos híbridos é que são pouco híbridos para mim; quero dizer, são ótimos para estrada e terra dura, mas nada de aventuras a grandes velocidades em terrenos mais soltos e macios. Portanto, encontrei o Traffic da Continental que parece estar mesmo no meio termo. O único problema é o peso (820g)...são realmente muito pesados, mas duram muito e são resistentes a furos. Agora a dúvida: 1.9 ou 2.1? Tenho 2.0 na RockRider...devo ir pra cima ou pra baixo? 2.1 pesa mais 40gr (860) o que já muito...
 
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TLouro

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boas,

Já tive dois smart sam 2.1, na versão performance de arame (a mais barata), e no geral a minha avaliação é muito positiva.

Rolam bem, mesmo em alcatrão, têm um bom grip e só me lembro de um furo em milhares de km, embora sempre tenham rolado com câmaras de ar com líquido. Não é um pneu especialista numa determinada vertente, mas faz tudo relativamente bem.

Em termos de durabilidade, já não me recordo bem quantos quilómetros fez a trás, mas foram seguramente mais de 2000km. O da frente já tem mais de 2000 e não tem menos que 2/3 do rasto.

Os pontos menos fortes são o peso, pelo menos nesta versão, e a lama. Não é que o comportamento em lama seja dramático, mas há pneus que soltam bem melhor.

Quanto a preços, em loja física custou-me 19€ e em loja on-line ficou-me por 13€, ambos na versão performance de arame.

Cumps
 

cedg

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Os Smart Sam na minha modesta opinião sao os piores pneus que já tive, agora depende do que cada um faz com eles. Se nao andarem muito em alcatrão tudo bem agora a rolar em alcatrão são pessimos). Em relação a lama, duvido que um camião leve mais lama do que eles.lool. acho que tirava amostras de todas as lamas que apanhava pelo caminho e quando chegava a casa tinha um pouco de cada. Sinceramente julgo que pelo mesmo dinheiro se compra coisas bem mais aceitaveis. Mas isso é a minha opinião.
 

Mojo

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Isto já está a ficar off topic, mas já que se anda a falar de uns mais híbridos, gostava de saber o que acham dos Specialized Fast Trak. Vou poder experimentar uns este f-d-s... Acho que agora vou passar a andar mais em estrada mesmo e trilhos menos de piso duro (fora os dias em q chove muito e vou ter que fugir à lama :p)
 

RMG_53

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pessoal o que acham dos black jack à frente?

A minha contessa scale trazia estes pneus 2.1 à frente e atráz mas, este domingo, no passeio dos chaparros, a rolar com alguma lama, sentia a frente a fugir, quando pedalava relativamente devagar...foi a única vez que não senti segurança...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheira

Com lama, devemos utilizar pneus mais finos (enterram mais na lama e têm uma maior probabilidade de encontrar terreno firme).

Acho que poderias optar por uns Nobby Nic 2.1 (mais polivalentes) ou 1.8 (específicos para terrenos com muita lama).

A grande maioria do pessoal utiliza pneus muito largos para que possam ser verdadeiramente efectivos em condições de muita lama.

Esta é apenas a minha opinião, aguarda por outras.

Beijinhos

ny12xx
 

EZrider

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Eu adquiri hoje 2 Rubena Racing Pro 26x2.0 Charybdis, amanhã já os vou testar.
Conhecem e qual a vossa opinião sobre eles?

Boas,
Comprei 2 pneus desses ( versão arame a 8€ :D ) em Agosto. O da frente está quase como novo, e já me safou em Monsanto de fazer um strike em 4 ciclistas que vinham a subir quando ia largado a descer.... o de trás vou ter de o trocar ainda este mês, já tem partes onde não há tacos no centro.... Em termos de terrenos, é um bom all rounder, excepto em rocha e raizes molhadas, de resto gosto , mas mesmo só a frente porque atrás derrete que nem manteiga. Mesmo em lama, não compromete, limpa bem e furos 0 . Para já vou por um Kenda Karma que tinha antes a frente a ver se faz o resto do inverno.
 

abelha2

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Morena_racing, em termos de aderencia considero-me satisfeito, mas não te metas nisso se andares em terrenos muito enlameados. Aquilo tem os tacos "demasiado" proximos, o que faz com que a lama não saia com facilidade, e consequentemente perdes aderencia\levas com a lama toda quando andas depressa.
 

landsix6

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Boas malta,

estou satisfeitissimo com a escolha que fiz para a roda da frente :)...Maxxis Advantage 2.10 Exception Series. Já tinha dado uma pequena volta com ele no Monsanto e fiquei agradado com o comportamento do mesmo na lama, pedras e raizes. A cereja em cima do bolo foi no passado Domingo no Passeio dos Chaparros, em Santiago do Cacém. Bastante lama e barro e a roda da frente sempre em linha reta. Se andar por aí alguém com a mesma duvida que tinha, arrisquem com o Advantage.

boas pedaladas.

cumps
 

Mojo

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landsix6, nada como a sensação de ter feito uma boa compra. ;)

Bom, eu testei hoje o Specialized Fast Trak Sport na frente e ele adere bem à estrada e rola bem. Não tão bem em asfalto como estava à espera, mas é normal para um pneu de BTT. Depois, soube de um bom negócio: um Furious Fred da Schwalbe por 25€, usado apenas uma vez no monte. É um excelente pneu e super rápido, pelo que li, mas n sei se é o melhor para mim... É de aproveitar o preço, mas visto que vou andar em asfalto...n sei...acho que iria furar várias vezes.
Oque é que vcs acham?
 

Rui Marçal

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Troquei o pneu da frente Maxxis High Roller 2.1 Tubelesse e em substituição entra o Maxxis Ikon 2.2 tubelesse ready.


Desde já retirei um peso significativo na bike. Por 50€ retirei cerca de 92grs. O High Roller pesa 640grs e o Ikon 548grs...


Já fiz um pequeno teste em alcatrão onde só consegui apurar que a baixa velocidade o Ikon é mais silêncioso mas quando passo dos 25km/h começa a fazer um zumbido agudo.


Não foi fácil arranjar esta versão. É a topo de gama pois é a versão EXO, mais reforçada de 120 tpi. Aparentemente as paredes parecem-me resistentes, mas mais finas que as do High Roller.
Por estranho que pareça o importador nacional e espanhol, a MSC não conseguia arranjar esta versão com EXO, só sem EXO é que conseguiam. Tive de me socorrer ao teclado e atacar as lojas online.




Ficam aqui algumas imagens do rapaz...


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IMG_1539.JPG



Sendo assim a Scalpel está agora com 9860grs...


Amanhã vou testa-lo em alcatrão e terra. Na semana passada fui até Almeirim fazer o track da Sopa da Pedra. É um terreno com pouca lama, muita areia, cascalho grande e pequeno e muitos singles tracks. Sempre me queixei que o High Roller era pouco seguro neste tipo de piso. Como na semana passada lá andei, ainda tenho a volta fresca, vamos ver como se sai o Ikon.
Seja como for, o terreno preferido deste pneu será o piso seco, não o piso molhado...
 
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