Pneus para BTT

kamsky75

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Pessoal, ando agora iniciar-me nas lides do BTT, tenho uma VAG Sthealt B2, com uns pneus Cheng Shin Tires (LOL) em Nylon, o piso é o que mostro na foto:


Será isto o principal motivo das perdas de tracção em subidas? Ou dever-se-á mais a falta de jeito?

Obrigado!
 

crex

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Não é o melhor pneu, mas não é por ai q perdes tracção depende do tipo de pavimento e da pressão do pneu. Mas ai será mesmo de ti e de muitos outros porque as subidas sao sempre empenos e dolorosas, vai treinando mais subidas e vais notar evolução em ti. Boas pedaladas

P.S: Para alem disso existe tambem o peso da bike + o teu e do conjunto de transmissão.
 

kamsky75

New Member
Obrigado pela resposta!
O pavimento era de facto um bocado mau, uma subida acentuada com bastante sulcos no terreno e pedras, muitas delas soltas. Acabo por praticamente deixar de controlar a direcção e rapidamente vou parar ao chão. Qual será a pressão de pneus mais adequada para o tipo de pavimento que descrevo (e para andar no mato em geral)?
 

Joseelias

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kamsky75

O piso que descreves é de facto um bocado exigente. Muito inclinado com regos e pedras soltas não é fácil. Mas se percebo bem a perda de "tracção" é com a roda da frente e não com a de trás não é?

Nesse caso isso pode ter mais a ver com a posição de condução e técnica de subida que com o pneu.

A subir as falhas de um pneu notam-se mais se ele estiver a circular por exemplo no lado inclinado de um rego e a roda começar a resvalar para dentro deste, ou se virares a direcção para sair do rego e o pneu da frente não o conseguir subir e escorregar. Se a parede do rego tiver uma inclinação dentro do razoável aí pode indicar que o pneu não tem de facto tracção e não consegue agarrar o piso.

Caso os problemas que tens sejam por a frente ficar muito leve e levantar com facilidade sempre que encontras um obstáculo e o pneu pouco toca no chão para o conseguir agarrar, então tens que mudar a tua técnica de subida.

Chegas-te por exemplo mais para a ponta do selim e pôr mais peso na roda da frente, ou rodas os cotovelos mais para junto do corpo e dobras até fazer um ângulo de +- 90º se te visses de lado para baixares o tronco substancialmente, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Não é o mais confortável mas vai-te ajudar a pôr peso na roda da frente e a manter a direcção que desejas.

Corres o risco se exagerares muito de tirares muito peso na roda de trás e depois passas a derrapar com esta... é algo que terás que aprender a adaptar a cada piso e situação. De forma a teres tempo de reacção, já que vamos tão lentos que qualquer abrandamento nos pára, usa mudanças bem leves que te permitem manter sempre a rotação das pernas e a bicicleta em movimento.
 

kamsky75

New Member
Obrigado pelo manual de "como fazer subidas técnicas" :D, de facto são pormenores que escapam completamente a quem só está habituado a andar em estrada.
Sim, refiro-me essencialmente à roda levantar, mas também por vezes acontece que a roda de trás derrapa, mas acaba por acontecer tudo tão depressa que nem sei explicar, ainda muita falta de prática. Mas pelo que dizes também noto que os pneus não colaboram da melhor forma, porque muitas vezes perco a direcção mesmo sem grandes inclinações de terreno.
Outra coisa, levantar do selim e pedalar em pé não é muito recomendável, pois não?
Mas pronto, parece que o essencial é seguir os conselhos que aqui dás, e acima de tudo praticar bastante.
Já agora, qual será a pressão mais adequada para os pneus?
 
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Joseelias

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kamsky75

A única coisa realmente menos aconselhável de fazer é aquilo que não te permita ultrapassar os obstáculos. Não tens problemas nenhuns em pedalares de pé se o piso te permitir. Em subidas mais longas até é bom para ajudar a descomprimir o corpo do esforço e descansar a "bunda" se estivermos sentados na ponta do selim muito tempo ou para ganhar velocidade num troço bom para passar um obstáculo maior de seguida.

Eu gosto bastante de subidas, mais que de descidas, pela questão estratégica destas. Com a experiência vais aprender a usar a bicicleta como uma extensão do corpo nas subidas em que tanto estás na posição deitada que te disse, como de repente te puxas para trás para a roda da frente subir um obstáculo maior, e quando este obstáculo chega à roda de trás, depois de teres percebido se o pneu de trás tem capacidade de o agarrar e não patinar fazendo-te parar, acabas por te levantar um pouco do selim para pores peso à frente e ajudar a roda de trás a passar!

O planeamento das rotas de subida enquanto pedalas para seguires pelos melhores locais e a tentativa de as cumprir é um desafio engraçado para quem gosta deste quase "jogo de xadrez" e por vezes exige alguns golpes de rins para obrigar a bicicleta a seguir por onde queremos. :D

Relativamente aos pneus, se o de trás for igual ao da frente eu invertia o sentido atrás. Parece-me que ia melhorar a tracção um pouco. Mas isso ias ter que avaliar. De qualquer forma se forem os dois iguais podes sempre comprar um especifico para trás, com tacos perpendiculares ao andamento e não tão paralelos como esse pneu tem. O que está na foto parece mais pensado para a frente.

Relativamente à pressão, em Btt, eu costumo usar a mínima recomendada nos flancos do pneu. O pneu fica mais flexível e molda-se mais ao terreno. Em subida isso ajuda bastante em particular atrás pois o pneu adapta-se com mais facilidade às pedras e às inclinações das laterais dos regos. Desliza é menos em estrada se andares nesse piso.

Se desceres rápido e por sitios com pedra fixa e angulosa, e/ou fores um pouco pesado podes considerar subir um pouco da pressão mínima para evitar os snake-bytes (ou o trilhar da câmara de ar) se esta for esmagada entre o pneu e o aro.

Se a frente se levanta assim tanto (tive uma bicicleta que parecia uma cavalo selvagem sempre a empinar :D) podes pensar em baixar a frente invertendo o avanço, ou arranjando um guiador com menos elevação ou mesmo plano ou passando as anilhas da direcção por baixo do avanço para cima deste. Desde que isso não se torne demasiado desconfortável para ti e te provoque dores no pescoço e ombros. Também podes chegar o selim mais à frente no espigão desde que não fiques encolhido ou comprar mesmo um espigão sem recuo.

Tens várias opções de afinação dependendo da tua bicicleta e mesmo sem gastar dinheiro. Não convém é ficares encolhido ou com dores no pescoço, ombros e braços.
 

kamsky75

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Obrigado por todos os esclarecimentos! Soluções não faltam, tenho é de ganhar mais prática e experimentar as técnicas que me recomendas até poder perceber se de facto preciso de algumas alterações mecânicas.
Com o tempo e experiência irei compreender melhor aquilo que agora dizes.

Obrigado!!
 

vafr.silva

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Como o Joseelias já referiu, inverteres o avanço ajuda bastante nas subidas técnicas. Eu pessoalmente adoptei por ter o guiador mais baixo que o acento e de facto comecei a ter muitas melhorias em subidas que normalmente é o que nos custa mais! Em subidas técnicas que por vezes não as conseguia subir devido à minha posição não ser a mais correta, hoje já não tenho tantos problemas em subir devido a este pequeno pormenor que faz muita diferença. É claro que o pneu de trás tem muita importância para a bicicleta não derrapar. O resto é continuar a praticar para melhorar no dia a dia.

Boas pedaladas para todos
 
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