Pneus de enduro

JoaoAM

Member
A vosso ver, qual o melhor conjunto de pneus para a pratica da modalidade?
Uso há bastante tempo 2 maxxis high roller, mas à frente não gosto muito.. é o meu de trás ja não da para usar em tbules porque ta a dar as últimas.
ja ouvi falar bem do hans dampf da schwable, mas melhor para a frente do que para trás...
digam-me pf a vossa opinião e o que usam :)
 

tinric

Super Moderador
JoaoAM, para a frente é HansDumpf da Schwalbe pah :D isso é como a pike para as suspensões ... :D

Para trás... já a escolha é dificil e mais ao gosto de cada um (menos generalizado que para a frente)

Já usei/uso NobbyNic, mas tenho numa e vou montar na outra o ONZA Ibex, que na verdade não é muito diferente do High Roller... gosto dele atrás... tem boa tração mas fica mais "solto" e rolante que o Nic, sem comprometer.

Para mim o ser perfeito é HD 2.35 frente + Nic ou Ibex 2.25 atrás.
 

SeteGu

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Eu uso o Nobby Nic em 2.25 atras e acho-o rolante para o pneu que é. Uso também para a frente.

Considero um bom pneu.

Os outros referidos nunca experimentei.
 

FMCurto

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Não é recomendação pq nunca experimentei, mas muita gente diz que os pneus da frente medem-se pelo DHF, e até julgo ser mais barato que o HR2.
 

mlouro

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Depende do terreno.. para abusar, e em terreno mais mole (tipo Sintra no Inverno), Minion DHF 2.5 3C à frente, Onza Ibex 2.25 atrás. Para um enduro mais soft/terreno seco, Onza Ibex 2.25 à frente, Onza Canis 2.25 atrás. O DHF é um pneu com um grip fora do normal, mas em tempo seco não noto grande perda em comparação com o Ibex.
Em competição o pneu mais popular à frente neste momento deve ser o Schwable Muddy Mary, entre o pessoal com quem ando talvez seja o Schwable Hans Dampf como o tinric refere.

Em todo o caso, se tens o High Roller original, o High Roller II ou o Onza Ibex são um bocado diferentes, o novo HR tem mais apoio na transição em curva, não sei se era isso que não gostavas dele.. O Nobby Nic não seria a minha escolha, é um bom rolador, mas não gostei do comportamento, não senti que transmitisse tanta confiança como outros que exprimentei. Para trás não escolhia Schwable, a menos que gostes de trocar de pneus frequentemente.
 

miguelcarromeu

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João,

Os pneus, sobretudo os de Enduro, são um bocado como as gajas: há de todos os gostos e tão depressa te deixam la no topo como te podem f**** :D

O mlouro e o Tinric já deixaram as notas mais importantes e os pneus mais usados / conceituados. Só deixo mais umas dicas: quando falas do HR presumo que seja o 2. Porque o HR 1 era um pneu para trás, e, como o nome indica, "solto". É bom para quem gosta da traseira mais livre. O HR 2 já usei à frente e atrás. À frente é bom em quase tudo menos no chamado "hard pack", terreno duro. Nesse terreno, as transições são por vezes falsas porque tem um espaço grande entre os tacos centrais e os laterais. Depois da transição, no entanto, agarra muito bem.

Não gosto dos Schwalbe pelo desgaste, como o Marco referiu, e nunca usei Onza. Uso na frente, neste inverno, um Panaracer 2.4. Muito bom em quase todo o terreno mas tem demasiada tracção (esforço acrescido) e deve sair no verão. Atrás tenho o HR 2.

Falta ta uma outra variável: o peso. Eu diria que se não te chateiais nada com o peso, já te deram a receita. Pessoalmente iria para o DHF na frente e o DHR na traseira, mas um Hans Dampf serviria perfeitamente. Isto para pneus com mais de 1 kg. Se, por outro lado dás alguma importância ao peso e qualidade na subida e rolamento, torna-se mais complicada a escolha.

Deixa lá que já aprecem os papa-reviews, os avaliadores de vídeos e fans da Enduro Magazine e já ajudam a baralhar :D

Boas escolhas ;)
 

JoaoAM

Member
Tiniric e setegu, Nobel nic está comparativamente fora de questão, vinha na minha bike e tracei uns quantos... Acho que é um pneu muito frágil e desgasta com uma facilidade tremenda..
em termos de durabilidade, estes 2 highrollers estiveram bem, o da frente ainda está a 80% .. O de traz ta a 35-45% mas como disse já não dá pra converter em tubeless porque tem um problemazito na zona que cola ao aro.
Fmcurto e mlouro, conheço também quem use o maxxis mínion a frente e esteja muito satisfeito, mas também já ouvi dizer que agarra muita lama.. Onza nunca usei nem conhecia a marca por incrível que pareça xD
Miguelcarrromeu, também olho um bocado assim para a schwable, eram os pneus que vinham com a bike e detestei, mas falaram-me muito melhor deste novo hans dampf, e disseram que nem desgasta assim tanto, e como é para a frente, menos desgasta ainda..
Para já, já tenho uma certeza, e poupo um bocado, vou passar o highroller que tenho à frente pra trás e para a frente tou indeciso nos 2 pneus:
-high roller II
-schwable dans hampf
Ambos são tubless certo?

Mais opiniões por favor
 

JoaoAM

Member
Se comprar é tubeless, mas estive a procurar, e só vi o hans dampf em Tubeless ready, e dizem que é mais "fraco" que o tubeless apenas..
existe em tubeless tipo o high roller lust nos maxxis?
eu tive tubeless ready nos nobby nic e não gostei , furava muito
 

TiagoMAIAC

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Boas João,

Primeiro acho que os pneus que escolheres vai depender muito do terreno que andes. Posto isto:

Na minha opinião tens duas maneiras de abordar o assunto. Abusar no inverno com um set à maneira, e nos 3 meses secos de verão outro set de pneus conhecidos por agarrar em terreno compactado.

Pessoalmente, como só ando em Sintra a minha ideia é usar os mesmos pneus o ano todo. À frente uso Schwalbe Magic Mary (com Trailstar compound, está parte é importante), e atrás uso Maxxis Minion II DHR. É abuso, aqui dava perfeitamente para fazer um downgrade para um high roller atrás e um hans Dampf à frente, mas como eu prefiro um pneu fiavel, do que andar a esgravatar em tudo o que é curva, uso estes.
No verão 2 high rollers duros e baratos é o que eu aconselho.

Quanto a tubeless, vai da experiencia de cada um, mas lembra-te sempre que a partir do momento em que furas, voltas à camara de ar.

Schwalbe atrás é pedir despesas. Já rasguei 3 variados, mas lá está, experiencias.

cumpz
 

SeteGu

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Em relação ao desgaste é verdade: o Nobby Nic, principalmente atrás, desgasta-se um pouco depressa.

Quanto ao pneu ser frágil posso dizer que já mandei para o lixo uma série de Maxxis (vários Larsen´s e um Ranchero). Nobby Nic´s que já uso há, pelo menos, 3 anos e em todo o tipo de terrenos (nomeadamente pedra/calhaus) aguentaram-se todos. E furos, que me lembre, 0.
Reconheço que não deverá ser o mais resistente de todos (há pneus bem mais pesados, provavelmente mais resistentes) mas esta nova versão do Nobby Nic (2015) tem uma algumas variantes reforçadas: SnakeSkin e double defense.

Mas claro... depende das experiências de cada um... eu pessoalmente não tenho razões de queixa. Apenas reconheço que atrás se desgasta demasiado depressa razão pela qual vou procurar outro pneu. Provavelmente irei para o Michelin Wild Grip´r.

Atenção que a minha bicicleta é uma HT com 100mm de curso... não faço propriamente Enduro ainda que goste de descer depressa, de percursos bastante técnicos e single tracks.
 

JoaoAM

Member
Eu custo andar pela InNature, no Gerês, terras de bouro, houve lá uma prova de enduro no verão do ano passado, penso que podem conhecer..
lá há de tudo, desde lama, terra, erva, pdera, trialeira, geira romana...
tiago, eu também prefiro ter pneus para todo o ano, sem dúvida nenhuma..
quanto al tubeless, acho que é muito melhor que câmera de ar, é raro furar :)
so com grande rasgo mesmo é que pode haver um furo, senão o líquido tapa sempre, comigo o tubeless tem resultado por isso irei continuar..
a minha dúvida agora é que pneu usar para a frente, mas estou mais inclinado para um highroller II
alguem me pode esclarecer a diferença entre tubeless e tubeless ready? Os nobbynic que usei era tubeless ready e só tenho a dizer mal...
os highroller que tenho agora são tubless, ( highroller LUST 2.35, ainda uso roda 26 ) e nunca tive furos, simplesmente o pneu traseiro rasgou junto ao aro, segundo o meu mecânico aquilo é super frequente

que acham o highroller II para todas as estações à frente?
 

SeteGu

Active Member
Os pneus tubeless (UST) são bem mais pesados e resistentes que os TL Ready. Basicamente o TL Ready é um pneu "normal" adaptado para uma possível conversão para Tubeless mas pouco ou nada reforçados (dependendo das versões).

Os Nobby Nic que eu uso são TL Ready. Os Maxxis que falei no último post nem TL Ready eram.
 
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miguelcarromeu

Active Member
Sacana!!!! Andas por aí sortudo :D

Sim, foi a 3.ª Prova da Taça de Enduro.

O HR2 é um bom pneu. No entanto, para a frente, acho que preferiria um Minion DHF.

Os EXO são reforçados.
 

miguelcarromeu

Active Member
Infelizmente não fui. E este ano a taça não passa por lá. Montalegre, Vouzela, S. Brás de Alportel, Manteigas e Leiria. O nacional é em Gondramaz.

Os Exo dão para tubeless, claro. No entanto, acho que a versão Exo só existe em pneus tubeless ready da MaXXis. Estas tretas das designações só ajudam a complicar :)

Dá um olho no site deles.
 
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