Peso nas Rodas/Quadro

blackbird

Member
Boas,

Surgiu-me uma duvida e como não encontrei nada na pesquisa, aqui vai:

Supondo que temos 2 bicicletas exactamente com o mesmo peso final, mas numa o quadro pesa menos 1 kg e tem uma rodas mais pesadas em 1 kg, na outra é a a situação inversa.
Na vossa opinião a que tem maior o peso nas rodas será mais dificil de pedalar, pressupondo que o rasto dos pneus são identicos??

Qual a vossa opinião????
 
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Jepas

Super Moderador
Sem dúvida que na bike com -1kg nas rodas será mais fácil de pedalar. Estamos a falar de "peso rotativo". O momento de inércia aumenta com o quadrado da distância ao centro de rotação, por isso, para isto ser mais notório (quase) todo o peso da roda teria de estar concentrado na sua periferia (o que não acontece). Ou seja, as rodas podem até pesar -1kg, mas se essa diferença for devido aos cubos/discos/cassete não é tão vantajoso como quando esse peso é perdido na periferia da roda (aro, pneu, câmara de ar).
 

jv-

New Member
Julgo que o peso nas rodas é mais vantajoso para manter velocidade, perdendo em aceleração, travagem e agilidade. Por exemplo em estrada usam-se rodas mais pesadas em contra relógio do que em montanha. É uma escolha que também tem haver com a aerodinâmica.
 

pimentoski

New Member
sim no ciclismo a parte de "penetração aerodinâmica" também conta por isso é que se usam rodas mais altas ou fechadas, o acréscimo de peso é compensado.

no btt como a aerodinâmica conta pouco o ideal é serem mesmo leves.
 

bvilela

New Member
Apenas como exemplo posso a transcrever o que está num livro técnico sobre automobilismo.
"A popularidade das jantes de alumínio nos carros desportivos é um testemunho das vantagens que oferecem, 1kg a menos em peso não suspenso é o equivalente de redução de 15kg em peso suspenso (...)" in Apex (livro da edição especial do jogo GT5)

Nas biclas a relação deverá ser diferente, pois é possível (em biclas de gama baixa) tirar um 1kg mas rodas e assim a bicla ficava a não ter peso :)

No entanto posso referiri que quando troquei as rodas de origem de uma specialized FSR XC Comp por umas Mavic SLR notei diferença e depois quando passei para tubeless ainda mais (os pneus tubeless demoraram um pouco mais a chegar que as rodas).
Parecia outra bicla especialmente no arranque e a rolar.

Cumps, BV
 

essence_s

New Member
Sem duvida que na bike das rodas mais leves se vai notar mais a diferença do peso ao pedalar.
Isto tendo em conta que os quadros têm uma geometria parecida e racing, pois se houver diferença no quadro, a bike tb pode ser mais "pastelona".
 
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