Perna esticada ou ligeiramente fletida?

roda66

New Member
Já vi em vários sítios indicada a seguinte aproximação: Altura do selim (cm) = altura de entre-pernas (cm) x 0.883

Com esta "regra", que vale o que vale, a perna deverá ficar um pouco fletida.

Já agora, vejo esta regra como um ponto de partida. Pessoalmente, depois de uns bons kms a segui-la acabei por subir o selim cerca de 1cm, e desde então nunca mais mexi na altura do selim.

Pesquisa no google por "ajustar a bike ao ciclista" e encontras logo um bom artigo que ajuda a fazer outros ajustes igualmente importantes.
 

nsalvado

New Member
O selim ajusta-se em função da altura da nossa bacia, quando te colocas em pé ao lado da bicicleta. Quando te sentares, o joelho da perna mais baixa deve estar desbloqueado. Pedalar com a perna totalmente esticada ou muito dobrada é um erro comum que pode lesionar o joelho.
 
É um assunto que se deve ter bastante atenção.Eu pessoalmente andava com o selim a uma altura de modo a que quando o pé estivesse em baixo a perna ficasse completamente esticada, inclusive o pé ficava como que se estivesse a chutar uma bola com o peito do pé (posição bicos dos pés).Quando tiver a lesão do tendão de aquiles sarada vou ter de afinar a altura do selim e adotar uma postura no pé de maneira a que não me aconteça outra.Uma coisa é certa, conforme andava até agora era a maneira que me proporcionava mais conforto e performance, mas não a mais correta a longo prazo.Tenham muito cuidado com o aspeto da altura do selim "como manda a lei" e com a postura em cima da bike, principalmente para quem faz muitos km seguidos a pedalar.
 

gibasbike

New Member
Ainda bem que perguntam como se afina, pois vejo frequentemente pessoal, a andar esticado, em que a bacia balança para um lado e par o outro, e pior a rebentar com as pernas por pedalarem com elas encolhidas.....devemos alertar sempre, embora algum fiquem remitentes à observação,,,forte abraço
 

Pcaramelo

New Member
Eu vim parar ao mundos das bike's, porque fui operado a uma rotura do menisco, e o Dr. Henrique Jones(médico da Seleção Nacional de Futebol) aconselhou-me a bicicleta para recuperar e ganhar massa muscular no joelho.
Então em que ficamos?
 

jcube

New Member
Pcaramelo, a perna deve ficar ligeiramente fletida, pois se fica completamente esticada, ao fim de alguns km's estás sujeito a ter uma lesão nos tendões.
As melhoras e boas pedaladas
 

Pmiguel

New Member
Para baralhar um pouco conheço um atleta que anda com a perna esticada e se formos a pensar tem a tal vantagem de
puxar o pedal para cima ao pedalar dando claro mais power, este atleta deve pedalar assim desde miudo o corpo habituou-se e ele anda pra catano um dos melhores a nivel nacional, eu ando com a perna ligeiramente fletida
 

Jocas22

Active Member
a ideia que tenho é que a perna deve estar ligeiramente flectida e não totalmente esticada. De qualquer maneira tenho um problema no joelho que foi o que me levou a recomeçar a andar de bike, e se andar com a perna completamente esticada passados poucos quilometros o joelho começa a doer. Com ela ligeiramente flectida e nunca sinto nada, e o joelho nunca andou tão bem como desde que comecei a andar de bike.
 

rui_araujo

New Member
Há muitas fórmulas, algumas matemáticas inclusivé, para saber a altura ideal do selim. Quanto às fórmulas matemáticas vejo-as com um pouco de cepticismo pois o corpo humano não é matematicamente exacto, pois há sempre erros associados a medições e no caso do corpo humano cada um é um caso único.

Por exemplo, no caso da capacidade máx. do coração: (220-idade) isto é impossível ser um valor exacto tem que ter um erro associado do género +/- 10b.p.m. ou +/-20b.p.m. (não sei qual é pois não tou dentro do assunto).

Este erro penso que vem (apesar de ser um estudante na área de ciência não percebo nada de biologia) de um estudo extensivo em que devem ter medido o coração de um determinado conjunto de pessoas, do qual chegaram à conclusão em que poderiam usar a fórmula matemática com razoável fidedignidade, sendo que o desvio máximo do valor calculado para a capacidade máxima de b.p.m. será por exemplo de +/- 20b.p.m. A fórmula será útil, mas não uma regra de ouro absolutamente inviolável.

Também não sou muito de "truques", mas a verdade é que o único truque (que vi até à data) que realmente se ajusta ao corpo humano para qualquer pessoa, independentemente da idade ou do sexo, e que realmente funciona, é o do ajuste do selim.

O truque é simples: com o rabo apoiado no selim estica a perna até tocar no pedal com o calcanhar do pé. A perna deve estar completamente esticada nesta situação. Depois a pedalada é feita apenas a parte da frente do pé (planta do pé).
 

Pmiguel

New Member
rui_araujo sem duvida essa do calcanhar serve para mim como referencia embora depois precise sempre de um pequeno ajusto mais acima ou abaixo mas isso é depois com os kms, tambem concordo contigo na capacidade maxima do coraçao, os 220-idade é só uma referencia o certo mesmo só numa prova de esforço
 

ernez

Active Member
Amigo rui_araujo, tens razão em relação à formula matematica, mas atenção, nem todas as bicicletas tem o top tube, ou o tubo que vai da pedaleira ao selim com o mesmo angulo, eu vejo montes de pessoal a esticar o calcanhar, mas acontece que esse tubo como não é direito, fica sempre mal efectuado essa medição, ou seja o crank deve estar com o mesmo angulo em relação ao tubo que vai ao selim.
 

jopedru

New Member
Um detalhe muito importante, é de que a forma comum de medir (com a perna esticada e pedal no calcanhar) deve ser feita com os sapatos de ciclismo calçados e a medida é válida apenas para estes. OU seja, sempre que trocar-mos de sapatos, devemos reajustar, ou confirmar a medida.

Durante a mediçao, confirmar se o selim está corretamente posicionado (paralelo ao solo) e ao colocar o calcanhar no pedal, a bacia não deve ceder nada.
 
Top