Perda de Pressão Travões Deore

barradinhas

New Member
Boa noite pessoal tenho uma dúvida/problema ao mesmo tempo, acontece que em prova ou treino caso esteja muita lama e a chover bastante o desgaste das pastilhas é maior. Até aqui tudo certo só que acontece uma cena marada, para conseguir travar cada vez vou ter de puxar as manetes mais a fundo quase a bater no guiador. Isto é normal ou é o óleo dos travões que já foi à viola? é que torna-se um perigo digo isto porque na prova de estremoz tive bastante dificuldade em travar apartir dos 25km e cada vez era pior dá a sensação que os bombitos não acompanham o desgaste das pastilhas. Existe resolução ou o melhor é começar a pensar em comprar uns travões novos ou bike nova? looool esta ultima anda a dar cabo de mim mesmo ando feito a comprar uma bike de carbono novinha se a vida se alterar há de vir uma a caminho. O modelo em questão é o de 2009.


boas pedaladas

Luis Barradas Alter Real BTT
 

Ferrugem

New Member
Boas!
Se o modelo em questão são de 2009 não tem razões para acontecer , pode haver uma pequena fuga de óleo ou ter ar no círcuito.. o que tens que fazer sangralos porque ao ser montados pode ter ganho ar...
Nivelas a manete abres a tampa e preciona a manete várias vezes para ver se sai bolhinhas..
 

TheTraveler

Active Member
Nivelas a manete abres a tampa e pressiona a manete várias vezes para ver se sai bolhinhas..

E se veres que o nível de óleo está muito baixo pode ser que tenhas que adicionar um pouco. Aquilo é suposto ser um circuito fechado e nunca precisar de se adicionar óleo, mas alguns sistemas não vêm a 100%. Tens óleos minerais baratos e compatíveis no Modelo/Continente.
 

MRocha

New Member
Isso da manete afundar quando há mesmo muita lama é normal. Grãos de areia metem-se entre a pastilha e o disco e ao partirem-se ou ao penetrarem a pastilha dão um tacto esquisito e a manete afunda. Caso se ande pouco nestas condições assim que a areia e a lama saiam das pastilhas volta tudo ao normal após umas bombadas na manete. Se se andar muito tempo são umas pastilhas para o lixo.

As pastilhas de resina portam-se muito pior nestes casos e os discos com poucos buracos tambem. Já me aconteceu gastar até ao ferro umas pastilhas quase novas ao fim de 15 minutos e não foram mais de 5 minutos de descida. Na ocasião tinha travão Deore 525, rotores RT75 e pastilhas de resina originais (que foram para o lixo) atrás. O Hope mono mini com disco hope e pastilhas sinterizadas a2z(iguais às bbb) que tinha à frente também sofreu, mas nunca ficou tão esponjoso como o deore e depois de uma limpeza ficou como novo. Quem ía comigo tinha deore 535 atrás e à frente, discos rt65 e pastilhas de resina de origem-resultado: manete ainda mais esponjosa, a bater no guiador e pastilhas completamente no ferro, à frente e atrás

Pastilhas sinterizadas resistem mais à abrasão e rotores com buracos maiores evacuam melhor a lama.
Depois destas aventuras convem remover a lama das pinças e das pastilhas.
 
Last edited:

barradinhas

New Member
O que é estupido é que a gaita dos bombitos não acompanham o desgaste das pastilhas nem após umas bombadas fortes. é necessário tirar as rodas e dar algumas bombadas sem o disco, para ganhar novamente pressão. Aponto depois da vossa explicação para que seja o oleo já muito usado ou então bolhas de ar no circuito. Vou ver se depois do portalegre resolvo a questão, colocado oleo novo e sangrando em condições ou comprando uma bike nova.

boas pedaldas
 

MRocha

New Member
Não é do óleo, é da lama. A areia entre as pastilhas e o disco interfere na capacidade que os travões têm de auto-compensar o desgaste das pastilhas. A areia, lama e a oxidação consequente nos bombitos tambem ajuda a complicar as coisas.
Quando se retira a roda e o disco fora e se dá umas bombadas não há nada a estorvar o apertar das pastilhas. Por isso é que, mesmo que os bombitos estejam perros/oxidados/sujos de lama seca mexem-se para dentro, as pastilhas ficam mais justas ao disco e a manete menos esponjosa. No processo de tirar e por a roda, grande parte da areia sai das pastilhas, o que resolve o problema.

Se antes da lama os traões estavam bons, só é preciso limpá-los... e umas pastilhas novas, sinterizadas/metálicas de preferência.
 

barradinhas

New Member
O que é engraçado é que mesmo em tempo seco os bombitos não acompanham o desgaste das pastilhas. Mesmo estado super limpos e as pastilhas sem sujidade alguma, para ganhar pressão tenho de retirar a roda como referi à pouco. Eu quando meto uma na cabeça não à volta a dar o mais provável é comprar uma bike a sério em carbono, fiquei espantado com a flexibilidade do quadro é fantástico mesmo. Para rígida é o ideal, absorve as vibrações e impactos qb.

cumprimentos
 

Ferrugem

New Member
Será que não tem nenhuma fuga de óleo??? tem que ver bem. Os meu Xt com 6 meses ganhou uma fuga de óleo no bombito de tras não sei porque??? e deu que fazer ao mecânico porque a manete não tinha pressão, ganhava e depois perdia, mas como tava na garantia vei- o travão de trás novo.
 

oliana

Active Member
Antes de mexer no sistema do oleo, vê bem o estado das pastilhas e seu comportamento. Se tiveres duvidas, mais vale comprar outras pastilhas e experimentar (se não forem precisas elas não se estragam) do que estar a mexer no sistema hidraulico sem necessidade.
Posso dizer que tenho umas pastilhas xt com meio uso que deixaram de travar como faziam em novas. Perdi tempo a lixar e limpar para no final chegar á conclusão mais simples. As pastilhas de origem eram uma porcaria.
É só o meu conselho, e opinião.
 
Last edited:

Ferrugem

New Member
isso é verdade oliana as minhas pastilhas xt também travão pouco, eu tiro-as lixo e funciona que é um espectáculo passado um tempo estão iguais.
 

oliana

Active Member
Isso significa que já somos pelo menos 2. As minhas Estão na caixa das ferramentas e ofereço-as a alguem que tenha duvidas acerca do defeito.
Já tive umas da decathlon, impecáveis até ao fim. Agora tenho umas bb, tambem tudo bem até agora.
 

TheTraveler

Active Member
Posso dizer que tenho umas pastilhas xt com meio uso que deixaram de travar como faziam em novas. Perdi tempo a lixar e limpar para no final chegar á conclusão mais simples. As pastilhas de origem eram uma porcaria.
É só o meu conselho, e opinião.

Ainda só experimentei travões XT uma vez, mas aquilo a travar parecia que se batia numa parede, muito potentes. Não deixaste ir óleo para os discos nem nada?
 

oliana

Active Member
Foram lixadas várias vezes. Quem ficou lixado fui eu. Já não arrisco com xt. Até porque fui bem servido com as outras. Não sei se tinham defeito, se apanharam alguma temperatura anormal que alterasse o atrito. Nãp faço ideia. E já não perco tempo com elas.
Quanto ao oleo. Se assim fosse as outras tambem não travavam. E já foram depois disso uns 8.000 km. Das outras nada a apontar. Nenhuma alteração de potência durante a vida delas

Uma nota. Tive uns mecânicos deore, ou lx, não sei bem, com pastilhas exactamente iguais. Travaram sempre bem.
 
Last edited:
Top