pedaleira xt nao sai!!!!

pdneca92

New Member
boas pessoal
a minha pedaleira xt do lado esquerdo (lado comtrario aos pratos) tem um parafuso com a cabeça moida :(
logo nao consigo tirar o resto da pedaleira !!!! :mad:
como posso fazer para tirar a pedaleira ou o parafuso?
agradeço a vossa atenção
boas pedaladas :p
 

barradinhas

New Member
Já tive um problema desses, resolução com muito mas mesmo muito cuidado com um berbequim e uma broca fina tentas fazer um furo na cabeça do parafuso. Depois fazes uma rosca contrária existem conjuntos de machos para esse efeito. Aparafusas um parafuso nessa mesma rosca, assim ao enroscar consegues desaparafusar o parafuso principal que está no crank esquerdo. Foi assim que tirei os parafusos da pedaleira. Boa sorte com este processo, pois alerto-te caso falhe esquece crank esquerdo já era.
 
E rebenta com a tua carola também... realmente:cadeirada:
Experimenta a dica do barradinhas ou então, se estiveres com medo de estragar mais, vai a uma loja que têm ferramenta e "traquejo" para isso. É que se estragares tem de ser novo.
 

lycasblack

New Member
Viva
Podes fazer como diz o barradinhas, mas a maneira mais facil é viras a cabeca do parafuso para baixo (viras o crank 180º)e com um punção fazes um ponto no centro do parafuso lado contrario da cabeça!!!!!com uma broca mais fina q o parafuso furas no ponto q fizeste isso vai desapertar o parafuso;) .....espero ter ajudado
Boas pedaladas
 

RUMO

Member
mochopachorrento, será que já tiraste algum parafso que tenha a cabeça moida?
ainda para mais na zona em que é vai custar a sair, a melhor forma é mesmo rebentar com o parafuso, mas cada um com a sua...
 

essence_s

New Member
Rebentar com o parafuso é a solução, mas rebentar com jeitinho, com uma broca fina e com muita paciência.Eu para tirar um de inox do aperto do espigão "vi-me á nora", mas saiu e deu para aproveitar o aperto.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Vamos lá tentar não rebentar com o tópico, ok? ;)

Limpeza feita.

Tentemos arranjar soluções para nos ajudarmos uns aos outros em vez de andarmos por aí com provocações sem sentido...

Nuno
 

RUMO

Member
não provoquei ninguem....
essence_s, partilho a mesma opinião, com uma broca mais fina que o parafuso tiras isso, tens é de ter calma que isso sai :D

se não te deres muito bem com maquinas, tenta falar com alguem do forum que seja de perto e resolve-te isso, de que zona és?
 
Ó pá! Assim não vale!
Ok, fora de brincadeiras que o off-topic é aqui ao lado, em relação à broca recomendo que seja usada uma de liga de tungsténio. São fáceis de identificar, são amarelas e têm como vantagem o facto de "tolerarem" uma maior temperatura ao furar outras ligas metálicas. E fina, como foi dito, para poderes aproveitar a rosca que lá estiver (com jeito dá para usar novamente).
 

pdneca92

New Member
boas pessoal
desde ja agradeço todas as vossas sugestões e conselhos
vou ver o que se arranja e depois digo alguma coisa
desculpem a demora a responder mas tenho andado ocupado :D
boas pedaladas a todos
;P
 

Xrockyman

New Member
cortar o parafuso é mais fácil. Depois de cortar os ditos e ter o crank fora é muito mais fácil tirar o parafuso moído.
 

HR

New Member
Sem duvida que a dica do Xrockyman é de levar em conta, até porque deixa de estar "em carga" e sai de certo com muito mais facilidade.
 

Xrockyman

New Member
Já me aconteceu uma coisa parecida foi num aperto de espigão. Corta-se o parafuso do lado da cabeça, depois a cabeça vai saltar porque desse lado não rosca. Tiras o crank fora, e com a ajuda de um alicate desenroscas a outra parte do parafuso.
 

Xrockyman

New Member
cr2777.jpg


A ideia é cortar o parafuso com uma lamina de uma serra de cortar metais. Como é lamina é fina penso que cabe ali sem problemas. Depois, se não arranjares um alicate fino o suficiente em que consigas fazer força para desenroscar o resto do parafuso vais ter de usar o método da broca mencionado anteriormente. Como neste altura já deves ter cortado o parafuso já podes ter o crank fora da bike por isso é mais fácil trabalhar com o dito desmontado.
 

essence_s

New Member
A folha de serra n vai ai caber, pois tem esse "apalpa folgas" de plastico.Só se o cortares tambem, ficando sem ele.
 

Xrockyman

New Member
"apalpa folgas", gostei do nome :) Pois, deves ter razão, eu só não gosto muito da ideia da broca porque teria medo de falhar o alvo e estragar a rosca do crank.
 

Giantfreerider

New Member
E usando uns saca parafusos? Só com o tamanho do buraco da cabeça do parafuso já dá para pôr lá a ferramenta, rodar e tirar o parafuso! ;)
 
Top