pedaleira raspa

realtreal

New Member
boa noite, montei na minha bicicleta um novo movimento pedaleiro e um conjunto de pedaleira novo, mas agora estou com um problema se eu apertar o parafuso da pedaleira ao máximo esta raspa ligeiramente no quadro e não tem aquele normal movimento livre, não é que esteja duro, mas não reda totalmente livre se é que me entendem.

será que aqui alguém me pode ajudar.
 
Last edited:

mate_rb

New Member
Isso depende do tipo de movimento pedaleiro que tens instalado! Pode ser pequeno ou no caso de ser de eixo integrado passante faltar uma anilha entre o copo e o quadro! isso com uma foto era bem mais fácil de se responder.
 

realtreal

New Member
logo que possa tiro uma foto, o eixo em questão é um shimano (parecido comBB-ES25) e a pedaleira é uma acera.

mas não me parece que seja pequeno pois o lado que raspa é o lado do dentes(direito) e esse é o lado em que so se monta a pedaleira, o adaptador é do outro lado.
 

PFF

New Member
Tens de meter uma anilha entre o quadro e o movimento pedaleiro (do lado da pedaleira) para fazer o afastamento que precisas para não raspar.
 

pirilampo

Member
Se for o BB-ES25 o mesmo não precisa de anilhas, só os modelos da shimano ( e outras marcas), com "copos"(rolamentos), separados é que precisam dessas anilhas.
Deves comprar é o adaptador esquerdo adequado de acordo com o tipo de quadro(tamanho e rosca)...vê aqui: http://bit.ly/WmbHBr, é um pdf da shimano para teres a noção do que precisas.
Cumps
 

realtreal

New Member
vamos a ver se a gente se entende, o que raspa não é o do lado esquerdo, é sim o do lado direito ou seja o do lado dos pratos
 

Jepas

Super Moderador
O klaser tem razão, normalmente mede-se o eixo antigo para se saber a medida do novo. O problema é que quem muda de pedaleira e/ou sistema de eixo (nomeadamente de JIS para Octalink) perde um bocado a noção. É que as pedaleiras nem sempre são iguais e podem ter afastamentos diferentes mesmo que seja usado o eixo original.

Se efectivamente existe interferência entre a pedaleira e o quadro é porque o eixo novo é curto. No eixo vem sempre escrito o seu comprimento (112, 118, etc). É trocar esse por outro com uma medida superior. Qual a é a medida escrita no que tens agora?
 

Jepas

Super Moderador
Essa medida dos 68 ou 73 é só pegar numa fita métrica, também não podemos ser nós a dizer tudo (até porque não sabemos).

118 aumenta a distância em 2,5mm para cada lado. 127 aumenta a distância para 7mm de cada lado. Acho que 2,5mm chegam.
 
Top