Pedalar após 1 ano de recuperação da Lesão no Joelho.

jmcafonso

Member
Bom dia a todos,
Sou o Zé Afonso e natural de Coimbra. Sempre andei de bicicleta desde miúdo mas agora tenho prestado mais atenção a este mundo das duas rodas. Muito devido ao facto de já ter sido operado ao joelho por duas vezes (em 2009 e em 2012) devido a duas rupturas de ligamento cruzado anterior contraídas a jogar futsal. E como de momento ainda não posso correr, voltei-me para a minha bicicleta que já está um pouco desactualizada (GT avalanche 3.0 comprada em 2007). Tenho feito Km's quer em estrada quer no pinhal.

Apesar de momento já não estar a fazer fisioterapia, continuo a frequentar o ginásio para realizar fortalecimento muscular. Faço 4 treinos por semana, sendo que 2 deles são focados nos membros inferiores. Por vezes, ao fim de semana, também costumo andar de bicicleta (estrada ou no pinhal).
De momento ainda não convém correr ou outro tipo de actividade que cause muito impacto ao joelho (nomeadamente saltar à corda e etc) assim como qualquer exercício que envolva hiperflexão com carga (ex: agachamento)

A minha questão é: será que o BTT pode prejudicar esta recuperação do joelho?é que no passado domingo fui andar para o pinhal e no final fiquei com uma ligeira impressão na zona do menisco. Pergunto isto porque quando faço mais Km pela estrada nunca tive esta "impressão"/dor ligeira. Será pelo impacto devido ao terreno acidentado do pinhal?
Devo referir que tenho uma bicicleta de montanha - GT avalanche 3.0 - e sei que ela é pesada, por isso também não sei até que ponto será adequado realizar grandes subidas e afins. Mas o que é certo é que ao fazer estrada (com subidas ou não) mesmo com esta bicicleta que tem mais de 20 kg nunca me ficou a doer o joelho.
Por isso, acrescento à questão inicial a pergunta que é: será que terei de adquirir uma bicicleta mais apropriada a minha situação (mais actual,mais confortável e afins)

Nesse sentido "consultei" uma loja aqui perto porque comecei a fazer contas e a ponderar em modificar a bicicleta que tenho no sentido de a actualizar e assim também garantir um melhor conforto e afins ou se não seria melhor investir numa bicicleta nova..aquilo que me disseram e que já estava um pouco à espera é que para modificar a minha bicicleta seriam necessários uns 400 a 500 euros, e que se calhar seria melhor trocá-la por uma nova, deste modo sugeriram-me que trocasse a minha por uma bike de roda 29. Sendo que me indicaram os vários modelos no respectivo site (http://www.************/?1&it=produto...=3080&ctd=3080).
Eu não queria gastar muito dinheiro, porque custa-me dar 1000 e tal euros por uma bicicleta para andar 1 a 2x por semana, mas também para comprar uma bicicleta nova que seja uma boa e para que os meus joelhos nao saiam prejudicados por uma andar numa bicicleta fraca. Nesse sentido será necessário "entrar" pelas bikes da secção de "XC Marathon" ou as da secção "Iniciação" serão suficientes?
daquelas que vi as que me pareceram opções mais razoáveis foram estas:



GT ZASKAR 9R COMP 2013
http://www.************/?1&it=produto_vale&mop=0&co=110582&cop=3081&ctd=3080


GT KARAKORAM 1.0 CINZA 2013
http://www.************/?1&it=produto1&mop=0&co=114268&cop=3082&ctd=3080


SCOTT ASPECT 910 2013
http://www.************/?1&it=produto_vale&mop=0&co=110239&cop=3082&ctd=3080


SCOTT ASPECT 920 2013
http://www.************/?1&it=produto1&mop=0&co=110249&cop=3082&ctd=3080



Agradeço desde já a atenção disponibilizada e aguardo as vossas respostas
wink.png

Cumprimentos!
 

#Kamikaze

New Member
A minha questão é: será que o BTT pode prejudicar esta recuperação do joelho?é que no passado domingo fui andar para o pinhal e no final fiquei com uma ligeira impressão na zona do menisco. Pergunto isto porque quando faço mais Km pela estrada nunca tive esta "impressão"/dor ligeira. Será pelo impacto devido ao terreno acidentado do pinhal?

Ora boas Zé Afonso, desde já desejo-te as melhoras, já passeio por isso antes e sei como é...:cry:
Isso é sem dúvida, o BTT requer muito mais esforço e desgaste físico, se tiveres a oportunidade dá prioridade as voltas em estrada mas sem muito acumulado, vai com calma...
Desloquei o joelho num treino de Rugby, fiquei 6 meses sem poder fazer grandes esforços e quando voltei a fazer pequenas corridas pra entrar no ritmo o joelho voltou a deslocar sozinho.
Após esse incidente boa parte da minha recuperação foi feita em cima da bicicleta...

Por isso, acrescento à questão inicial a pergunta que é: será que terei de adquirir uma bicicleta mais apropriada a minha situação (mais actual,mais confortável e afins)...Eu não queria gastar muito dinheiro, porque custa-me dar 1000 e tal euros por uma bicicleta para andar 1 a 2x por semana, mas também para comprar uma bicicleta nova que seja uma boa e para que os meus joelhos nao saiam prejudicados por uma andar numa bicicleta fraca. Nesse sentido será necessário "entrar" pelas bikes da secção de "XC Marathon" ou as da secção "Iniciação" serão suficientes?
daquelas que vi as que me pareceram opções mais razoáveis foram estas:

De facto a bicicleta pode está um pouco desactualizada (mas anda e é isso que importa) mas penso que não seja preciso gastar dinheiro numa nova, se não fazes muita estrada e se for só para esse período de tempo, sempre podes comprar uns pneus de estrada (26x1.5", 1.2" ou 1.0") e toca a andar.
Depois que já estiveres totalmente recuperado avanças para uma bicicleta melhor...Já agira quanto é que medes?

Abraços
Alan Glautiero
 

jmcafonso

Member
O minha recuperação já se pode considerar que está bem encaminhada, porque caso fosse necessário voltar a actividades como jogar futebol e afins seria possível fazê-lo. Todavia, como já é a 2a operação (e desta vez não vou voltar a jogar) pretendo levar as coisas com calma, mas já fez um ano que deixei a fisioterapia e desde então tem sido ginásio e bicicleta.

Respondendo à tua questão, meço 172 cm. Voltando à questão da bicicleta nova, eu fico seriamente a pensar se valerá a pena, todavia também nao sei até que ponto é contra-producente estar a investir na minha bicicleta que já está desactualizada (e pelo que averiguei "vale" à volta de uns 150 euros)
 

#Kamikaze

New Member
É como eu, desde que lesionei nunca mais voltei a jogar Rugby é um desporto que sempre gostei de jogar e tenho pena de ter saído como saí mas se continuasse ia por em risco e não vale a pena.

Perguntei a altura porque a coisa de 2 meses eu ia comprar uma bicicleta nova, queria que queria uma 29" mas me disseram que não é nada aconselhável para pessoas de baixa estatura porque não conseguimos tirar todo o partido da bicicleta, por isso mantive na minha 26" e só fiz um belo upgrade a transmissão e quem sabe pro mês a suspensão e aos travões...

Se tiveres esse dinheiro e se quiseres levar isso a frente talvez o melhor seja comprar uma que vai te dá menos dor de cabeça e sem falar que vai ser vais leve e vais poupar em esforço físico.
 

jmcafonso

Member
a questão de trocar por uma nova, era mesmo porque não estaria a investir em algo que já está muito desactualizado e neste caso (roda 29) para poupar o joelho. Porque eu não tenho qualquer problema em fazer esforço físico, aliás eu gosto é de ter percursos com diferentes graus de dificuldade. Mas se conseguir manter essa dificuldade e poupar o joelho, melhor!
 
Top