Passeio/Maratona de Alte 2006

Ratolas

New Member
Pelos relatos que tenho lido,o meu foi dos mais criticos,mas as verdades têm de ser ditas!Estive no principio do mês no 1ºpasseio de Benafim e já sabia ao que é que ia e a expectativa era grande,daí que me tenha queixado de tanta dureza e dos abastecimentos.Vá lá que desta vez ainda apanhei uns tascos abertos e ainda deu para beber umas Minis!
Um abraço á malta de Almancil/Loulé,os meus companheiros da partida,tanto de Benafim como de Alte,queria mandar a foto mas não estou a conseguir.
 

neusebio

New Member
(e uns beijinhos às moças, heya pá, tanta mulher bonita)
imensas algarvias marafadas envolvidas na organização (mais giras que a vila vim de lá com a vista toda lavada

Pois é, erro grave da minha parte e faço minhas algumas das citações do Ludos! :mrgreen:

Nuno Eusébio
 

fcasimiro

New Member
Boas,

Não querendo ser muito crítico pois tenho consciência do empenho das pessoas e sei das difiuldades de pôr em evento desta dimensão em marcha. Mesmo assim não gostei da maratona (sim, consegui acabar, mas com um empeno tremendo).
O levantamento do dorsal estava bem organizado (fui logo atendido).
Em relação ao percurso, achei que até aos 60km era duro qb para uma maratona e nunca pensei que piorasse drasticamente como aconteceu, isto é, não havia necessidade de tanta dureza (ainda por cima depois de 60km em cima). As pessoas ainda não perceberem que as maratonas devem primar pelo elevado nº de km e nem tanto pela dureza do percurso...(é a minha opinião).
Outra coisa que não gostei no percurso foram os primeiros 20 km pois houve muito alcatrão e água (atravessar ribeiras tudo bem, agora andar nelas...nem é muito ecológico). Além disso havia locais com pouca fita e mal colocada (prova disso foi a quantidade de pessoas que se perderem).
Os abastecimentos não tinham sólidos (só fruta e água), ainda ouvi dizer que os primeiros tiveram direito a bolos secos... Isso para mim ainda é pior do que se não houvesse, pois ou há para todos ou não há... E ainda tive que ouvir um senhor da organização dizer (quando a malta começou a reclamar dos sólidos): "Então vocês não sabem para aquilo que vem". Nem queria acreditar, obviamente se eu soubesse que era assim, tinha-me preparado melhor...apesar de ter pago uma inscrição.
Não gostei da situação dos percursos cruzarem pois por volta dos 40km apanhei montes de gente dos outros níveis que entupiram completamente uns single tracks.
Por fim os banhos mostraram que não tinham capacidade para tanta gente: um fio de água a correr e dois balneários para 1600 pessoas...

Para acabar, gostaria de referir que Alte tem todas as condições para ser uma referência do BTT, agora acho que pode melhorar bastante em termos de qualidade.

Abraço, Fred.
 

Hugo Santos

New Member
Olá a Todos, eu faço das palavras do ratolas e do fcasimiro as minhas. Pois com um unico senão. Adorei o percurso estava um bocado mal marcado no principio, mas com atenção nós iamos lá. Aparte da agua eu adorei, ao contrário do fcasimiro, mas não podemos ter os gostos iguais. Quanto ao meu companheiro de viagem "ratolas" Adorei a sua companhia, mesmo quando ele parou para beber umas minis. Fizeste bem nos ultimos 5 km teres ido embora, pois eu estava um bocado farto daquele percurso e tu tinhas a tua mulher a espera e estavas um bocado melhor do que eu. Mas és um grande companheiro.
Quanto ao percurso só tenho a dizer mal da parte dos 75km, pois o resto foi fixe, e tenho outra coisa a dizer, na chegada perguntaram-me se eu tinha feito os 75km e disse que sim, nem me viram se tinha os controlos nem nada. E sei que um colega meu que foi só fez os 60 km e disse que tinha feito os 75km e ficou á minha frente e fartou -se de gozar comigo. Grande cena não? Mas pronto, eu fui lá para apanhar um enpeno.
Boas Voltas e até á proxima.

Hugo Santos
 

TheTraveler

Active Member
fcasimiro said:
Além disso havia locais com pouca fita e mal colocada (prova disso foi a quantidade de pessoas que se perderem).

Isso foi distração do primeiro que passou no local, e a partir do momento em que um passa no sítio errado pronto, lá vai tudo atrás. Também quase que me enganava no local em que pelo menos 100pessoas fizeram a subida em vez de seguir em frente, também já estava a apontar pra atacar a subida quando dois gajos que tavam a passar no momento dizem:
-Ó pessoal, porque é que estão a ir pra cima se as fitas tão aqui em baixo??? :lol: :lol: :lol:
Tive muita sorte, mesmo muita sorte, quando se anda em grupo há a tendência de seguir os da frente sem andar á procura das fitas, infelizmente.


Quanto ao passeio, adorei, duro, muito duro, mas adorei. Tava a tentar os 60km mas acabei por voltar em alcatrão devido ao empeno que já levava, devia ter ficado em casa em vez de ter ido andar no domingo, pouco descanso com noite mal dormida dá nisto.
Que belos trilhos, maravilha, adorei aqueles kilómetros a atravessar ribeiras que tanta gente reclama, simplesmente maravilhoso, que vontade que me deu de ficar lá de molho no fresquinho. Ainda parei duas vezes pra ajudar pessoal enrascado com furos enquanto o pessoal que estava comingo andava á minha procura porque nunca mais aparecia :mrgreen:, isto é pra fazer sem stress e com calma. Ainda pedalei um bom bocado com o RuiM, que deve ter o record de ter ajudado pessoal enrascado, mas depois de ele ter parado junto a um amigo que tava enrascado nunca mais o vi.
Ponto negativo para a falta de civismo de muita gente, muito lixo pró chão no meio do campo e muitas ultrapassagens á bruta em sítios técnicos sem avisar, iniciantes ultrapassados podem-se assustar, caír, e ficar mal naqueles sítios.
Ponto negativo para os abastecimentos.
Há quem diga que haviam barras energéticas no saco da inscrição, levantei o saco no dia anterior e não vi nenhuma nos sacos que levantámos.
Abastecimento sólido só com laranjas aos 40km pra quem tá a fazer os 60, não é muito correcto. O pessoal que está habituado já vai preparado, mas quem anda nisto há pouco tempo distrai-se nestas coisas, e se disseram que haviam abastecimentos sólidos e líquidos o pessoal descuida-se no que leva e com razão. 40km pra muita gente que lá andava eram 4horinhas, 4horas sem comer e depois apanhar com laranjas não é muito agradável.
Almoço, organização nas fontes e ambiente, impecáveis :clap: :clap: :clap:


  • Umas ideias pro próximo ano:
    • Duches ao ar livre, tal como se faz na concentração de motos em Faro. Alte é uma vilazinha pequena e ter balneários permanentes para serem usados só uma vez por ano não têm lógica, uns duches ao ar livre são fáceis de montar e dão pra desenrascar pra quem quer só passar o corpo por água mesmo de calções pra ir almoçar, com os calores que já se sentem nesta altura o pessoal não se importa muito com água fria num duche ao ar livre.
    • Garrafões de água nos abastecimentos a partir dos 40km para encher os camelbaks, poupam-se muitas garrafinhas e até é mais fácil.
    • Dar umas dicas ás meninas que ficam a dar indicações na passagens por alcatrão para quem quiser voltar pra Alte mais rápido. É só para terem essa informação disponível para alguém mais cansado que queira regressar por alcatrão e dizer quantos quilómetros são +-. Como eu, por Ex... :mrgreen:

    EPAlte, muito obrigado, espero ter disponibilidade para voltar pró ano que vêm.
 

x-act

New Member
Boas tenho aqui uma facto a apontar. Ontem por volta da meia-noite, começei a enjooar o que me levou a vomitar, e a ter diarreia e febre. :cry: Para meu espanto qd fui ao centro de saude de Loulé esta tarde, encontrei lá 4 betetistas como os mesmos sintomas, que tb tinham estado em Alte... Falei com mais dois amigos meus de Portalegre que também estiveram presentes e estão como os mesmo sintomas, assim como falei com outros em que não se passou nada... Leva-me a crer que tenha sido uma intoxicação alimentar, não sei de onde, mas mt provavelmente do queijo que a massa continha. Fica aqui o reparo!

Vou para a cama que é onde tenho estado nas últimas horas, recuperar do estado de fraqueza em que me encontro...

Um Abraço
 

Antonio Brissos

New Member
Carissimos,

Em minha opinião, em grande parte contrária a vossa achei o Passeio/Maratona de Alte mais um sucesso de uma Organização AMADORA que de desdobrou em esforços para que quem viesse ao evento tivesse as melhores recordações possiveis deste dia.
Lamento seber que houve quem se tenha perdido no inicio do passeio e tenha levado com aquele "carolo" logo nos primeiros Kms, mas as fitas estavam lá, porque se eramos 1600 pessoas e apenas aprox. 200 se perderam, que culpa tem quem preparou o percurso???
No seguimento das queixas, dizem que não havia agua! É possivél que temporariamente tenha acabado, num local ou outro a agua, pois eu fiz os 75 Kms e não me deparei com falta de agua, de sólidos, até posso concordar que deveria haver em maior abundância, mas com participantes que não tem respeito por companheiros e quando chegam aos abastecimentos enchem os bolsos de tudo o que podem sem pensar em quem vem atrás, é dificil controlar as necessidades´, não nos podemos esquecer que por fim o calor resolveu aparecer e apanhou muito boa gente desprevenida (vejam-se as pessoas que fizeram o passeio com calça e camisola comprida).

Foi o primeiro passeio em que quem organizou se preocupou em ter preparado uma zona de lubrificação para quem necessitasse após a agua que segundo vi, fez as delicias de quem por ela passou (em outros passeios havia queixas de muito pó, agora foi de muita agua, parece impossivél), houve também a preocupação de encerrar os 75 Kms (a partir de determinada hora) para que não aparece-se ulgum doido a meio da tarde para o realizar.

Eu gostei do percurso, tinha um pouco de alcatrão a mais no inicio, mas também servia para realizar um aquecimento inicial (tenho ouvido tanta vez queixas de os passeios se iniciarem sem uns Kms planos para aquecer), a zona de ribeiras estavam sublimes, single-tracks lindos e para quem se sentia preparado (e existia um mapa com a altimetria de percurso) as vistas maravilhosas do alto dos moinhos.

NOTA FINAL

Não digam que não voltam a Alte, pois como podem deduzir é muito desagradavél para que passou dias, digo DIAS a preparar desde o mais simples dorsal até ao contaco com autoridades locais para que nós ao chegar tivesse-mos tudo o mais simplificado possivél, ouvir opiniões desse género.

Eu volto e voltarei sempre que me for possivél (e pretendo transmitir a minha opinião ao maior numero de pessoas possiveis).

Para o companheiro que foi parar ao Centro de Sáude de Loulé e todos os outros que tiveram os mesmos sintomas os meus votos de rápidas melhoras, pois faltam 9 dias para mais 100 Kms, desta feita no Alto Alentejo (Plena Serra de S. Mamede)

Lamento o testamento mas estava a sentir-me incomodado comtanta gente a "difamar" um dos melhores eventos da modalidade.

Um abraça a todos
 

neusebio

New Member
Boas tenho aqui uma facto a apontar. Ontem por volta da meia-noite, começei a enjooar o que me levou a vomitar, e a ter diarreia e febre. Para meu espanto qd fui ao centro de saude de Loulé esta tarde, encontrei lá 4 betetistas como os mesmos sintomas, que tb tinham estado em Alte... Falei com mais dois amigos meus de Portalegre que também estiveram presentes e estão como os mesmo sintomas, assim como falei com outros em que não se passou nada... Leva-me a crer que tenha sido uma intoxicação alimentar, não sei de onde, mas muito provavelmente do queijo que a massa continha. Fica aqui o reparo!

Fui andar a minha voltinha das quintas e tambem me comecei a sentir mal do estomago, e estou a ficar com febre. Pode ter haver com o mesmo problema ou não mas quando se faz comida para muita gente com algum tempo de antecedência (talvez) e ainda por cima com aquela braza!!! :|
Em eventos destes ou que contenha muita gente é sempre complicado e temos de entender um ou outro pormenor.

Nuno Eusébio
 

biculas

New Member
neusebio said:
Boas tenho aqui uma facto a apontar. Ontem por volta da meia-noite, começei a enjooar o que me levou a vomitar, e a ter diarreia e febre. Para meu espanto qd fui ao centro de saude de Loulé esta tarde, encontrei lá 4 betetistas como os mesmos sintomas, que tb tinham estado em Alte... Falei com mais dois amigos meus de Portalegre que também estiveram presentes e estão como os mesmo sintomas, assim como falei com outros em que não se passou nada... Leva-me a crer que tenha sido uma intoxicação alimentar, não sei de onde, mas muito provavelmente do queijo que a massa continha. Fica aqui o reparo!

Fui andar a minha voltinha das quintas e tambem me comecei a sentir mal do estomago, e estou a ficar com febre. Pode ter haver com o mesmo problema ou não mas quando se faz comida para muita gente com algum tempo de antecedência (talvez) e ainda por cima com aquela braza!!! :|
Em eventos destes ou que contenha muita gente é sempre complicado e temos de entender um ou outro pormenor.

Nuno Eusébio

Será que foi da comida? É que eu já sofri de algumas intoxicações alimentares e tenho um estomago e intestinos muito sensiveis, até estou aconselhado pelos médicos a ter muito cuidado com o que como, pois o meu organismo, já não tolera nada, mas mesmo nada, algo que não faz mal a ninguém, pode fazer-me mal a mim, e comi do que havia no almoço em Alte e não me aconteceu nada, por issso amigos, será que não andaram, como eu vi muita gente, a beber água de fontes e torneiras duvidosas?
E há também certas barritas energéticas que se deteoram rápidamente com o calor, e lá esteve calor como o caraças.
 

ruimatias

New Member
Diarreia e vómitos

Uma das causas mais comuns da desidratação é a diarreia. No Verão o perigo aumenta e a contaminação dos alimentos é mais fácil.
Os alimentos não guardados no frigorífico fornecem um ambiente adequado para as bactérias e a sua ingestão provoca alterações no funcionamento dos intestinos. Tentando eliminar os incómodos invasores, os intestinos entram em mais rápido funcionamento, ou seja, declara-se a diarreia. Se a situação não for tratada a tempo, a criança começa a eliminar água em excesso juntamente com as fezes e a desidratação pode ocorrer. O que há a fazer é levá-la a ingerir líquidos, como água, chá e alimentos leves e sem gordura, como bolachas de água e sal, maçãs, bananas, puré de batata e arroz simplesmente cozido.
Tradicionalmente, usava-se água de arroz e, na verdade, continua a ser uma boa opção. Mas nos casos mais severos, a criança deverá ser objecto de outro tipo de tratamento. Os vómitos podem estar igualmente associados à desidratação. O aumento de temperatura provocado pela febre aumenta também a eliminação de água, por meio do suor e da respiração. A desidratação pode, ainda, ser provocada pela excessiva exposição ao sol ou a outra fonte de calor.


pode ter sido desidratação
 

yjmalmsteen

New Member
hey pessoal td fino e recuperado? :D

epa registei-me aqui no forum ha 2 dias e ja agora queria mostrar o meu parecer técnico :mrgreen: foi o meu segundo passeio, o primeiro foi o de benafim. so comprei a bicla ha pouco tempo. epa fui pros 40km e gostei nao tava muito bem preparado e até chegou uma altura em que me apetecia mandar a bike contra uma parede mas...nao havia paredes....pensei em mandar por um barranco mas depois tinha que continuar a pé o que era pior mas safei-me +-.

é verdade que o facto do primeiro abastecimento ter sido um pouco tarde nao foi bom era preferivel terem sido mais cedo pra ficarem mais separados o primeiro do segundo.
contudo é sempre bom o companheirismo e aquele cheiro a esteva eheh as melhoras ao meu amigo x-act.eu nao tive problemas de vomitos nem nada (um gajo é tao ruim que nada lhe pega :p)
é verdade vi o biculas em cima da ponte quando a malta ia pra almoço tivemos a falar ctg eu era o de blusa preta que ia com o x-act (sou o de oculos) temos metaleiro a andar de bike :D por aqui tambem se toca guitarra.


ja viram o report em www.btt-tv.com ? ta fixe

um abraço a todos
 

neusebio

New Member
Desidratação Rui!
Se há gente que bebe água a sério eu sou um deles!!! E mesmo que não tenha vontade lá vai um gole de pouco em pouco tempo. Estou habituado a altas temperaturas e ao calor porque fiz canoagem e actualmente faço pesca desportiva no mar e caça submarina e o pessoal que se mete dentro de fatos de 50mm sabe bem do que falo.
Mas o Biclas pode ter razão quando cheguei a um dos abastecimentos enchi o Camel Bag com água del cano. Quem sabe!!!
E Biclas, todos nós somos únicos e cada um reage de maneira diferente! Houve gente que se queixa do próprio dia e eu mais de 42 horas depois! Vá lá um gajo explicar.

Mas melhores dias virão e há males piores.
haja saúde :mrgreen:

Nuno Eusébio
 

neusebio

New Member
ESQUECI-ME de um factor muito importante no BTT.
O TheTraveler referiu e muito bem.

Como é que é possivel eu ter visto o lixo que vi durante o track. :nana: :cadeirada: :nsei:
Andá-mos em estradões, single tracks que mais ou menos são pisateados por animais e pelo povo local, passá-mos ribeiras que devem tambem ser transitadas por veiculos (em minha opinião houve ribeira a mais). Mas lixo!!!
Plásticos das barritas, tampas das garrafas, garrafas, entre outros.
Só espero que a organização se tenha dado ao trabalho de ir limpar o que os outros fizeram o favor de sujar! :evil:

Nuno Eusébio
 

x-act

New Member
Pois eu não enchi o Camelback nem o bidon em fontes, sempre água que era fornecida nos abastecimentos e acreditem que bebi bastante durante o passeio, agora é certo uma coisa, conheço duas pessoas que estiveram no passeio cmg e estão igual... conheci mais 4 no centro de saúde e tb tiveram os mesmo sintomas, todos na noite de 4ª feira assim como eu, vejam só que o médico quando me atendeu, após eu lhe ter dito os meus sintomas perguntou-me... "Participaste num passeio de BTT?" e eu "pois... :s" teve alguma coisa a ver, agora houve pessoas que não sentiram nada, outros foram bem "atacados", como foi o meu caso :(

Abraço Rapaziada
 

neusebio

New Member
Ludos,
cá para mim andas atrás de um patrocinio da Bayer ou coisa parecida!
Em Odemira Mosquitos grandes que mais pareciam tordos em Alte abelhas. Coitada da abelhinha!!!

Nuno Eusébio
 
A

Alte

Guest
Caro Joaquim Baptista, a situação que nos descreveu sobre não termos contemplado, nos acompanhantes, as crianças, realmente foi uma falha da organização. Embora tenha havido instrução para flexibilizar a entrada de menores que acompanhavam os participantes, essa informação pelos vistos não foi percebida por esse elemento da organização, o que causou transtorno a vários participantes. Obrigado pelas críticas efectuadas, estamos já a trabalhar, para solucionar todos os problemas surgidos na edição de 2006, para que não se repitam em 2007.
Quanto à questão do lixo deixado no percurso, estamos a proceder à sua recolha, é no entanto um processo demorado, visto certos troços serem de dificil acesso.
Por último e o mais importante, na questão dos abastecimentos a organização falhou. Houve um número elevado de factores adversos que contribuiram para que tal acontecesse, sendo que de parte da organização, tal deveria ter sido antecipado e previsto. Esperando retirar desta lição, aprendizagens que no futuro ajudarão a evitar que tais situações se repitam.
Espero ver todos os participantes da edição de 2006 do BTT de Alte na edição de 2007, para constatar os progressos realizados pela organização.
As classificações, irão estar disponíveis dentro em breve em formato pdf. Quanto às fotos, estamos a efectuar uma selecção às centenas de fotos que possuimos para disponibilizar uma galeria de fotos no site.
Um abraço a todos os que participaram, até breve!
 

Carolina

New Member
Alguém consegue ver as classicações no site da Maratona de Alte?
A mim dá-me erro...

E as fotos? Também só consigo ver as da página principal, não há mais?

Carolina
 

pirri

Member
Miguel Cardoso said:
Acabei agora de verificar na página que para ver mais fotos da Alte/2006 temos que enviar o numero do dorsal.

Miguel

Temos de enviar o número para aquele email que lá está e eles enviam as fotos para nós?
 
Top