Partes do corpo dormentes

BikeTo

New Member
Dormência.
Gostaria de saber se já alguem passou pela mesma situação:

Quando faço mais km em estrada fico com os pés por vezes dormentes, e por vezes chego a ficar mesmo com as partes baixas igualmente dormentes.

O estranho é que so me acontece quando faço mais km em estrada, nunca em monte. Já troquei de sapatos, de calçoes, de selim, de meias, amortecedores, de quadro... mas de vez em quando volta a acontecer estou a pensar trocar as partes do meu corpo que ficam dormentes :)


Se alguem quiser mandar umas opinioes, desde já o meu obrigado.

Já estou mesmo a ver as piadas sobre as partes baixas... espero que no meio disso venha alguma opiniao relevante ;)

Abraço e beijos a quem de direito

Biketo
 

Marreiros

Active Member
Em relação á dormencia das partes baixas acontece porque o fluxo sanguineo dessa parte deixa de se realizar. Solução: Não andes com o perineo (espaço entre os orgãos genitais e ânus) apoiado no banco mas sim com os dois ossos do iliaco que fica por debaixo da coxas.

No campo não te acontece porque varias com mais frequência a posição do corpo.
 

fox

New Member
Penso que a resposta do Marreiros está correctíssima, pois um gajo em estrada raramente muda de posição. Enquanto no monte vamos pedalando de pé, mais atrás ou mais à frente... E isso ajuda a que o sangue circule melhor. Experimenta em estrada pedalar um pouco de pé, senão só trocando de selim para apoiares os tais do iliaco como deve de ser, eheheh
 

air

New Member
Eu também ás vezes fico com os pés dormentes. As partes baixas nunca aconteceu.. :lol:

Penso que seja por causa dos pedais de encaixe que faz com que mexamos muito pouco os pés. Quando isso me começa a acontecer mexo durantes uns segundos os dedos até passar. Se isso te acontece só na estrada é talvez por a pedala em estrada ser mais certa dando pouco movimento ao pé. No monte como ás vezes é preciso levantar ou dar uma pedalada menos certa, o pé tem menos tendencia a ficar dormente!..
 

Marreiros

Active Member
Quanto aos pés pode ser o sapato de encaixe demasiado apertado ou uma posição incorrecta de montagem do cleat que vai fazer com que o sapato encaixe no pedal ponha o pé uma posição incorrecta. Neste caso tenta alinhar a zona do "joanete" do pé com o eixo do pedal.

Como faço muita estrada com a minha bicla de BTT tive de ter muita atenção à posição do corpo para evitar os problemas que já referiste. Nas mãos por vezes acontece essa dormência mas a solução é variar a sua posição entre os punhos e bar-ends.
 

fox

New Member
Ora bem... Vou arriscar mais um palpite...
Se são os pés os primeiros a ficar dormentes e depois as partes baixas, a explicação mantém-se:

Falta ou má circulação sanguínea. Os pés são os primeiros a sofrer pois estão mais "longe". Mas ao manteres a posição essa sensação de atrofio/dormência vai alargar-se a outras partes do corpo. Em muitos Kms de estrada às vezes até as mãos sentia dormentes. Tudo por culpa da má posição no selim...
 

TheTraveler

Active Member
Saíu há uns tempos um teste a um selim no PortalBTT que dizem resolver esse problema.
rep109_3.jpg


O que acham desta coisa esquesita?
 

Xpectro

New Member
É em relação aos pés também ja me aconteceu, presumo que causado pelos pedais de encaixe e devido á posição do pé se manter inalterada, basta mexer um pouco o pé e passa.
Quanto ás partes baixas... dormencia :shock: nunca em cima de uma K..a :p :p
 

Miguel Cardoso

New Member
Pois a dormência das partes já me aconteceu montado numa "especializada", principalmente durante longos periodos a pedalar e em subidas longas. Aconselharam-me a comprar um bom selim, nomeadamente, da Selle Italia modelo Max Flit Gel Flow, os selins do género tem um intervalo (buraco) na zona onde acenta o perineo o que fáz com que aquela parte do corpo não esteja apoiada ou comprimida no selim, mas sim, como o Marreiros referio e muito bem, os dois ossos do iliaco, desta forma evita a má circulação do sangue naquela zona do corpo e por sua vez como consequência primária a dormência.
Desde que tenho este selim nunca mais voltou a acontecer.

Boas pedaladas

Miguel
 

Remi

New Member
Dormência nos é coisa que me acontece de vez enquanto, especialmente com pedais de encaixe, já faz parte, o melhor é não prestar muita atenção :?

Dormência nas partes nunca me aconteceu .. talvez porque sempre usei bancos daqueles com o rasgo a meio que servem para melhorar a circulação sanguínea. Se isso me acontecesse ficaria extremamente preocupado e tentava trocar o mais rapidamente possível de banco .. sempre a melhor protecção prás "jóias da casa" a todo o custo! :shock:
 

Xpectro

New Member
Realmente se calhar a diferença é mesmo o selim, é que todos os selins que usei têm essa dita falha no meio nao comprimindo zonas mais sensíveis. Além de que segundo comentários que já li esses selins servem mesmo para evitar complicações futuras a nível da prostata.
 

José Carlos

New Member
BikeTo, já tens aqui muitas e boas sugestões para as possíveis causas dos teus problemas,
quero apenas reforçar uma delas que passou assim um pouco despercebida.

Já percebi que trocaste de selim, mas e quanto à sua posição? Foi alterada?

O fox disse, e muito bem: "Tudo por culpa da má posição no selim..."

Isso de te estar a adormecerem as partes pode não ser o selim em sí, mas o facto de estar mal regulado.

Se tiveres o "nariz" (do selim, claro) muito levantado, pode acontecer.

De resto acho que já foi prácticamente tudo dito, e os selins com abertura ao centro,
são mesmo muito bons pelos motivos já mencionados.

As melhoras. :wink:
 

BikeTo

New Member
sim superbiker a posicao foi mudada, vou ver se altero, pois o meu selim tem o tal rasgo que toda a gente fala é um selle italia flite. por isso nao me parece que seja do selim mas da posicao do mesmo.

Se calhar ando a dar muito uso ao material e ele precisa de descansar e dormir um pouco, daí aproveitar aproveitarem os passeios para ficarem dormentes hehehe :wink:

Abraços e obrigado pelas sugestoes
 
H

Hugo Carvalho

Guest
O marreiros domina!! :wink: =D>

Quanto à dormência nas mãos, a mesma coisa!! Pressão elevada sobre o guiador e consequente obstrução da circulação para a mão. O uso de umas luvas bem almofadadas é aconselhável! Outras das vantagens dos bar-ends é também o de aliviar a posição das mãos e assim permitir um melhor afluxo de sangue para a mão (não sei se usas?)... mas umas boas luvas devem resolver o problema...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

simba

New Member
eu já tenho bar-ends, mas o problema é nas zonas mais técnicas em que não convêm lagar o guiador para se ter um melhor conforto. Eu já pensei em trocar o guiador uma vez que tenho um guiador daqueles direitos sem inclinação, e queria um que tivesse mais inclinação mas que não fosse sobre elevado. Será que resolve, alem das luvas?
 
H

Hugo Carvalho

Guest
O meu guiador é igual ao teu e por vezes também tenho esse problema mas é mesmo uma questão de luvas. Geralmente treino com umas mais gastas e nos eventos já uso umas mais novas e com boas almofadas o que evita esse problema de acontecer.

Pela foto da tua bike, vejo que até nem "cais" muito sobre o guiador o que já não é o meu caso tendo em conta a altura do selim :lol: . A troca de guiador provavelmente não iria resolver o problema.

Porque é que não trocas por exemplo os punhos por uns mais esponjosos por exemplo? Sai-te mais barato! :wink: Os meus são rígidos por uma questão de estética, aderência e acima de tudo de durabilidade mas esta troca será concerteza uma boa opção para esse problema, para além das luvas, claro! :wink:

São as minhas sugestões e mais não sei...

Experimenta pelo menos as luvas e vê se resulta. Se ainda sentires alguma coisa avança para os punhos que acho ser uma boa solução como disse! :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
Top