Parar nos semáforos?

ogoid7

New Member
Como este forum não é de automoveis mas sim de bicicletas, quando vou a andar de bicicleta só passo no vermelho quando posso, quando não posso espero para o fazer com segurança=), nao me recordo se o codigo da estrada tem alguma alinea para estas situações.. de momento desconheço

cumprimentos
 

onix

New Member
quando não posso espero para o fazer com segurança=), nao me recordo se o codigo da estrada tem alguma alinea para estas situações

Tem sim senhor.

Todo e qualquer veiculo que vá a assinalar marcha de urgência, pode atravessar um sinal luminoso vermelho, depois de verificar que o pode fazer em segurança.

Espero ter ajudado algum ciclo desportista "leigo" na matéria.
 

ogoid7

New Member
Ps, esse já conhecia =), serve para todos os veiculos, eu referia-me a regras especificas para ciclistas, em relação à obrigatoriedade ou não de parar ou passar num sinal vermelho ou stop...

cump
 

canuco

New Member
No que diz respeito á circulação, regras e sinalização, os velocipedes são veiculos que se regem pelas regras e sinais do código da estrada.
Tirando o não ser obrigatório seguro e chapa de matricula e a carta de condução...tudo o resto é igual. Até para circularem de noite são obrigados a usar luzes á frente e atrás.
 

Jocas22

Active Member
não é bem assim, á regras que sao diferentes para velocipedes sem motor. se não houver sinalização mesmo que venhas pela direita perdes prioridade, se houver ciclovia tens de circular por lá,...
 

onix

New Member
No que diz respeito á circulação, regras e sinalização, os velocipedes são veiculos que se regem pelas regras e sinais do código da estrada.

Esta tudo dito aqui.
Tudo o resto são meras suposições e formas interpretativas, muito pessoais e de conveniências.

Existe por norma alguma tolerância por parte das autoridades em relação aos velocipedes. No entanto,todos vamos lendo aqui e ali, que vão sendo feitas algumas autuações, tudo dependendo da forma como o "Agente" interpreta a infracção, grave ou menos grave...em "Tom" de goso para com a autoridade, ou apenas por mero descuido.

É bem possível, que uma infracção grave, levada à letra por um agente mais teimoso/rigoroso, incorra na apreensão da carta de condução.

Eu ja estive para ser multado por passar um vermelho, num entroncamento. Fui perseguido,mandado parar,recolheram toda a minha identificação e ainda fui interrogado no sentido de revelar o nome de um dos meus amigos que tinham fugido...isto tudo por um agente meu conhecido.
É certo que o agente em causa,agiu em conformidade mais para mostrar aos "Maçaricos" que vinham na viatura com ele e andavam a aprender,do que para realmente me autuar. No entanto, ao outro dia tive que me deslocar ao posto para falar com ele (agente), pedindo-lhe desculpa pela sucedido e tentado dizer-lhe que não coloquei ninguém em risco e só avancei depois de verificar que tinha condições para o fazer.
Valeu-me a boa disposição dele naquele dia, pois ele até nem costuma facilitar a vida a ninguém.
 

Mach 4

New Member
Eu ontem passei 4 semáforos vermelhos...e cheguei a casa são e salvo.
Já uma cliente da minha esposa foi hoje atropelada...numa passadeira.

Só para reflectirem!!

Bom Natal para todos.

P.s - E lembrem-se que a cor do Natal é o Vermelho.
 
Last edited:

kuhn

New Member
Onix se a policia me pedisse a carta de condução por passar um vermelho a andar de bike simplesmente não lhe dava nem mencionava que a tinha, porque para andar em velocípedes não preciso desta, a lei assim o diz.

O que é isso de grave ou muito grave? tem a ver com o montante da multa? ou ficas sem poder conduzir a bike? :mrgreen:

tenrinhos :#1:
 

miguelcarromeu

Active Member
Há aqui quem precise fazer uma reciclagem ao Código da Estrada, ao Código Civil e talvez a outros manuais quotidianos de bom-senso.

E já agora, para quem não sabe, não podem recusar a identificação a um agente de autoridade.
 

canuco

New Member
Como é óbvio, não é preciso habilitação legal para conduzir um velocipede, se o policia mandar parar, o que pode pedir é a identificação...ou seja o BI e mais nada.
Mas acredito que em breve façam o cruzamento de informação pelo BI e vejam que o condutor do velocipede tambem tem carta de carro e então apliquem a sanção acessória....veremos.
 

miguelcarromeu

Active Member
E mesmo que não tenha Carta de Condução, nada impede que se multe o contribuinte. Se for uma infracção que tenha paralelismo com o Código Cívil, não é mesmo nada complicado.
 

onix

New Member
Onix se a policia me pedisse a carta de condução por passar um vermelho a andar de bike simplesmente não lhe dava nem mencionava que a tinha,

Boas Kuhn

Esperemos que nunca seja preciso chegar a esse ponto, mas não te esqueças que a "autoridade" não precisa que lhe entregues a carta a bem. Eles com os teus dados, sabem se tens carta ou não e se entenderem que te a deverão "caçar", seguem todos os trâmites legais para esse efeito.

Passar um vermelho, seja em que veiculo for é um delito grave.

Quando eu fui mandado parar da outra vez por passar o vermelho, mais à frente puxei do télélé, para ver onde estavam os meus amigos "fugitivos" e nesse preciso momento a "bofia" voltou a passar por mim...pensei logo, ja estou fod***, duas vezes seguidas, agora não escapo...mas não, voltei a ter sorte, pois uns dias antes um "civil" ciclista,tinha levado uma multa por ir a andar de bike e ao telemóvel... o caso até veio no jornal da Cidade (Jornal da Marinha).
 

mataburacos

New Member
fui à pouco dar uma volta.. para não variar parei no cruzamento da av da republica com a av de berna
deu para receber um sorriso duma jovem que ia no taxi. parece que realmente vale a pena prestar atenção a estas coisas
 
Top