Parar nos semáforos?

Costumo respeitar quase sempre os semáforos! E digo quase sempre, porque há um certo tipo de semáforos que obrigam mesmo um ciclista ou motociclista a transgredir. Não dão mesmo outra hipótese!

Estou a falar daqueles semáforos em cruzamentos, com sensores no pavimento, mas pouco sensíveis ou mal regulados, que apenas são accionados pelos automóveis. Ao fim de uns 6 ou 7 minutos parado num vermelho que não muda, quase ninguém vai esperar 10 ou 20 minutos que venha um carro para accionar o sistema, pois não?


Outro aspecto ridículo de certos semáforos mal regulados ou mal concebidos. Vivo perto da EN-109, numa zona conhecida pelas longas rectas de muitos quilómetros, mas onde há muitas localidades. Existem alguns semáforos de controlo de velocidade à entrada de algumas localidades. Se vem um carro a 55 ou 70 km/ hora, a sinal passa a amarelo/laranja e vermelho em tempo útil.

Mas o caricato é que estou farto de ver casos de automóveis que vêm a voar a 150 ou 200, e quando o semáforo passa a vermelho, já estão 100 ou 200 metros para lá do semáforo. :fpalm:
 

onix

New Member
Parece que tiveste de fazer código e condução para andar de bike Acho que não existe, pelo menos na minha terra, mas se calhar vou tirar carta de bicicleta

Pois para quem não sabe, já foi obrigatório carta de condução para veículos sem motor. Claro que isto foi só para aqueles "seres" mais antigos, assim como eu que já sou um "Dinossauro".
Não sei se sou melhor cumpridor do que alguns, sei que por vezes também cometo uns erros e sei que estou habilitado a conduzir as minhas bikes .

Fica a prova.

ccf1912201200000.jpg
 

mouratespt

New Member
Sei que já foi obrigatório, não sou nenhum atrasado mental... O meu avô também tinha carta de bicicleta, não tinha era semáforos para parar :D
 

ric2009do

New Member
bruno e. santos
desculpa que te diga mas esses semaforos ate estao bem regulados, pior que esses ha aqui na venda do pinheiro em que se fores a mais de 50 acende o amarelo depois o vermelho mas para os carros que vem em sentido contrario, isso sim e mal regulado.:fpalm:
 

kuhn

New Member
"Parece que tiveste de fazer código e condução para andar de bike :fpalm: Acho que não existe, pelo menos na minha terra, mas se calhar vou tirar carta de bicicleta hehehehe, só tens de me dizer em que escola tiraste para eu fazer a minha inscrição.

Andar de carro ou de mota são coisas completamente diferentes, de bike desde que não coloque ninguém em risco, e exista consciência por mim andar na estrada é como no monte... à sorte :D"

haja alguém que me perceba :mrgreen:
 

kuhn

New Member
"uma moto até 125cc com a categoria B? Motos essas que chegam sem dificuladade aos 120km/h...."

Que mota é essa?
:rotfl:
 

Mach 4

New Member
Eu só gostava de saber quantas almas que estão aqui a pregar pelas regras rigorosas do CE...se nunca, enquanto peões, atravessaram uma passadeira com o vermelho??

Pois é...é lixado darmos a "mão á palmatória", não é??
Ide mas é dar letra ao céguinho homes.
 

petiagos

New Member
É dos tais tópicos que vejo a engordar a olhos vistos... já vai em 40 páginas ou mais ... e que vai continuar a engordar:fpalm:
Parece a questão do Ovo e da Galinha ... do Ser ou Não Ser ... e neste caso do Parar ou Não Parar...
Só os daltónicos têm desculpa ...
Todos os outros vivem com a opção que tomaram: passo sim senhor...é responsável pela decisão que os seus neurónios tomaram. Não passo não senhor... idem idem aspas aspas.
Não é preciso 40 páginas de malta a dizer: ai eu passo e faço bem ... ai eu não passo e eu é que faço bem !!!
Vão lá pedalar ... e com juizo.

Se fui bruto ... apitem .. que a intenção não é essa ;)
 

Mach 4

New Member
Todos os outros vivem com a opção que tomaram...

Amigo...a vida não é mais do um mar de opções. Uns safam-se a nadar...outros morrem afogados.
Tudo reside na opção de querer aprender a nadar ou não.
E acreditem que isto não é só filosofia barata...é a pura realidade que pode afectar em muito a nossa maneira de viver.
 

petiagos

New Member
O foco do tópico não parecer ser a consequência ... mas o fato de se passar ou não.
São 40 páginas a dizer: eu passo...eu não passo ... eu abrando ... eu não abrando... eu quase que páro, mas aguento o equilibrio...etc, etc ...
Eom isto ... já postei 3 vezes neste tópico.:cool:
 

Nelito122

Member
Simples (sem ordem de importância):
1- Levas uma passa ou;
2 - És multado ou;
3 - Não acontece nada.

No semáforo seguinte voltas a ter as 3 opções.
(Também me parece que 40 paginas nesta discussão é algo descabido. Há quem pare. Há quem não pare. Tudo tem uma consequência, não se queixem é do resultado da acção, quando os resultados são conhecidos)
 

kuhn

New Member
O grande problema do arrastamento desta questão é todos focarem a sua atenção no sinal vermelho, quando na verdade existe inúmeras situações em que passar o vermelho não causa qualquer tipo de perigo, como também existe o inverso.

Exemplos:

1-Quando existe sinalização luminosa só para passadeiras e não á peões a atravessar é óbvio que não vou parar quando este passa a vermelho, porque não estou a por em causa a segurança de ninguém.

2- Quando existe sinalização luminosa num cruzamento, retunda ou outra situação de cedência de passagem é óbvio que vou parar quando este passar a vermelho, porque ai já está em causa a minha segurança e a dos restantes utilizadores da via.


Conclusão:

Quando me perguntam se paro no vermelho eu respondo sim e não, tudo depende da função do mesmo é uma questão de bom senso e civismo, tudo resto é conversa da treta.

De resto não me venham cá com cartas de condução, porque este fórum é sobre bicicletas e não de carros e motas.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
o problema de nao passarmos de um "passo" "nao passo", foi aparecerem coisas como:

"é por causa disso que o pais está assim"

"se vir uma bicicleta a passar no vermelho o automobilista tem o direito de ficar chateado e até poder-se vingar"

entre outras perolas :D

Mas tambem nao vejo mal nenhum em discutir-se diferentes pontos de vista, é pra isso que serve o forum e aqui todos defenderam os seus pontos de vista sem partir pra agressoes como vi noutros topicos. Se calhar agora alguns ja moderam o "road rage", outros ja param no vermelho graças á discussao.

Boas festas
 
Top