Parar e recomeçar em subidas com pedais de encaixe (ou sem eles)

PerleKes

Member
Ora aqui vai uma questão q é mais técnica do que mecânica:

  • Quando estão a subir alguma subida com uma inclinação razoável e por alguma razão param, como voltam a subir?
    Saem da bicicleta e sobem a pé?(estou a ficar perito nesta... :mrgreen:)
  • Viram a bicicleta perpendicularmente para ganhar balanço?
  • Mudam para uma mudança mais pesada pedalando com a mão e tentam subir?(visto que numa mudança leve nc conseguem pedalar o suficiente para equilibrar) e encaixam enquanto estao a subir?
 

ptuser_btt

New Member
Boas...

Por experiência própria e dado que numa subida, supostamente vais numa mudança mais baixa, deves começar a pedalar, se possível, perpendiculamente ao caminho para poderes ganhar alguma velocidade. E para não haver surpresas costumo começar sem ter o sapato encaixado, é que já cai a conta disso :)

ptuser
 

klaser

Well-Known Member
O problema é quando estamos a subir num caminho irregular cheio de regos onde o nosso "caminho" não é muito mais largo que a medida de 2 ou 3 pneus...aí não dá pra por a bike na perpendicular...Eu normalmente tento padalar o máximo pra ganhar balanço,o que com uma mudança leve nem sempre é fácil,nunca tentei levantar a roda traseira e meter uma mais pesada à mão,mas fico a aguardar a resposta dos mais experientes pra decidir o que fazer da próxima vez...
 

andrextr

Active Member
Josant said:
Uma pérola aqui do fórum :wink:

Ehehe, enquanto for só do fórum, menos mal... O pior é se mais tarde alguem do trabalho descobre esta palhaçada ehehehl :mrgreen:

Cada um sobe tem o seu truque, mas eu devo confessar que me dou bastante bem com o meu truque, e consigo subir autenticas paredes depois de parar. Só não tenho é caixa de ar para aguentar durante muito tempo, mas falta de técnica não é o problema eheh :mrgreen:
 

Songo

New Member
"dantes" conseguia arrancar do "0" na maior parte das subidas, utilizando "aproximadamente" o metodo no video do andrextr (costumava largar os travoes 1 bocadinho antes)


agora com os encaixes é mais dificil :p porque se me desequilibro arrisco-me mesmo a ficar deitado :D
 

tart@ruga

New Member
Foi um dos problemas que me surgiram quando coloquei os pedais de encaixe, mas foi uma questão de habituação, mas o problema maior para mim é a pedra solta ou o terreno muito irregular, raízes e pedras maiores, também os regos da agua ou os rodados dos 4x4, por vezes não á outra alternativa a levar a menina á mão, até porque quando paro no meio duma dessas paredes não é para ver as horas nem para beber agua é porque as pernas já estão no limite.
 

andrextr

Active Member
ikillyou said:
Bem, este vídeo é aplicável a quem anda sem pedais de encaixe.

Com pedais de encaixe não é bem assim... :twisted:

Ai não? Pois eu ando sempre de pedais de encaixe e fiz o video com pedais de encaixe.... Como explicas isto? :mrgreen: :twisted:

É claro que eu arranco sempre com eles desencaixados, e quando a subida fica melhor, aí então está na altura de os encaixar... caso encaixem logo ao inicio arriscam-se a cair po lado quer durante o arranque ou 10 segundos à frente... (isto se a subida for mesmo complicada e a velocidade for baixa)

O pessoal não consegue arrancar numa subida nem com os pedais desencaixados e já querem tentar encaixar primeiro... eheh

Já agora ikillyou, qual é o teu método milagroso para arrancar com os pedais encaixados sem haver o risco de cair pro lado? :mrgreen: :wink:
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boas Andre,

andrextr said:
Já agora ikillyou, qual é o teu método milagroso para arrancar com os pedais encaixados sem haver o risco de cair pro lado? :mrgreen: :wink:

Com pedais de plataforma, ou mistos, tenho o mesmo método que tu mostraste no vídeo.

Com pedais de encaixe tento montar e se não der toca a correr monte acima. :mrgreen:

semttulolyl.jpg


Não estarás um pouco esquecido dos pedais que tinhas quando fizeste o vídeo? :twisted:

É que vendo com atenção consegue-se verificar que os pedais ou são de plataforma ou são mistos.

No entanto fica a imagem... :twisted:

Abraço
 

João Ramos

New Member
Re: Parar e recomeçar em subidas com pedais de encaixe (ou sem eles)

AndreXTR, "The Master of BTT" :lol: hehehehehe

Muito obrigado pelo vídeo, e já agora, aquela parte de termos de largar os travões deu-me muito jeito. É que para quem já me viu a parar nas subidas, foi esta a razão! Esqueci-me de largar os travões a meio da descida. Muito obrigado pela dica :p

Ps: não digas a ninguém mas também vou ver as "Tardes da Júlia" :p :p :p :p :p :p eu aceito o convite :D

Estou a brincar. Não leves a mal :D

Cumps
 

andrextr

Active Member
Eheheh

ikillyou, esses pedais de facto eram mistos, mas já os troquei por uns shimano SPD sem a plataforma.

De qualquer das maneiras, mistos ou não, eu nunca os encaixo no arranque. Só os encaixo um pouco mais a frente depois de passar as partes mais complicadas (regos/raizes/etc...)
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
andrextr said:
ikillyou, esses pedais de facto eram mistos, mas já os troquei por uns shimano SPD sem a plataforma.

Tavas esquecido!

Mafioso! :twisted:

Boas subidas :mrgreen:
 
Top