Parafusos não saiem!!!!!

Boas tardes malta!

Estou a aprender a fazer algumas revisões à minha bicicleta (VAG com 10 anos), e deparei me com um problema, a maioria dos parafusos "estão colados". Inclusive ao tentar alterar o selim parti uma chave xD

Tentei mudar os pedais para pedais de encaixe, mas não consigo por nenhum a rolar lol

Existe algum lubrificante que possa colocar para os conseguir tirar?

Sei que existe uma pasta para se por nas roscas antes de as colocar. Mas para tirar não sei.....

HHHEEEEEELLLLLPPP!
 

SeteGu

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Quanto mais não seja "bota" WD-40 e deixa atuar. Depois coloca mais e dá umas pancadas (sem estragar) a ver se isso "descola".

Quanto aos pedais é simples... quanto maior for a alavanca mais força conseguirás exercer.

EDIT: Cuidado para não moer as cabeças dos parafusos.
 
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DFigueiredo

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Para tirar os pedais, além de teres atenção ao sentido de rotação, metes uma chave de bocas mais comprida que tiveres e das umas marteladas na ponta que isso acaba por sair.
Julgo que seja o pedal direito que aperta no sentido horário e o esquerdo ao contrário.
 
Continuo sem conseguir tirar o parafuso que agarra o selim :S

Já coloquei WD40, bati, e nada... Já dei cabo de

Será que vou ficar com um selim e um espigão encostados? --'

Já agora que massa recomendam para colocar quando fizer as revisões/limpezas?

Abraço
 

hesitate

Member
Agora, quando montares tudo tem atenção aos apertos, pouco chega sempre, se preciso mais é dar mais 1/4 de volta, e tão importante como isso é meter massa de lítio...
 

Joseelias

Well-Known Member
Em último caso tentas serrar o parafuso para tirar o selim. Penso que seja possível meter uma lâmina de serra estreita algures.

Depois com o selim tirado podes tentar remover o parafuso. Numa serralharia conseguem fazer isso caso não o consigas sozinho e depois compras outro igual. Levas o parafuso que tiraste, ou até o espigão de selim a uma loja de ferragens e compras um parafuso sextavado interior compatível com a rosca.

Podes (e deves) de usar massa consistente nas roscas dos parafusos. É uma coisa barata e poupa-te muitos problemas.
 
Pois não fui eu que montei o selim. Já está montado prai a 7 anos, provavelmente sem massa. xD

Mas com os erros dos outros também se aprende :p

Em ultimo caso terá mesmo de ser assim secalhar!

Para massa lubrificante falaram me em fio de cobre (poderá ser isso?) mas que era caro...
 

Joseelias

Well-Known Member
A massa consistente que falo é do mais comum que há, e é muito barato. Não sei de cor o preço mas deves de dar 3 ou 4€ no máximo por um tubo que te dará para muito tempo mesmo usando noutras coisas. Em qualquer loja de ferragens e ferramentas encontras, ou no MaxMat ou Leroy Merlin.

Mesmo as massas especificas para Btt sem litio, como as que se usam para os cubos das rodas e retentores das suspensões são mais caras, e mesmo assim não passam dos 9€ na Sport Zone. Mas para isso podes usar das massas normais.
 

Manchanegra

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Boas!
Vou aproveitar a questão para esclarecer uma duvida.
Qual a diferença entre a massa com e sem litio bem como as possiveis implicações?
Obrigado

AS
 

camponubla

Well-Known Member
Não sei se é o teu caso, mas tem que se ter atenção quando se usam parafusos em INOX/ titânio já que quando usados deve-se sempre por na rosca do parafuso massa anti-gripagem ou de não ter esta massa, no mínimo massa consistente. Isto é assim, já que materiais com diferente potencial eléctrico provocam uma corrosão galvánica (existe uma diferencia de potencial entre os dois materiais que cria um passo de corrente, que provoca corrosão.....e esta corrosão faz com que os dois materiais fiquem "colados").

Quanta maior é a diferencia de potencial maior é a corrosão. Por exemplo, titânio e inox têm potenciais parecidos......e estes dois materiais têm potenciais muuito diferentes do alumínio.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Manchanegra

Para além do óbvio que é umas terem Lítio e outras não :D não te consigo esclarecer em termos técnicos as diferenças entre ambas.

Em termos de uso nas bicicletas sei que nunca se deve de usar massas com Lítio em componentes que têm plásticos e borrachas tais como as suspensões, cubos e por aí fora. Essas massas vão ressequir esses materiais tornando-os quebradiços e degradando-os. Os cubos perderão parte dos selos de protecção contra a água, e as suspensões para além de sofrerem o mesmo ainda vão ter a degradação dos retentores e outras peças que mantêm as pernas justas às bainhas criando folgas.
 
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