Papa Talefes

helio69

New Member
Um vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km
in Wikipédia

Quantas vezes não andamos vários dias, semanas ou meses a prometer que um dia subiremos até lá acima ao "Talefe", aquele mesmo que está no meio do nada bem mais alto que as altitudes que normalmente percorremos com as nossas bicicletas... E quando passado esse tempo todo, de promessas, alcançamos a meta à muito ambicionada a sensação que fica é a de deslumbre com a paisagem e de conquista.

Já há algum tempo que criei uma lista mental com todos os marcos geodésicos que já alcancei recorrendo apenas à bicicleta. O objectivo passava por calcorrear todos os marcos do concelho de Castro Daire, algo que está perto de ser alcançado.

Assim como eu deverão existir outros bttistas com esta fixação por marcos geodésicos, afinal de contas eles parece que nos chamam.

Assim, lanço o desafio "PAPA TALEFES" a todos.

Este desafio passa por conquistarmos todos os 8029 marcos geodésicos existentes em Portugal e por "conquista" entenda-se SUBIR até lá ao alto de bicicleta e registar o momento com uma fotografia que é para todos acreditarmos. Depois é só realizar o registo do feito num formulário criado para o efeito.

Para isso criei e procurei pela net alguns instrumentos que nos irão ajudar na tarefa, nomeadamente um ficheiro com todos os marcos geodésicos e que pode ser consultado em Google Earth, um outro que possui a lista em formato excel sendo atribuído um número a cada "talefe" e finalmente um formulário onde o pessoal poderá realizar o registo da conquista...

Não se pretende ver quem conquista mais marcos, nem dar conferir a isto qualquer componente competitiva, pelo que não creio que valha a pena aldrabar os registos... O que interessa é o pessoal divertir-se e conhecer novos locais.

Assim deixo aqui as instruções para quem queira abraçar o desafio:

- Descarregar os dois ficheiros nos links abaixo, os quais possuem um ficheiro para Google Earth com a localização de todos os Marcos Geodésicos de Portugal (8029) e um outro ficheiro em formato Excel que possui a lista desses mesmos 8029 marcos com um número atribuído a cada um deles (muito importante para o registo), nome, altura e coordenadas UTM para cada um.

- Depois de "conquistar" um marco geodésico e tirada a fotografia, esta última deve ser carregada para um site que aloje fotos (ex.: http://www.imageshack.us ) de modo a todos podermos vê-la.

- Finalmente segue-se o link em baixo para efectuar o registo em formulário próprio, preenchendo o máximo de campos possíveis sendo que alguns são obrigatórios, nomeadamente o campo para colocar o link para a fotografia.

- Em baixo fica também o link para a tabela onde são inseridos os dados e que pode ser consultada de modo saber quais os marcos já inseridos.


Observações: O mesmo marco pode ser inserido várias vezes. Tal não é proibido e até pode ser engraçado saber quais os marcos geodésicos mais visitados, assim como ver as diferentes fotos pelo pessoal.
A fotografia é obrigatória, pelo que os registos sem fotografia serão apagados assim que sejam detectados.

Links:

Lista de todos os Marcos Geodésicos portugueses
Ficheiro para Google Earth com todos os Marcos Geodésicos em Portugal
Formulário de Registo
Lista de registos já efectuados


Será também interessante o pessoal deixar aqui no tópico a fotografia assim como algumas informações sobre as suas conquistas...

Esta informação também está disponível em www.bttar.blogspot.com

Se algo não estiver a funcionar correctamente ou se tiverem alguma sugestão digam o quanto antes para poder corrigir!
 
Last edited:

pin7as

New Member
boas helio69,
provavelmente não nos conheces mas nós bttpinoco temos esse fetiche de conquistar marcos geodésicos! olha o que conquistamos até ao momento aqui...
o nome do grupo deriva dessa mesma sede de conquista dos marcos geodésicos e sei que ninguém tem uma colecção maior que a nossa!

abraço!
 

helio69

New Member
É de facto uma colecção apreciável.... Gandas malucos!

Eu sei que há mais pessoal maluquinho pelos Talefes, daí a ideia do Papa Talefes de modo a partilhar este "vicio" com mais pessoal. Digamos que será terapia de grupo!

Dará trabalho, mas se quiserem registar as vossas conquistas era bem porreiro! Deixem é algum na zona do minho para o pessoal "papar"! ;)
 

Ferrão

New Member
Achei piada ao desafio. Também eu gosto de talefes e já conquistei uns quantos. Vamos lá então fazer o registo da coisa.

No dia 27 de Março irei conquistar (mais uma vez) o mais importante talefe do país (na 4ª edição dos 5 empenos) pelo simples facto de ser o que marca o centro geodésico de Portugal.

Podem dar uma vista de olhos às edições passadas aqui
 

helio69

New Member
ZE KTM... Não percebi!

Eu como já coloquei quatro registos deixo aqui as fotos dos mesmos... São todos no concelho de Castro Daire à excepção de um que fica perto da aldeia de Antas no concelho de Penedono. Normalmente o pessoal passa por lá nas provas dos nossos amigos da Beselga!

Carreirinhos (Ribolhos/Castro Daire)
03082009003.jpg


Arco (perto de Casais do Monte no concelho de Castro Daire, mas creio que o marco geodésico já faz parte do concelho de Viseu)
dsc01419cg1.jpg


Sirigo (Antas/Penedono)
dsc04761g.jpg


Travessa (Cujó/Castro Daire)
dsc03292h.jpg


Para o Talefe da Travessa e do Arco existem dois tracks disponíveis no blog das mulas em www.bttar.blogspot.com . O da Travessa é o Track de Alagoa das Casas e o do Arco é o da Travessia Castro Daire - Viseu
 
Last edited:

indy

Member
É uma ideia engraçada. Estive aqui a "folhear" as minhas fotos e carreguei para lá os primeiros que me apareceram. Mas aquilo ainda dá um 'cadito de trabalho... um dia destes carrego mais ;)

Aqui fica um de 1ª categoria, Larouco, o 3º ponto mais alto de Portugal continental... com duas singlespeed a escolta-lo (Março, 2007):
182810p6vwr.jpg
 

helio69

New Member
Em principio pelo menos semanalmente vou actualizar o ficheiro para o Google Earth de modo a que seja possível ver os marcos já "papados"... Estes ficarão a vermelho e nas propriedades de cada um terá a indicação das pessoas que já lá estiveram!

O sistema não é o mais funcional, mas é o que os meus conhecimentos de informática permitem!
 

miguelm3

New Member
boas
ora aqui esta um topico (porreiro pa) vou estar atento pois da me a impressao que me vai dar a conhecer melhor este nosso portugal e que por sinal é bem porreirinho
 

Ferrão

New Member
Picoto da Melriça e centro Geodésico de Portugal - Vila de Rei

Latitude 39°41'40.34"N
Longitude 8° 7'49.94"W

dscf1289g.jpg


rotados5empemos098.jpg


dscf1316l.jpg


dsc01190wy.jpg


img6066c.jpg


Picoto da Pederneira - Sertã

Latitude 39°48'4.71"N
Longitude 8° 2'13.75"W

rotados5empemos030.jpg
 
Last edited:

lobo solitario

New Member
A ideia é interessante quer para os que se entusiasmam com o coleccionismo quer para quem imagina já o que será atingir alguns desses pinocos. Estou a pensar em sítios como o Borrageiro ou o Pé de Cabril no Gerês ou o próprio topo da Peneda. Impossível de lá chegar não será mas certa pinocada poderá dar num valente esquentamento...
 

gabrieljla

New Member
Viva!
Ora aqui está uma ideia porreira.
Vou começar a papar uns "talefes" aqui da minha zona. Por vezes saio pelo campo fora na bike e chego a um momento que já nao me apetece por ja conhecer e andar sem objectivo.
Assim, mesmo pedalando nas zonas que conheço, pedalo com um missão... chegar ao "talefe" e fazer o registo. Gostei mesmo da ideia!

Boas pedaladas
 

jakin

Utilizador Banido
Obrigado pelo ficheiro com os taledes para o google earth. Aqui na zona já os papei todos :) mas não tenho fotos.
Mas ver os trilhos no google earth é sempre mais uma desculpa para ir andar à descoberta de novos caminhos e talefes!
E são uns milhares...
 

helio69

New Member
Antes de mais devo dizer que os ficheiros com os talefes não são, obviamente, da minha autoria, pelo que assim que me for possível irei aqui colocar os autores dos mesmos...

Sem desprimor por outros usuários do fórum, já estava a estranhar o Tlages ainda não ter dado sinal neste tópico... :) Mas ainda faltam mais alguns malucos... do costume! Outros já cá deixaram a sua marca...
 

Pedro Augusto

New Member
Viva Helio

Tenho aqui uma shapefile com os marcos geodésicos, muito semelhante à que ai publicaste, mas também não sei a origem disto!! Tem 8231 entradas, em vez das 8029! Deve ser bruxedo ou algo parecido:confused:
Pensei que fosse do Atlas do Ambiente Digital, mas afinal deve ter sido algum colega que me passou e já não me lembro...

Deixa o tempo melhorar, e eu vou encher isto de fotos!:cool:
Parabéns pela ideia
 

helio69

New Member
Ora, tu é que és o homem indicado para isso... Papar Talefes e arranjar os fiheiros! Por acaso pedi ao camarada Silva para me dar uma ajuda, até porque anda dedicado ao SIG, mas como o homem agora está na Póvoa ainda não não me arranjou nada!
 

rotiv

New Member
Boas

Estive a fazer uma pesquisa nuns ficheiros/dados antigos que tinha, e encontrei o seguinte um ficheiro em kml para por os marcos geodésicos no google, e um ficheiro em excell que contem 8133 marcos geodésicos, pelo que vejo a informação não é correcto em nenhuma das situações.

1 abraço
 
Top