Os problemas criados pelos motards - defendam os "vossos" trilhos!

nasp

Member
Boas

Por muito que queira nao consigo enetender este tópico. Vamos lá por partes, quem chegou 1º ao monte foram oas motos, jipes e afins, as btt chegaram muito tempo depois, acho que é muito pior uma chuvada num caminho que 10 ou 15 motos ou jipes a lavrar po lá fora, e por fim o que me levou a aderir ao btt foi isso mesmo os caminhos duros e destridos por valas com dificuldade extra tanto em valas como em lama funda remexida pelos jipes e motos. Para alem disso quantos de nós quando apanhamos uma descida louca e vamos por lá fora nos lembramos que poderá alguem vir a subir a pé ou algum idoso que mal se consegue mexer no meio do trilho sem possibilades de nos desviarmos. Em relação a mim não tenho nada a apontar nestes curtos 3 meses de regresso ao btt depois de 15 anos parado, onde nesse tempo sim eram muito mais motos e o respeito por nós era muito pouco.
Devemos sim preocuparmo-nos com o lixo nos caminhos, deixado por alguns de nós tipo camaras de ar, plasticos das barras energeticas pelo chão, latas de redbull etc, como ainda hoje encontrei, já pra nao falar de valas abertas nos caminhos pela chuva , tapadas com ramda de eucalitos tipo armadilha, alguma delas com mais de 40 cm profundidade.
 

GETmoney

New Member
Tchiiii,

Imaginem lá isto,
Ontem na minha volta, tive uma queda muito muito ligeira, com os pedais de encaixe colocados, só oiço BRAUMMMMM, BRAUMMMMM,
Uma Moto que me passou a centímetros não sei como é que não me atropelou, até o motard ficou branco!! Parou perguntou se estava tudo bem e lá continuou.

Tenho algum receio que não nos vejam e a velocidade com que fazem aqueles caminhos é abismal!! e claro que não andam só pela direita.
 

ig9981

New Member
E se um de nós, bttista, ao descer a 40 ou 50km/h, que não é muito menos do que as motos dão no mato a descer (a subir eles puxam a velocidades bem maiores acreditem) batemos em alguém que vai por exemplo a caminhar ou correr?? Sim, porque há muita gente que vai para o mato a pé...

Vamos proibir os bttistas de andar no mato?? 90% dos bttistas não têm seguro. Quem paga os danos nesse caso? quem se responsabiliza?? E se a pessoa morre??

Não conseguem ver que nós também somos perigosos em muitas situações??
 

helio69

New Member
Só não consigo compreender é a comparação igualitária realizada entre uma bicicleta e uma mota ou um jipe!

Não sou grande especialista em fisica, mas a diferença de massas é considerável, assim como o barulho e consequente falta de audição no caso de alguém berrar ou até apitar!

E também não percebo (falo dos que andam aqui na terrinha) o que passa pela cabeça de pessoas que se põem a andar no mato como se estivessem num Dakar ou Rally... O monte dá para todos, mas com civismo!

Dar gaz (e não é 30 ou 40 à hora) no monte, andar com um tractor não sinalizado numa estrada ou com um carro ou mota numa nacional a 140km/h ou mais é para mim um acto irresponsável e criminoso, passível de matar alguém! Por aqui já aconteceu... várias vezes e depois é o Deus me acuda, ai se eu soubesse que não andava assim... Mas as pessoas ninguém as trás de volta!

Eu continuo com os ouvidos atentos e no caso do barulhinho que remédio tenho senão sair do caminho para que nada me aconteça!

O mal neste e noutros países é que só depois do mal feito é que o mesmo é combatido! Mas é a tal coisa, isto já não diz respeito ao tema original do tópico!
 

Miguel Cardoso

New Member
Boas,

Os problemas causados pelos motards aos trilhos é uma consequência da evolução, mas esses problemas não são só causados pelos motards, são criados pelos jipes, carros agricolas, tractores etc., as florestas o campo em geral são um bem comum e todos nós temos o direito de tirar partido disso, bem como, todos nós temos o dever de os preservar. Penso que o mais grave é a falta de civismo que já se verifica nos trilhos, principalmente por parte dos motards e dos condutores de jipes, como se não basta-se o que se assiste nas estradas..., já me aconteceu ser ultapassado ou cruzar com um desses veiculos e levar com um banho de pó e fumo, isto meus amigos é muito feio e é uma grande falta de respeito... Este comportamento é muito usual por parte dos individuos praticantes de desportos motorizados.
 

GETmoney

New Member
Bom,
Não tem comparação de velocidade e de massa se uma moto aquela velocidade te bate, bem!!... é pernas e braços a voar um para cada lado.
Nunca fui a uma prova de rally ou moto cross, mas estes individuos andam como se estivessem numa prova, é que a velocidade é incrivel, e se tens o azar de cair numa curva com os pés encaixados e não tens tempo de os tirar! vai lá gritar vai! Eles não te ouvem! E ficas tipo panqueca no meio do chão.

Não tenho nada contra estes individuos, mas andam no mato como se estivessem em provas, a velocidade é incrível, o que passou por mim devi ir a 100 Km/h, num caminho de terra, no meio da serra.

E a barulheira que fazem! espantam tudo!

Agora comparar a massa de uma bike à de uma moto ou de jipe é :roll:
Se fores de bike a 40 km/h travas e bates a 20 km/h, e é apenas o teu peso mais o da bike, agora imagina uma moto a 100 km/h não consegue travar tão rápido se bater a 60 km/h contra uma pessoa estás a ver a diferença!!!!! :shock:

Bom esses indivíduos deviam de ser banidos, esses e os caçadores!
podíamos fazer uma proposta aos caçadores abrir época de caça aos desportos motorizados no meio do mato, e depois disso falávamos com os animais da floresta e abria-se época de caça aos caçadores!!

Era altamente sem chumbo e sem motores, era a paz!
 

ICC

New Member
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
fonix, isso é que era "limpeza"!!!
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Acho que vão abrir a caça ao GETmoney! :mrgreen: :mrgreen:
 

helio69

New Member
Eh pá... Já nem digo isso... Por mim, basta que andem devagar, porque os tractores andam devagar e eu nunca me vi em maus lençóis por causa de algum!
 

Xure

New Member
Boas!

Adoro jipes, os verdadeiros, ou seja para andar no mato e não a subir passeios... :lol:, infelizmente não tenho nenhum. :(
Adoro motas mas infelizmente não tenho nenhuma, ou felizmente pois não sei se seria a minha desgraça. :twisted:
Adoro bikes e felizmente tenho uma. :lol:

Ora pelo facto de gostar destas 3 vertentes, não me afecta a minha capacidade de analise do problema, bem pelo contrario, leva-me a tentar compreender as pessoas que usufruem os trilhos das mais variadas formas.

A minha analise leva-me a chegar uma vez mais a uma conclusão, pela qual faço questão de pautar a minha vida e a minha convivencia com os outros, o respeito mutuo, valor que para mim é indispensavel.

Tal como aqui já foi referido o facto de uma mota a subir um trilho, a uma certa velocidade, "cospe" pedra por todos os lados e se o conductor não tiver nem respeito nem capacidade de perceber esse facto, certamente estamos perante uma situação de possivel risco para um ciclista de btt, que até pára para ele passar.

Já presenciei situações, onde eles abrandam, e até trocamos informações sobre quantos mais elementos faltam quer do grupo deles, quer do nosso, para que o nosso cruzamento no trilho seja feito de forma segura, mas tb já presenciei situações em que o total desrespeito impera, passando a alta velocidades e deixando uma chuva de pó e de pedras e os outros de se protejam.

No que respeita a erosão, posso dar um exemplo que me deixou bastante desagradado. Numa das varias idas ao santuario, estou a falar da mitica serra da Lousã é claro, deixo-me bastante desagradado ver algum pessoal de motas de enduro a subir uns singles e a escavacar aquilo tudo. Ai leva-me a questionar, será legitimo estar a escavar a serra, podendo criar ali pontos de ruptura com ecossistema, afastando animais do seu habitat natural, criando valas que vão aumentar na proxima chuvada forte?

Não me parece correcto que se possa subir tudo e mais alguma coisa, só pk se tem motor.

Embora tenha bem presente que nós, (malta do BTT), tb deixamos a nossa marca no terreno, nomeadamente quando se fazem provas, passeios e maratonas de 800, 1000, 1500 ciclistas e por ai em diante, em dias de fortes chuvadas, onde a lama após ser pisada por tantos pneus, deixa os caminhos num estado deploravel.
Talvez se estejam a esquecer deste facto, não? :shock:

Portanto e para concluir, se os utilizadores, sejam eles de que forma forem, utilizarem os trilhos de forma consciente, segura e com uma boa dose de bom senso, poderemos encontrar os trilhos mais seguros, pelo facto de não andarmos sozinhos, e mais limpos, pelo facto de serem usados.

Agora não passem por cima de tudo, nem escavaquem as serras, pk caminhos é o que não falta, nem nós temos os direito de deixar os nossos restos mortais de camaras de ar, nem de envolcos de barras e afins...

Abraço :wink:

Ps - O que me incomoda mais é o silencio perdido, com os motores a alta rotação... mas nada a fazer :roll:
 

scarzpt

New Member
Tenho Mota...Tenho Bike...Corro regularmente no Mato e acho este post completamente inutil.
Não tarda andamos a discutir se posso ir correr sem atrapalhar as formigas e os bichinhos...se posso andar de bike sem deixar a borracha do meu pneu no solo, que depois irá poluir nos lençois freáticos...se o barulho da minha mota é responsável pelo não acasalamento dos coelhinhos :shock:
As pessoas deviam pensar mais nas atitudes que tem no dia a dia...eu tambem nao gosto que os cães caguem no meu passeio e de quem é a culpa? Posso andar descansado na estrada de bike sem me preocupar se posso ou não ser atropelado por um acelera qualquer que nem o código respeita mas que ao fim de semana pragueja contra tudo e todos porque quer uma estrada no mato so para ele circular livremente de bike ou mota ou jipe ou a pé ou de tractor ou de skate?
Não vou deixar de andar de MOTA no mato...não vou deixar de andar de BIKE no mato...nem vou deixar de CORRER no mato...haja civismo das pessoas e todos podemos coexistir. E digo para quem quiser ouvir...abro valas no chão de mota, deixo rastos de travagens em descidas de bike, parto ervinhas minusculas no chão quando corro..agora quantos de voces tem a consciências tranquila de nunca ter deixado um papel ou pedaço de lixo sequer que seja no mato ou pelo vidro do carro? ai sim já não há destruição...
 

bruncata

New Member
Em 1º lugar ninguém está a dizer para deixarem de correr, andar de mota, de bicicleta, de jipe e até de tractor no mato!!!
Apenas um alerta de quem quer andar por muito tempo pelo mato!!!
Em relação à inutilidade do post é relativo, tal como é a de muitos comentários que se fazem... inúteis. Eu quando acho algo inútil nem perco tempo... mas isso sou eu...

Hoje fui dar uma volta e a certa altura ouvi barulho de motores. Lá continuei a subir, achando que vinham de frente. De repente aparecem por trás de nós e ...abrandar? porquê? Grande razia e pedras a tilintar nas bicicletas e nas pernas!!! Coitadinhos... e nós a perturbar a passagem dos senhores ...

Eram 5! Desses 5, e isto é apenas uma opinião pessoal, apenas um é merecedor de andar no monte... abrandou, não fez uma tangente, cumprimentou, enfim foi civilizado. Os outros 4, lá seguiram a escavar por ali a cima, a criar single tracks no meio dos trilhos - tal como alguém disse que eles faziam - e a desviar a terra para as bermas e para fora do trilho para que não nos custe tanto subir! Enfim foram uns amores!

off topic: é claro que há bttistas que também não mereciam andar no monte, quer pela falta de respeito pelos outros, quer pelo lixo que deixam!!! Mas isso é para outro tópico!!!


Já agora, na aldeia dos meus avós, desde que me lembro que há tractores e desde que me lembro que os caminhos estão pouco alterados... devem ser condutores de tractores muito respeitadores, pois não criam erosão, ao contrário daqueles que já aqui referiram!!!

Boas pedaladas
 

bruncata

New Member
Desculpem a insistência, mas reparem quais são os rodados que se vêem nas crateras?

Nós, que andamos de bicicleta, fugimos deles...
 

bruncata

New Member
Pedaleiras said:
Boas 8)

:rotfl: BTT é desafio, se querem andar em tapete vão para o alcatrão :!:

Boas Pedaladas :!:

Aproveita enquanto podes!!! Quando nos proibirem de andar por esses montes, como já está a acontecer noutros países, terás, tal como eu, de arranjar outro desafio!!! :wink:
 

dirtyfly

New Member
Acho que cada um deve andar onde quizer desde que não estrague, eu , que so agora começei a andar de bicicleta mas ja faço caminhada há anos tambem me posso queixar dos btteiros que vêm lançados nos trilhos e nao respeitam quem vai a pé !

Jorge
 

bruncata

New Member
Acho que cada um deve andar onde quizer desde que não estrague, eu , que so agora começei a andar de bicicleta mas ja faço caminhada há anos tambem me posso queixar dos btteiros que vêm lançados nos trilhos e nao respeitam quem vai a pé !

Jorge

off-topic
 

dirtyfly

New Member
Pq off-topic ? so se pode falar mal dos motards ? Eu comentei o pedestrianismo para se puder fazer um termo de comparação.
 

bruncata

New Member
Não leves a mal, mas o topic é sobre a "destruição" dos trilhos...

É claro que o que não falta é pessoal que faz btt e é pouco civilizado, mas isso é um problema de formação pessoal.

Boas pedaladas
 

nuno_bacia

New Member
ola bons dias tb tenho 1 cena caricata pa vos contar , eu e a minha equipa organizamos 1 passeio btt dia 8 junho 2008
coisas q dao mt trabalho a marcar e logistica , mas td bem la foi feito , no dia do passeio qual foi o nosso espanto qd chegamos a 1 zona e q `OS MENINOS ENGRAÇADOS DAS MOTAS ´ :tungas: nos tinhm mudado parte do percurso , trocaram msm fitas e as setas . Até ouve quem se perdesse . mas ja foram encontrados :rotfl:
digam vosses isso seria para q ?
epa nao sejam assim isto da para todos
 

HardSpeed

New Member
Vamos começar a colocar umas sinaléticas nos trilhos a dizer: "Se és motard, respeita os trilhos para poderes andar!"
Se não resultar, esperemos pela abertura da epóca da caça. :twisted:
 
Top Bottom