Os ciclistas são porcos

oliana

Active Member
Há ciclistas porcos, camionistas, motards, automobilistas, peões e até marinheiros. Não compreendo a generalização.
Faz parte da mentalidade. Hoje passam os empregados da limpeza pela rua e logo a seguir caiu um maço de tabaco, um pacote de batatas, um lenço de papel, pastilha, beatas, pacote de açucar do café, etc. Passam de carro ao lado do caixote de lixo e para não pararem deixam o saco no chão.
São alguns destes que tambem andam pela natureza. Não ofendam o animal. Porco não faz lixo. Come-o. Pelo menos a maior parte. Os outros são simplesmente pessoas que adoram viver na merd...... Como já estamos há algum tempo.
E não querem sair dela.
 
Vejam só a velocidade com que tanta gente aderiu a este tópico!
Com força, vamos lá!
É preciso ir desmascarando os porcos! Nos eventos não há que ter medo! Só faltava que eles refilassem!

Essa bike do Biclas tem os pneus rotos! Parece..!!

HUM....... Um VETERANO a olhar para "biclas" tão novas???? Senhor Girão, veja lá, isto é visto internacionalmente;)

Acerca do lixo, a semana passada andei em Barcelos a fazer um treino, e para meu espanto, numa das zonas, vi muitas, mas mesmo muitas fitas amigos. Não ligo muito a isso, porque nos dias de hoje, não ver lixo ou fitas nos trilhos é o mesmo que ir a Alte e tomar banho de água quente ;);););)
Mas o que me espeantou é que, das várias "qualidades" de fitas, algumas eram dos CHOCOLATES VIANENSE á qual tirei umas fotos e enviei, e nada de resposta, mas o meu maior espanto foi que. a grande maioria das fitas tinham a publicidade da FAMABIKE :( confesso que não gostei mesmo de as ver por lá!!!! E acreditem amigos, se não fossem assim tantas não estava para aqui a perder tempo com isto. É pena que isso aconteça, e que em algumas provas a organização seja obrigada a etiquetar o que levamos nos bolsos para saber quem foi a peça que deixou aquilo pelo caminho. Só mesmo aqui!!!!

Bem, um forte abrassoum para o VETERANO C mais sexy de Portugal ;) (agora dou-lhe graxa)
 

A.M.F

New Member
O que falta a esse pessoal é ser multado.Estive num país se nos vissem a meter lixo para o chão éramos multados e tínhamos de responder ao juge de paix.Mesmo que cuspisses tinhas problemas,pode-se dizer que era um país civilizado_O nosso está a anos luz,quando existe um evento as fitas vão ficar até ao próximo,os detritos vão ficar.
O pessoal pensa que o plástico se degrada mas leva 600 anos para desaparecer.É a civilização que temos,país,educação e justiça zero.Somos considerados dos mais pobres da Europa monetariamente e economicamente e ainada por cima não somos limpos,conservando o ambiente.
 

sete7

Member
Para quem como eu andou no LIMPAR PORTUGAL e depois vê o que se passa nas maratonas é realmente de ficar fulo com a atitude de alguns BTTistas:barafustar:...
mas os BTTistas são apenas o espelho do sociedade.... também conheço muitos BTTistas que como eu também ajudaram a LIMPAR PORTUGAL:venia:
 

jfvo

New Member
Muito bom Topico...

para as coisas começarem a melhorar´temos mesmo que mudar a mentalidade do "povo", pois o problema começa aí..
 
G

Guimarei

Guest
Caro Luis na minha opinião,se calhar até se pode generalizar e os bttistas que participam nas provas ou passeios organizados, não andam só "quando o rei faz anos." Mas o mau exemplo vem principalmente das organizações desses eventos. Basta passar pelo percurso de qualquer passeio desses passado um mês, e ainda se verão as fitas e outras indicações do percurso. Mas estas atitudes não são exclusivo dos bttistas, se passarem por alguns dos locais que no dia 20 de Março foram limpos por milhares de voluntários no projecto "Limpar Portugal", já estão cheios de lixo novamente. O problema são os Portugueses e a sua falta de civismo e isto sim, é generalizado. Tenhamos esperança que as novas gerações alterem esta situação para melhor.









PHP:
[HTML][/HTML]
 

luis biclas

Elos Rápidos
Amigo guimarei, estamos num forum dedicado ao BTT como vertente de "ciclismo", por isso escrevi ciclistas.

Relativamente as fitas, é da responsabilidade dos organizadores limpar, mas confesso que até dão jeito quando vamos a algum local onde não conhecemos e queremos dar umas voltas.
 
Last edited:

alexpinto

New Member
Já há algumas organizações preocupadas com esta falta de civismo,e a provar isso está o Inatel de Viseu,com a organização do www.upanddownbtt.com/ onde já se verifica que alguns abastecimentos liquidos são em recipientes grandes,devendo cada um encher o seu reservatório no local,para não levar as garrafas que mais tarde,vazias,irão pesar imenso e ser atiradas para o chão!
 

agirão

New Member
Senhor Frinxas! Vais pagá-las! O que te valeu foi essa do SEXI..!!

Mas, tens razão, quanto à etiquetagem! No Geo-Raid colocaram uma etiqueta com o número do atleta em tudo o que levava! Seria desclassificado quem fosse apanhado! Nem um! Quem tem c. tem medo!
 

luis biclas

Elos Rápidos
É assim, eu acho que nos como utilizadores "intensivos" da natureza devemos de nos preocupar bastante com a sua boa preservação.
Afinal se não fosse a natureza não tinha-mos os trilhor, caminhos, corta-fogos, etc... para andar, dai que deveremos de dar o exemplo.
Não sou nenhum naturalista maluco, mas preocupo-me com estas coisas e perfiro ver esses caminhos cheios de lama e rodados de bicicleta do que cheios de lixo.
 

BlueSkies

New Member
Isto é uma questão de educação, e infelizmente o Tuga ainda é muito pouco civilizado, isto não acontece só de bicla, acontece a pé de carro e só não acontece nos aviões comerciais, porque as janelas não abrem!

Felizmente que parece que a nova geração já começa a estar sensibilizada para o assunto, através da escola, mas em casa têm de continuar a ver bons exemplos!

Vamos ser mais civilizados!
 

Dario Teixeira

New Member
Boas Malta

Eu penso que esta questão não tem a ver com o facto de serem ciclistas. Tem sim a ver com o facto de serem Portugueses !! Quem não vê imensos automobilistas a deitar lixo pela janelas dos carros ? (maços de tabaco, garrafas de água, caixas de pastilhas, papéis, etc...) Quem não vê o tipico Portuga a encher as ruas de lixo, pois o mais fácil é deitar para o chão ? É tudo uma questão de Formação Cívica e Educação para a Cidadania, e não propriamente de se ser ciclista ou não. Toda a gente anda de carro, os bem e os mal educados, assim como andam de bicicleta. Vá-se lá saber porque é que nós gostamos de sujar e estragar as coisas dos outros. Quanto às provas de btt, para além desta característica, o que me aborrece mesmo são as pseudo-organizações que não recolhem as marcações do terreno. Chego a andar em trilhos com marcações de vários anos, e por vezes de 3 eventos diferentes. Quer dizer, os primeiros não recolheram o que deviam, os segundos estão a colocar as fitas ao lado das anteriores e também são incapazes de as recolher ( quem consegue conviver com a natureza assim tão suja é porque não gosta muito dela, então porque é que estão a organizar eventos destes ?). Por isso é que cada vez mais faço provas por GPS. As únicas marcas que se encontram no chão são os rodados dos pneus. E quando às embalagens dos alimentos, façam como na Transportugal, identifiquem com tinta colorida e códigos as barras do pessoal, e vão ver se alguém deita alguma coisa para o chão...

Abraços
 

A.M.F

New Member
Eu tenho 15 anos de France e 20 anos de Suiça.Fiz escola em France,falo e escrevo bem o francês.Por vezes ao escrever o português posso meter umas virgulas a mais,o expressão mal feita mas é o meu vocabulário que está confuso,mas o pessoal embora critique,entendem-me.
No fundo eu tenho orgulho no povo português que se adapta a qualquer país,eles são muito limpos na SUIÇA,porque vem que está tudo limpo.Do povo estrangeiro somos a terceira comunidade mais importante para a economia do país.Temos alguns cargos importantes de chefia,estamos bem entregados no país e somos mais limpos,que qualquer uns dos outros.O problema quando chegamos ao nosso cantinho tudo esquece,que é muito mau.Talvez seja por ser nosso e ninguém nos tira daqui.
Fiquem a saber que os portugueses são civilizados e limpos e cumpridores dos seus deveres.Ao ter estes anos de Suiça podia me naturalizar suiço,mas nunca o fiz.Nasci português e morro português.Nós só vimos de longe o nosso Portugal,pode ser pobre que é mas é o nosso cantinho.
Temos que estima-lo e limpa-lo,mas vamos lá aos poucos.Se as pessoas forem avisadas,nada acontece.Somos como os bebés, sempre a aprender,mas somos limpos quando queremos e cumpridores.Sei do que estou a falar,sou ex -Imigrante
 

agirão

New Member
Concordo contigo, Fernandes!

Se quisermos somos limpos!

O problema é mesmo esse! Fazemos lixo e ninguém nos castiga!

Se, ao andarmos de bicicleta, dissermos alto e bom som, a quem suja, que não estamos para aturar essas atitudes, eles vão pensar duas vezes!
 

A.M.F

New Member
Estou de acordo contigo Girão,antes da partida disserem quem for apanhado a meter lixo para o chão que é desclassificado.Tenho a certeza absoluta que ninguém mete um papel para o chão.
Nisso somos cumpridores.
 
Estou completamente de acordo com tudo o que foi disto neste tópico... dou um exemplo, da primeira vez que participei no troia-sagres, não tinha a certeza do caminho, mas também não foi preciso...quando não havia malta para seguir havia as "migalhas" que alguns ciclistas menos civilizados iam deixando para trás!!! Nas maratonas é outro tanto, pacotes de gel, garrafas etc. já agora as cascas de fruta são biodegradáveis, mas ainda assim fica feio atirá-las para o chão! Lá em casa também não atiram os detritos biodegradáveis para o chão...
 

hellbiker

New Member
Boas pessoal

Ao que vejo somos todos uns "porcos", pelo pecador paga o justo... quem vê e não reclama é cúmplice.
Ainda recentemente numa volta ao fim da tarde em estrada na marginal um carro tirava fotos a beleza rara, com o céu em tons avermelhados e águas calmas com o ondular do vento e um carro na frente largava lixo pela janela.
No monte é usual ver as "camareiras" não sei o nome, mas é aquela nova espécie de arbusto que da cameras de ar furadas como fruto e o lixo nas bermas é cada vez em maior numero.
Se quem lê e participa no forum evitar fazer lixo já somos alguns e com o tempo pode ser que minimize. Só resta esperar que a próxima geração não esteja Tão "a rasca" como nós.
 

Jogam

New Member
Caros amigos do BTT, sobre este assunto só há uma coisa a fazer, e eu já passei por essa experiencia, e acreditem que me deu um gozo tremendo, num passeio pela Serra d´Ossa (aquela que faz mossa, lololololo) ia nesse passeio de BTT, um porquinho, daqueles curiosos, que anda de BTT porque agora é moda ou outra coisa qualquer, e numa paragem o "menino" comeu uma barra e de seguida atirou o papel para o chão, eu muito calmamente peguei no papel e guardei-o. Na proxima paragem fui ter com ele e dei-lhe o papel, e ele muito espantado olhou para mim e disse-me que já não tinha nada, e eu disse-lhe: por isso mesmo, por não ter nada, não fica aqui, é para o lixo. E outro betetista, disse-me: sabes ele começou nisto á pouco tempo !!! E eu respondi: de pequenino é que se troce o pepino, á que o ensinar !!!

Conclusão desta seca: temos que ser nós, a ensina-los e a envergonha-los se for caso disso !!!

Boas pedaladas... sem kedas e SEM LIXO !!!
 
Top