Organização de eventos.

luis_bike

New Member
Boa noite a todos!

Faço parte de um grupo de amigos que organiza alguns eventos de BTT durante o ano, mas tenho algumas dúvidas até que ponto os podemos organizar.

Sempre que organizamos algum evento e o mesmo é anunciado nos fóruns de BTT, e temos a precaução de colocar no cartaz que o passeio é um encontro de amigos, onde a participação é grátis, que não existe seguro e que cada particpante assumirá os riscos da sua participação.

Alguns destes nossos eventos já tenhem mais de 200 participantes e a dúvida que tenho é se alguém nos pode atribuir culpa no caso de alguém sofrer alguma lesão grave ou até morrer.

Alguém sabe até que ponto a legislação está do nosso lado?

Penso que isto é um assunto que interessa a muito pessoal...

Desde já agradeço toda a ajuda que possam prestar a este assunto.

LB
 

RSantos

New Member
Boas:

Mais tarde, poderei facultar legislação sobre a matéria, mas dou um "lamiré" sobre isto:

1. Claro que havendo uma morte (dassssssssssss) o Ministério Público desenvolverá o respectivo processo de averiguações e eventual responsabilidade - é sempre assim (evento ou não), em qualquer morte considerada "não natural";

2. Tal também poderá acontecer se houver um acidente, qualquer que ele seja, e, desde que logo seja perceptível a gravidade das respectivas consequências para alguém e pressupondo que Bombeiros, GNR, PSP... tomaram conta da ocorrência;

3. E isto tudo, independentemente de ter sido envolvido num qualquer evento - pode acontecer-te a andar a pé, num elevador...;

4. Claro que a "responsabilidade" do mesmo será apurada em sede de investigação criminal ou de decisão de Tribunal, mas, se o Ministério Público assim entender, poderá constituir algumas pessoas como arguidas, entre as quais, os "organizadores", o que, não significa que tenham tido culpa;

5. Acresce que, também se deve contar com uma eventual exigência do acidentado ou da sua família, de ressarcimento de eventuais prejuízos e aí, cada um pode demandar a devida acção judicial - se virá a ter razão ou não é outra questão...;

6. Sobre a expressão "a organização não se responsabiliza...", tanto quanto sei, não vale rigorosamente nada em termos jurídicos..

Mas como te digo, colocarei, em breve, aqui, informação mais rigorosa...
 

luis_bike

New Member
Obrigado pelo esclarecimento.

Pelo que tu dizes começo a pensar que então temos de rever a forma como organizamos os eventos.

Fico aguardar pela legislação.

LB
 

RSantos

New Member
É assim...isto também não é para assustar....porque senão, qualquer dia, ninguém promove nada no país...

Por outro lado, é do dominio público, que aconteceram acidentes graves em algumas provas (oprganizadas - com organização identificada) ...e, segundo sei (a avaliar pelo que me disseram) não houve qualquer incidente juridico. Accionaram-se os seguros - ponto final.

De qualquer forma, é bom termos conhecimento do que pode acontecer e da legislação em torno do que nos diz respeito, porque todos facilitamos.

Só há uma coisa de que não abdico: também organizo, com amigos, eventos desportivos, alguns com crianças (tipo "Passeio BTT Pais e Filhos") e aí, por muito que as crianças queiram participar....não vão sem pai, mãe, tio, avô...., aí, não facilitamos, mesmo.
 

vgal

New Member
Voltando a dar vida a este tópico.

Pelos vistos também é preciso pedir um parecer á PSP/GNR sobre o percurso devido ao cruzamento de estradas publicas/municipais/nacionais.

Alguém tem algum modelo deste pedido?

Podia-se criar uma pasta com alguns formulários e pedidos essenciais á organização de eventos desportivos...
 

mota

New Member
Vgal, boas tens razão, tambem estou dentro de umas organizações desportivas de btt e tiramos uma licença na camara e fazemos um croqui para a Gnr , tanto a Camara como a Gnr tem que dar o seu parecer, até para dar o conhecimento há Gnr, para se quiser no dia do evento aparecer, mas não sendo requezitada por nós para não termos que pagar. a licença na camara é tirada na sessão de obras e eles fornecem a papelada como um mapa da zona para marcares o percurso para entregares na GNR.
 

vgal

New Member
Pois é mota, Mas nem todas as câmaras facilitam desse modo fornecendo toda a papelada. Eu vou ter que fazer uma carta com um croqui para a PSP e só depois ir á Câmara licenciar a actividade. É pena não funcionar como na tua zona.
Por isso é que um modelo do "palavreado" me dava jeito.
 

lelominsk

New Member
Amigos, julgo que a consulta à polícia (seja GNR ou PSP) é uma imposição da própria câmara municipal.
Devem ter cuidado pois se a situação não for devidamente acautelada (desde logo, na definição do percurso) a polícia para licenciar obriga a colocar lá muitos meios que saem caríssimos. Mais, se a prova passar por áreas sob jurisdição da PSP e da GNR, (as câmaras que tratam isto de forma séria) obrigam à consulta das duas forças... mais caro ainda.
A verdade é que faço muitas provas em que, por vezes, se faz algum alcatrão e polícia nem vê-la - não sei como é que a organização arrisca. Parece que cada Câmara tem a sua maneira de tratar das coisas; o problema é que quando não há orientação legal, no caso de haver algum problema ficamos muito expostos; por isto, acho que se nos depararmos com uma Câmara que trata das coisas de uma forma "leviana" devemos ser conscientes de que os problemas que vierem a ocorrer também podem cair para o nosso lado.
O meu clube, na prova que organizou o ano passado, pagou 900 euros (repito, 900 euros) pela polícia; este ano, traçámos o percurso também a pensar nisto e acho que vamos fazer a festa com metade; ainda é assim é muito? É quanto custa o descanso de estar na legalidade, e o não termos qualquer contacto privilegiado em nenhuma das entidades envolvidas - porque todos sabemos que, neste país, isso resolve muitos problemas.

Cumps.
 
T

The_Command

Guest
Eventos/ Ajuda

Boas

Em tempos lembro-me de ter visto aqui no fórum um tópico com informação com dicas importantes para realizar um evento (passeio BTT). Alguém me poderá dar uma ajuda a encontrar esse tópico ou em elementos importantes para poder realizar um passeio btt. É que surgiu hoje a hipótese de fazer um passeio btt para poder arranjar uns trocos para ajudar a Associação aqui da Terra.
Para além das coisas básicas, reforços alimentar, pessoal a cortar estradas, apoio médico, almoço, local para lavar as binas e para as pessoas poderem tomar banho e a marcação tudo isso me parece ser fácil de concretizar, mas a questão dos seguros é que não sei onde ir para tratar disso e se é caro um seguro para um passeio btt.
 

clube Coolmenda

New Member
Boas

Parece me uma boa ideia terem essa iniciativa, mostra gosto e vontade em continuar a evidenciar o BTT.
Relativamente aos seguros podem contactar as seguradoras, já fiz alguns com a Zurique e Fidelidade, as outras não sei mas devem contactar para saber os seus preço e condições e atenção ás franqias a pagar pelos acidentados.
Podem ainda se fazer socios da FPCUB e terem acesso ao seguro desta Federação que apoio o BTT.
Já Pagamos 2,5€ e 3,25€ por pessoa.

Lamento informar mas o que dizem PARECER facil é realmente o mais dificil acreditem...
Algumas situações entre outras:

Apoios, argumentar e justificar o apoio de quem cede dinheiro ou bens.
Traçado: Os betetistas são do mais esquesito e dificil de contentar
Marcações: Marcar sempre á vista e depois limpar é dificil o staff pirousse
Brindes: devem marcar alguma diferença se possivel em relação aqueles eventos em que voces já participaram
Promoção do evento: Cartaz graficamente bem feito e apelativo bem como as informmações o mais util possivel
STAFF: Nem muitos nem poucos os uteis e que assumam a sua vontade, penduras aparecem sempre rua com eles e sem medos, mais vale um a menos que uma passagem de estrada sem ninguem porque esse dito se baldou.

Existem mais situações mas não quero estar a dar sermão ou ser o suprasumo da batata, mas quem já organizou varios eventos tem alguma base para poder falar e discutir este assunto bem como ajudar.
NUNCA SUBSTIMEM O QUE PARECE FACIL OU CONSIDERAR MENOS IMPORTANTE

Alguma coisa mais é só contactar ok
João

 
T

The_Command

Guest
Boas

Pois experiencia em passeios temos todos pouca, isto é só fui a dois ou 3 passeios e tudo aqui nas fronteiras da vila lool. Quanto ao pessoal que pratica BTT, somos alguns é pena é que nunca os tenhamos conseguido juntar todos numa bela manhã para irmos todos brincar um pouco por esse mato fora, normalmente andamos sempre desencontrados uns com os outros. Mas se a ideia for avante a que falar com todos eles para saber quem está disposto ajudar. De qualquer forma uma coisa está decidida se a ideia ganhar pernas para andar, não pretendemos que seja nenhum super evento pois somos todos maçaricos a organizar passeios BTT. Será sim uma coisa intermédia, penso que será melhor para poder correr tudo bem, e depois se o resultado final for bom quem sabe a brincadeira se repita nos anos seguintes.
 

Buuu

New Member
Eventos de BTT - brindes

Olá Pessoal,
Lanço-vos um desafio. Respondam às seguintes perguntas de forma a ajudar o pessoal que organiza eventos de BTT a torná-los mais adequados à realidade e aos interesses dos participantes.

1. Preferem brindes para recordar ou brindes uteis?
2. Qual o brinde que mais gostaram de receber?
3. Qual o brinde mais original que já receberam?
4. Qual o brinde que gostariam de receber?
5. Qual o brinde que dispensam encontrar no vosso saco?


Estam à vontade para dar sugestões e tornar os eventos de BTT mais de acordo aos vossos gostos e necessidades.
Podem também dar outras sugestões sem ser relacionadas com brindes.
 

green13

New Member
Organizar passeio BTT

Viva malta das pedaladas,
queria organizar um passeio de bike para todas as idades em ciclovia e centro de uma cidade.
Como nunca fiz nada do género, o que me sugerem e por onde devo começar???
Alguém pode ajudar?
 
Top Bottom