ORBITA Kreyts "27,5” ou WEED Heap 4 "27,5

chvfx

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Bom dia! Estou a pensar comprar uma BTT de marca nacional, a ideia não é gastar muito, mas uma bike eficaz e competente dentro do orçamento possível. Estou indeciso entre a ORBITA Kreyts "27,5” e a WEED Heap 4 "27,5", ambas com quadro alumínio e versão de 2015. Alguém para dar uma opinião? Obrigado!
 
Por esses valores tens a Rockrider 540 (500€) ou a 560 (600€) e qualquer uma delas é superior a essas.
Tb são de fabrico nacional.
 

SeteGu

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Bom dia

Muito porreiro... não conhecia essa marca (Weed).

A suspensão Sr Suntour XCM parece-me claramente melhor que a ZOOM HL530 da órbita. De resto a órbita tem a vantagem de ter transmissão 10v mas, pelo que vi, também é ligeiramente mais cara.

EDIT: miguelbarroso a B´Twin (rockrider) é uma marca francesa... Penso é que pelo menos uma parte das bicicleta vendidas no burgo sejam montadas cá... tal como também acontece com a Coluer (espanhola), por exemplo.

A Berg sim... tanto quanto sei é portuguesa.
 
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chvfx

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Mas tem uma situação, estou inclinado para comprar uma bike de roda 27,7, e as rockrider não têm esta opção :(
 

chvfx

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Consigo a Orbita por 480€ numa loja de Almada e a Weed por 505€ em Leiria....é mesmo uma questão de pormenores de equipamento e quadro, pois a Orbita no maximo o 18" e a Weed o 20" e como tenho 1,80 altura...está o dilema montado
 

SeteGu

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Quanto a tamanhos não percebo muito...

Quanto ao equipamento eu ia para a Weed por causa da suspensão... mesmo sendo a Orbita, afinal, um pouco mais barata...

edit: Mas já agora... é verdade que a rockrider 540 (500€) é bastante melhor equipada que essas (apesar de ser 3x9v).
 
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SeteGu, sei que a RockRider é uma marca francesa, mas grande parte da sua produção é portuguesa. Quem as faz é a Prebuild (portuguesa), que produz cerca de 300.000 quadros por ano (não só para a RR)
 

SeteGu

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Os quadros são feitos em Portugal? Wow... pensava que nos dias de hoje vinham todos da china (inclusive nas marcas portuguesas).
 

xmeiro

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Caro Setegu

Nem todos os quadros asiáticos são feitos na China ou Formosa - o meu Berg veio da Indonésia (noutros tempos teria evitado a marca por causa disso) e há outros países com produção local em números assinaláveis. E nem todos os quadros feitos na Europa são-no realmente, há quadros de marcas conceituadas marcados como feitos em países europeus ou nos EUA e que na verdade foram dados acabamentos e pintura por cá, apenas para cumprir os requisitos mínimos legais exigidos para a proveniência da peça ou montagem.

Enfim, é isto o mercado global.
 

SeteGu

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Já agora... outra marca portuguesa embora a bicicleta Jorbi "SPORT SEVEN 7.1 ALLOY 27.5" - ALIVIO / ACERA 9SP" seja um pouco mais cara (659€).

Não sabia era, acima de tudo, que se produzia, em Portugal quadros em série.
Já agora... e por curiosidade há maneira de saber quais as marcas cujos quadros são made in PT? São só em alumínio?

Havia umas Rockrider´s (em aço) que pelo menos há uns tempos vinham com a etiqueta "Made in pt" mas pensei que o quadro fosse de outra origem... se calhar é mesmo.

Ainda assim, infelizmente, boa parte das marcas (a nível global) continua a recorrer à china para adquirir os seus quadros que nos custam uma fortuna mas que, se calhar, a eles não lhes custa metade...
 

xmeiro

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Quanto ao preço dos quadros muito me espantava se qualquer dos quadros existentes no mercado nacional custar à saída de fábrica mais de 50 euro - e incluo os de carbono.

O problema é que os quadros têm em cima muitos custos de desenvolvimento com objectivo de optimizar formas e quantidade de material, desenho e produção de ferramentas especificas (sejam estas cortantes ou moldes), etc.

No caso da bicicleta que possuo já vi umas 3 marcas estrangeiras com exactamente o mesmo quadro e aposto que haverá mais.

Quanto ao post original só posso elogiar a decisão de comprar português. Até é pena que nem todos nós, eu incluído, na hora de comprar uma bicicleta não tenhamos o mesmo cuidado.
 

SeteGu

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O iphone supostamente também só custa x€... um x muito abaixo do preço de compra e, salvo erro, só restava mesmo adicionar impostos e o lucro da empresa.

Não é a toa que certas empresas têm os lucros que têm... para além de venderem em todos mundo (grandes quantidades) também os produtos têm margens de lucro confortáveis. E se pensarmos em todas as despesas que uma multinacional têm associadas a si estamos a falar de uma movimentação de dinheiro impressionante... e quem paga tudo isso somos nós.

Claro que há custos associados ao desenvolvimento de um novo produto... mas nos dias de hoje são assuntos já bastante estudados. Claro que se procura sempre fazer mais e melhor (evoluir) mas nem há assim grandes diferenças de quadro para quadro e de marca para marca, a meu ver. Para além de haver várias marcas a partilhar os mesmos quadros...

Onde, a meu ver, as diferenças são realmente grandes é nos quadros de suspensão total. Aí é a exceção à regra.
 
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Há muitas diferenças de quadro para quadro... aliás, depois de ter visto o video dos testes feitos para a Pink Bike dos quadros Santa Cruz, ainda mais convencido fiquei disso. Quando há quadros de carbono no mercado que ao caírem para o lado e baterem numas pedras abrem logo um buraco, versus o que eles fazem no fim do video (batem com o quadro com toda a força - estilo taco de basebol - contra uma esquina viva de betão!!!) acho que não ficam dúvidas quando à diferença de marca para marca. O video está algures aqui no forum...

Tal como os relatos de falhas recorrentes nas soldaduras em determinados quadros ou determinadas marcas, enquanto outras raramente são alvo de tais problemas.
 

SeteGu

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Sim... também já vi esse video. É bem verdade mas temos de ver onde nos inserimos. Se for um quadro ultra leve de XC por melhor que seja não terá a mesma resistência que um quadro de AM/Enduro ou até DH.

E provável que existam exceções mas na generalidade acredito que é tudo farinha do mesmo saco (ou quase). E o que não faltam por aí são quadros caros e de marca a partirem.
 
Mas esse é outro mito - ser de marca, não significa ser de qualidade... infelizmente. E não temos muita maneira de o saber, pois algumas marcas são só marketing (o que significa que gastam muito dinheiro a "tapar" os olhos aos clientes), outras investem só em qualidade, outras nas duas coisas e outras em nenhuma delas :p

Mas dois quadros de alumínio, podem ter anos-luz de diferença e custar o mesmo. E por vezes quadros bem caros acabarem por ser inferiores a outros bem mais baratos. No outro dia, fiquei a saber a estratégia de preços de uma marca muito conhecida, e até me deu uma coisinha má. Acreditem que por vezes é mesmo para enganar quem quer ser enganado. :-(
 
Há pouco tempo tive de pensar nisso mesmo, orbita vs weed, escolhi a weed e precisamente foi a Heap 4 que chamou a atenção, tem tudo o alivio desde manetes/pinças hidraulicas ate desviador frente e tras junto de pedaleira octalink (alivio), cassete alivio e corrente deore. Com esta montagem para um uso intensivo não competição não deves precisar de fazer muitas upgrades futuras.

Com a orbita se reparas tens uma mixtura extranha, um desviador tras deore bem bom com uma pedaleira triple de entrada de gama sem pratos sustituiveis, e monta um desviador frente igual (shimano tx50 é um tourney).

A rock rider monta o grupo sram x7 que é bom e bonito mas tambem faz mixtura baixando o nivel no desviador frente altus... o travão hidraulico varia em relação as outras duas, e tektro mentras que shimano é super simple de manutenção.

Espero que sirva de ajuda
 

SeteGu

Active Member
Em quase todas as marcas isso acontece... normalmente o desviador traseiro é de uma gama acima (pelo menos) e o dianteiro uma gama abaixo comparando com os restantes componentes... mas cada caso é um caso.
 
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