Opinião sobre desviador traseiro XTR

ppraca

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Gostava de saber a vossa opinião acerca do desviador traseiro xtr, isto porque durante muitos anos tive uma bicicleta com XT que era um autêntico relógio fosse em que condições fosse. Agora tenho uma bicicleta nova com xtr, e não tem nada a ver, ao princípio julguei que fosse dos manípulos rapid fire, troquei e pus dual. Ficou na mesma, funciona mas falha mudanças, do género não sobe/desce logo ou tenho de meter duas no manípulo para subir uma na cassete, enfim frustrante.

Obrigado,
Paulo Praça
 

sniper_pt

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das duas uma...
ou está avariado, oq ue é menos provável...
ou está completamente desafinado...

por alguma razao o xtr está acima do xt. nao iam fazer um topo de gama pior que a gama abaixo...
 

balek

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Isso deve ter um problema qualquer, devias levar a bicicleta a alguém que realmente percebesse da coisa.

No fim de semana estive a experimentar uma bike toda equipada com XTR e, até me passei, é melhor que um relógio.
 

José Carlos

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ppraca, assumindo que:
- a bicicleta nova tem a transmissão TODA nova
- que os Dual Control também sejam XTR
- e que que o desviador seja o invertido

só encontro uma explicação. Afinação.

Sem dúvida que o XTR é muito mais preciso e principalmente mais duradouro que o XT,
que quando é novo, funciona na perfeição como um XTR.

Não compreendi muito bem se a mudança para o sistema Dual Control foi para tentar
resolver o problema :-K ou se foi por outro motivo qualquer, mas não tem nada a ver com o problema.
Qualquer dos sistemas deveria funcionar na perfeição.

Na minha opinião, e porque dizes que a bike é nova, foram os cabos que cederam um pouco.
O que é perfeitamente normal nesses casos.
Numa hipótese muito remota o desviador pode ter a mola "pasmada", mas só vendo.

Loja com ela, vais ver que não é nada grave e que o XTR é um mimo. :wink:
 

ppraca

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Antes de mais obrigado pelas vossas respostas. Passo a explicar melhor esta historia, primeiro os dual são XT e foram comprados para tentar resolver o “problema”. Tenho um amigo que é mecânico e dono de uma loja, e temos tentado afinar a coisa várias vezes, como ele tem uma loja aparecem várias bicicletas, e a impressão geral que temos é que de facto esta coisa do xtr invertido só com afinação no punho não funciona lá grande coisa. Foi por causa desta impressão geral que fiz o post, para saber se havia mais gente com a mesma impressão. Só mais uma achega, aqui há uns dois meses foi a Inglaterra em trabalho e comprei uma revista “Mountain Bike action” onde vinha um artigo em que tentavam montar numa topo de gama uma transmissão antiga xtr 8 velocidades, uma das razões é que defendiam que o grupo xtr tinha perdido a “leveza-precisão” com a nova versão.

Obrigado mais uma vez,
Paulo Praça
 

LCTriguinho

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Só tenho uma coisa a dizer, se não trabalha é porque não está bem afinado.

Já uso XTR invertido desde que sairam os primeiros, talvez aí em 98, e é uma maravilha. É montar afinar e andar.
Só não funciona bem se:

- o dropout estiver com um toque, minimo que seja.
- O proprio desviador ter um toque, pouco provavel, teria de ser um toque bem grande e primeiro sofria o dropout.
- não estar bem afinado.
- cabos e bichas a precisarem de limpeza, mas terá de ser muita sujidade.
- k7 e corrente com um desgaste tal que não funciona bem.
- as roldanas do desviador terem um muito grande desgaste.


Quantos aos shifters, não tem nada a haver.
Eu sempre usei os XT, e agora montei aqueles novos que não pertencem a nenhum grupo, a ximano teve de voltar a atrás, para mim e por enquanto os duallever foi um tiro no pé, mas é a minha opinião. E nunca tive problemas por isso, só mesmo por avaria do proprio shifter.
Para mim continua a ser um excelente desviador, é montar afinar e esquecer(desde que montado com boas bichas e cabos, senão precisa de voltar a afinar após umas voltas como todos os outros), com lama ou sem lama, com chuva ou sem chuva etc, etc...

É a minha simples opinião.
 

Rush

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Sou da opinião do LCTriguinho, eu também tenho um XTR invertido de 8v (dos primeiros que sairam) e funciona as mil maravilhas.
 

LCTriguinho

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Rush said:
Sou da opinião do LCTriguinho, eu também tenho um XTR invertido de 8v (dos primeiros que sairam) e funciona as mil maravilhas.

Epá guarda isso, deve ser mesmo antigo não?

O meu era já de 9v, por isso o teu deve ter uns bons aninhos, e tal como agora não tinham aquela afinação onde entra o cabo. E o teu, tem?
 

Remi

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Eu uso um XTR invertido de 9v dos novos e é claramente superior ao meu antigo XT de 2004, em relação aos shifters, optei por uns Sram Rocket rapidfire porque simplesmente não gosto do tacto dos XT e não estou interessado em usar dual's. Depois de me habituar ao funcionamento dos Sram, adorei, são muito mais precisos que os XT, não os trocaria por nada.

Em relação aos problemas que tens na bike, pode ser muita coisa, pode ser shifters, bichas/cabos, corrente, cassete, afinação, etc etc etc ... alguma coisa pode estar mal alinhada ou desafinada ou simplesmente ser de qualidade inferior ao que tinhas no teu anterior sistema e resultar em má performance. Não há nada como levares isso ao teu mecânico ou à loja onde a compraste e pedires para te resolverem o problema.
 

Biruno

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Boas!

Desculpem a pergunta e o off-topic, mas o que é isso de XTR "invertido"?
Existem desviadores XTR invertidos e sem ser invertidos?

Um abraço e desculpem a nabice! :wink:
 

LCTriguinho

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Agora não, desde que saiu este modelo, penso que em 2003.
Mas até aí havia a versão XTR normal e a versão invertida.

Para mim a melhor opção, sem duvida. Desde que saiu o 1º invertido que nunca mais usei o normal.
 

Peso-Pluma

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A Shimano(ranhosos monopolistas :p) tal como esperava mais tarde ou mais cedo ia voltar atrás...quando digo voltar atrás falo nos RAPID FIRE e desviadores ditos ''NORMAIS''.

De momento existem as 4 opções:
-Desviador Invertido(mola que puxa para as mudanças mais leves) é o sistema mais recente da Shimano
-Desviador Normal(mola que puxa para os carretos mais pesados)
-Dual Lever(Manipulos de mudança e travão incluidos na mesma manete como na estrada)
-Rapid Fire(Manipulos de Mudança) accionada com o polegar e indicador.

Abraços
Pluma
 

Biruno

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Obrigado ao pluma e triguinho pelas respostas!

Eu tenho uma Mondraker finalist Pro do ano passado, tem atrás XT, tb deve ser invertido então.


Abraço
 

Bytes

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Peso-Pluma said:
De momento existem as 4 opções:
-Desviador Invertido(mola que puxa para as mudanças mais leves) é o sistema mais recente da Shimano
-Desviador Normal(mola que puxa para os carretos mais pesados)
-Dual Lever(Manipulos de mudança e travão incluidos na mesma manete como na estrada)
-Rapid Fire(Manipulos de Mudança) accionada com o polegar e indicador.

Esta agora confundiu-me, suponho que querias dizer que há duas opções para o desviador e duas opção para os manipulos, que são independentes uma da outra.
E já agora, estás-te a esquecer dos grip shift.
 

Skotch

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Na minha opinião, só pode mesmo ser uma coisa: A.F.I.N.A.Ç.Ã.O.!!!

Até podias ter uns manipulos SIS indexados do seculo passado, q o XTR metia as mudanças melhor q um F1... :twisted:

Tenta tirar os cabos e as bichas, e colocar outros... ;) Nunca se sabe...

Boas pedaladas...
 
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