Oleo Para Magura Durin Race

victor68

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Boas,

Alguém me sabe informar qual a especificação ( viscosidade ) do oleo utilizado nas jarras da Magura Durin Race 2009 ?

Pergunto porque, quero pintar a suspensão, logo, tenho que a desmontar, logo, tenho que recolocar aquela pequena quantidade de oleo nas jarras.

As embalagens da Magura, não as encontro à venda, mas de qualquer forma, parecem muito grandes para o efeito pretendido.

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

Um Abraço,

Victor F.
 
Um mais espesso não sai tanto pelos vedantes em cima. 15w XX ou 20w XX no entanto se tiveres o 10w serve perfeitamente.

E põe o dobro do que é mencionado no manual. Pesa mais uns gramas mas fica melhor lubrificada e por mais tempo.
 

PenduluM

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Sim, quanto mais espesso menos "baba", no entanto a sensibilidade aumenta com um oleo mais fluido. Aliás cheguei a por oleo 0w40 e a Magura ficou com uma sensibilidade fenomenal, porem perdia muito oleo pelos vedantes, o 10w ou 15w são os ideais.
 

mariosimas

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pelo que li o babar das Durin é normal e deve acontecer para lubrificar as pernas da suspensão.

eu tenho uma Durin 100 SL de 2010 e ela baba um pouco e as pernas tem sempre uma pelicula muito fina de oleo.
 

PenduluM

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É normal até um certo ponto, se começar a escorrer pelas pernas da suspensão já não. A algumas pessoas faz confusão a perda de oleo, a mim nem por isso.
 

victor68

New Member
Boas,

mariosimas - Sim, essa é uma das caracteristicas da Magura, mas não só, um colega meu tem um Dt Swiss e também fica com uma pelicula de oleo nas pernas da suspensão.

PenduluM e MiguelMilon - Obrigado pelos conselhos, vou então talvez optar por um W10 e depois deixo no tópico da Esmelra/Conchita a experiência completa, com um pequeno tutorial para quem quizer fazer. ( estive a ver um video e parece-me bastante facil...confirmam ? )

Um Abraço,

Victor F.
 
Vivas

A perda de óleo é uma característica a roçar o defeito (na minha opinião) , convenhamos que era preferível que funcionasse igualmente bem mas sem borrar. Aquela lama de areia e pó com óleo que fica nas bainhas e à volta dos retentores é desagradável e faz com que seja obrigatório (ao invés de recomendado) limpar no fim da utilização.

É especialmente mau se forem ignoradas as manutenções porque a suspa acaba por ficar a trabalhar a seco prejudicando a sensibilidade de curso assim como provocando um desgaste prematuro de bainhas e casquilhos. A parte boa é que é fácil de ver quando precisa de óleo, basta estar atento à limpeza com que ela se apresenta depois do trabalho.

A operação de substituir/adicionar óleo nas jarras é muito simples pois não precisa ferramentas especiais nem conhecimentos técnicos (uma seringa dá jeito) e rápida (2 minutos) tal como o Victor vai comprovar (força nesse tutorial). Fiz o acrescento na minha com +-800km.

Quanto ao tipo de óleo, para quem for perfeccionista, o ideal até seria adaptar a viscosidade ao desgaste - 10w material novo, 15w meia vida (??2000km??), 20w ou 25w já próximo da substituição de casquilhos e retentores (vai reduzir a folga e perda).

2 dicas que pratico: - pôr o dobro de óleo em cada jarra - virar sempre a bike ao contrário por uns momentos antes de sair para que o óleo escorra para o topo lubrificando todo o interior das jarras.

Para concluir, mesmo com esta "característica" continuo a preferir a magura em relação ás outras que tive (R7 e Sid). Em +- 1000km com ela e embora nos 1ºs kms fosse muito presa em pequenas solicitações, o seu funcionamento melhorou muito (+- aos 200km). É a menos flexível, mais fluída/progressiva, mais simples e muito leve. Não me posso pronunciar ainda relativamente à facilidade em ganhar folgas. Pelo menos para já não tem.
 

Peixinhus

Active Member
Boas, ando a fazer uma montagem com uma MDR de 2012 mas não estou a pensar colocar o bloqueio no guiador, um bloqueio manual na perna é que era bom, sabem se dá para trocar o sistema e se a magura tem esse tipo de bloqueio? Caso não seja possivel que tal tirar a parte (cartrigde) interna do bloqueio, sempre saem alguns gramas extra :D

Abraços
 
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