Olá amigos,
Peço desculpa por não ter “aparecido” mais cedo para esclarecer um pouco neste tópico, mas tal ainda não se tinha proporcionado.
Queria então deixar o meu ponto de vista e elucidação acerca do artigo que escrevi e que suscitou esta discussão saudável, que em todos os sentidos, só pode contribuir para que todos possamos evoluir na modalidade, como atletas ou como treinadores.
Na minha opinião, e segundo os estudos que faço constantemente sobre o treino e controlo do treino, que são as áreas que ligam a esta modalidade, confirmo que quanto mais treino fizermos na bicicleta de competição, melhor proveito poderemos tirar da mesma, e do conjunto Ciclista-bicicleta. Isso mesmo foi referido por mim, no mesmo artigo e no parágrafo seguinte.
É claro que todo o treino que possamos realizar na bicicleta de estrada acarretará menor desgaste do material da bike de BTT (factor económico), aumentando o tempo de treino em estrada (que é menos especifico, mas de maior facilidade e conforto) que é o que normalmente nos convém durante a semana. Mas isto é a nossa visão que somos amadores na modalidade XCO/XCM. Pois não temos atletas profissionais que se dediquem a 100% à modalidade, de forma a poderem representar o país ainda a maior nível nas competições nacionais e internacionais.
Contudo, é claro que eu aconselho os meus melhores atletas a realizarem treino na estrada. O que acontece nos treinos específicos de trabalho fisiológico de potenciação do limiar anaeróbio e consequente incremento de débito de potência. Isto porque neste tipo de treino, necessitamos de poder controlar todos os factores externos que possam influenciar nos dados que estamos a solicitar para esse mesmo treino: Frequência Cardíaca, Potência, Velocidade. Estes factores, quando treinados fora da estrada, oscilam facilmente e dificultam o treino fisiológico que tem que ser realizados segundo intervalos de potência ou de Frequência cardíaca muito limitados.
Mesmo assim, o treino que prescrevo para ser realizado em estrada, pode ser realizado na bike de btt. Estes treinos específicos, como devem imaginar, não acontecem todos os dias, sendo normalmente 1 a 2 treinos no ciclo semanal, e em alguns atletas de topo poderá chegar a 3 treinos de limiar numa semana em períodos de preparação específica da época. O que dá uma média de 1 a 2 treinos para 7 treinos semanais! Isto se só contemplarmos os dias de treino, pois por vezes temos treinos bi-diários, e passarei a ter prescrito 1 a 2 treinos na estrada entre 9 a 10 treinos numa semana. Tudo isto dá, segundo a minha metodologia e opinião sobre o treino de XCO/XCM uma percentagem reduzida, comparativamente ao treino que na minha opinião devem fazer na bike de competição.
No que respeita a olhar para um nível ligeiramente mais profissional, vou dar o exemplo de um atleta que actualmente treino e que este ano vai competir em Itália numa equipa UCI. Ele, como imaginam, não é profissional, apesar de ter contrato assinado e registado na UCI, pois estuda na Faculdade, onde tem tido bastante sucesso. E para ter sucesso… fica apenas com o final do dia para treinar, e facilmente a bike de estrada é a companheira mais apetecível, mas mesmo assim, a indicação e prescrição é treino específico com a bicicleta de competição. A equipa onde vai correr enviou duas bicicletas para Portugal para Treinar: 1 de Estrada e de 1 XCO. Esta de XCO é réplica fiel da 3ª bicicleta dele, que estará em Itália para competir. Segundo todo o contacto que tenho com os responsáveis da equipa, a visão deles é exactamente igual à que defendo, situação pela qual me encontro já à algum tempo a colaborar directamente com a referida equipa.
Em relação aos benefícios directos do treino na bike de estrada para o XCO/XCM, apenas acredito no que refiro atrás. Todo o restante treino de resistência, endurance, potência máxima, técnica, etc… pode e deve ser realizado na bike de XCO, sem prejuízo algum por não se utilizar nos mesmos a bicicleta de estrada.
Alguns resultados falam por si: à umas época atrás, um atleta meu com visíveis dificuldades técnicas, realizou quase 100% das épocas a treinar na bicicleta de BTT, treinos de séries de limiar incluídos. Numa época sagrou-se campeão Nacional de XCM, na seguinte campeão Nacional de XCO, sempre com uma enorme vantagem para o vice-campeão nacional. Do que se pode concluir, que se este atleta tirou vantagens do treino, foi de realizar grande parte do treino na bike de competição.
Espero ter ajudado.
Bom Ano 2010!
TA