O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

José Carlos

New Member
Olá pessoal..

Em primeiro lugar, parabéns ao santosvitor pelo excelente texto! Adorei :p :clap: :clap:

É mesmo isso ... tantas vezes somos baralhados com a quantidade de oferta de pastas de dentes que o que dá vontade é ir comprar o arroz.
O problema é que quando chegamos ao corredor do arroz a história repete-se.

Ora bem, como temos de comer e de lavar os dentes, o melhor que há a fazer é sermos fiéis à pasta medicinal couto e ao cigala (que sempre foram bons)
e ignorarmos (se formos capazes) o poder dessa maravilha dos nossos dias chamada marketing.

Não é fácil, é verdade, mas cada vez se vê mais pessoas a optarem por essa via.

Aqui para o nosso caso, troquem o arroz por desviadores e a pasta dentífrica por manípulos e vão ver que depressa se aproximam dessa coisa
que muito não conseguem compreender, chamada Single Speed (pasteleira, segundo a minha mulher).

Quanto ás maratonas feitas em SS, porque não organizarem-se para fazer numero em Portalegre?

Fica a ideia.


Abraços
 

indy

Member
Para já organizámo-nos para fazer nº em Esposende :D
Da esquerda para a direita: Vitor "Ferramentas" Santos, Pedro "Indy" Ribeiro, Francisco "Tico" Rocha e Filipe "ET" Silva:
dsc03489kg0.jpg


http://img101.imageshack.us/img101/4064/dsc03489kg0.jpg

Não falei com o Vitor depois da chegada mas presumo que tenha acabado sem problemas pois vi a bicicleta dele em cima do carro. Eu, o ET e o Tico fizemos o percurso juntos e terminámos com 6h32m

Nota: continuando a onda de simplificações na bicicleta parti o espigão do selim a uns 4kms do fim. Terminei esses kms a pedalar em pé. Lá está: SS=sem selim :mrgreen: :mrgreen:
 

indy

Member
...e já agora as fotos das máquinas à partida.

A minha:
dsc03492ao6.jpg


A do Tico:
dsc03490fm6.jpg


A do ET:
dsc03491ql2.jpg


Infelizmente não cheguei a tirar à Borrego do Vitor :(
 

ET

New Member
Para mim e para O indy uma maratona não era novidade. A primeira - 5 Cumes de Barcelos - deu para testar a fiabilidade das máquinas e dos "pilotos" :p.

Estava apreensivo com o tempo de prova - 06h32m, na minha opinião, é um excelente tempo, se considerarmos aqueles km's iniciais :evil:

O percurso foi muito bem escolhido com detalhes variados que, penso eu, agradaram aos participantes. Os últimos 30 Km's foram simplesmente brilhantes com single-tracks fantásticos. Já não posso dizer o mesmo da primeira parte que, como é obvio, não combina minimamente com SS :evil:

Foi muito bom pedalar na companhia do Indy e do Tico.

Bravo Tools, o importante, na primeira vez, era terminar e como te dizia no início 32x18 é uma melhor relação para este tipo de percurso, não achas?

ET
 
O Ferramentas (Tools) chegou a Esposende sim senhor com um tempo de 7h45, perdi-me logo no início dos outros companheiros de SS, (Indy, ET e Tico), distraí-me a filmar a partida e sem saber eles foram para a frente acabando com um tempo espectacular de 6h30m. Parabéns :D
Aqui o Ferramentas lá foi no ritmo dele, passaram muitos no início por mim, mas a partir dos 50km era como quem matava tordos.
Afinal todos subiam a pé como eu as mesmas subidas, fartavam-se de ralhar com as bicicletas quando tentavam montar e meter mudanças, eu lá tinha a vantagem afinal de empurrar menos peso em material, nunca tinha pensado até nessa vantagem, por isso ia mais aliviado e até a pé ultrapassava pessoal. Nas subidas que tentava fazer por vezes fui obrigado a abandonar por motivo das multi-speed irem muito devagar e estarem à minha frente...
Deu tempo para apanhar alguns amigos, ajudei um que estava à rasca para encher o pneu tubless, valeu a minha bomba, apanhei outro na derivação para os 45km estivemos a falar um pouco e a tirar fotografias. Acompanhei durante muito tempo o pelotão femenino que apesar de poucas andam muito bem.
O meu ego aumentou quando na ultima dificuldade (no controlo 4) estava um grande grupo de betetistas, alguém observou e bem alto comentou...
-Eh, pá!!!... Um... homem... de single-speed!!!... Mas que loucura... sim senhor...
-Isso é promessa? (perguntaram).
-Não é mesmo gosto, (disse eu) e lá continuei... :D
Tirei 33 fotografias pelo caminho, estive ainda a ver um acidente estranho depois da descida de S.Gonçalo com uma suspensão RocxShox montada numa cannondel, no braço esquerdo a tampa cedeu e saltaram os "miolos" todos para fora, deve ter sido uma sorte não acertarem na cara do dono, que estava completamente triste, a suspensão estava completamente arruinada.
E passei muitos, mas muitos empenados na parte final.
Curti bastante a ultima parte, aquele single trak assim como os caminhos a passarem por aquelas pontes celtas no rio Neiva foi fabuloso, também foi a parte que fiz com mais rapidez, a SS estava no seu terreno perfeito para progredir, sem grandes elevações, foi sempre a abrir e a passar participantes, mesmo a parte final da areia fiz sem dificuldade, penso que a ausência de suspensões e os pneus 2.1 ajudaram bastante.
Na meta ainda tive a claque familiar a fazer bastante ruído e com o pessoal da organização a comentar com reconhecimento e a dar frases de parabéns por ter efectuado a maratona em SS, soube mesmo bem. Foi só aí que soube que o Indy, Tico e ET tinham chegado.
Estou mesmo contente. :D

Apesar de apreensivo por ter uma relação 32x16, acabei por fazer na mesma, acho que não vou mudar, para já na minha bicicleta com esta relação a corrente fica certa sem precisar de esticador, e uma SS assim na minha opinião fica mais bonita.

Agora só um comentário à parte, por motivo de alguém numa mensagem muito atrás fazer a observação sobre as alcunhas nas SS, a minha SS não tem alcunha de Borrego, é mesmo o nome do modelo original escrito no quadro GT, Borrego. Não sei a história desse modelo mas estou curioso para saber, um dia vou tentar descobrir.


E terminando, fiquei cliente, maratonas agora só de SS... :mrgreen:

Segue a seguir o link para o album de fotos que tirei:
http://fotos.sapo.pt/abrasar/gallery/00009q7f

s500x500


Um abraço.
 

José Carlos

New Member
Estão quase a convencer-me....

Então e a Portalegre, alguém alinha a ir sem mudanças? Era engraçado ter um numero representativo de pessoal sem mudanças.
Se quiserem combinar alguma coisa digam. Eu (se chegar a ir) vou no próprio dia.

Talvez nos encontremos por lá. :wink:

santosvitor said:
Agora só um comentário à parte, por motivo de alguém numa mensagem muito atrás fazer a observação sobre as alcunhas nas SS, a minha SS não tem alcunha de Borrego, é mesmo o nome do modelo original escrito no quadro GT, Borrego. Não sei a história desse modelo mas estou curioso para saber, um dia vou tentar descobrir.

Engraçado... se o meu amigo Mr. Lamb (Carlos Borrego de nome) sabe disso... :lol: :lol:

Abraços
 
Para mim Portalegre, está mesmo fora de questão.
Já participei uma vez (2003) e fica muito caro, é o preço da viagem, da estadia, a inscrição super cara... :( :( :(
E depois falaram-me já em milhares de participantes... Acho que vai ser muita confusão, até mesmo para se estar na cidade, deve estar tudo cheio, restaurantes, alojamento, estacionamento... :|

Um abraço.
 

esquilas

Member
Bem deixo aqui tambem o relato da minha primeira maratona em ss

Tudo começou na sexta, vespera da partida pra mogadouro, montagem das ultimas aquisiçoes pra bike: espigao de selim bbb, pedaleira race face evolve xc, eixo fsa, prato blackspire de 36d, carreto de 18 a tras, corrente connex de inox e ainda cortei o guiador porque era muito grande e ainda por cima estou habituado ao da bike de xc.

Montar tudo fazer um teste na rua de cerca de 200m a ver se aquilo andava ou menos :mrgreen: e como andava estava pronta pra viagem e pro grande desafio dela e meu. Ah este teste deu pra concluir e que se andar com os pedais pra tras a corrente sai, um pequeno senao

Sabado viagem e outras coisas que nao interessam pra esta historia

Domingo, o grande dia, dormi mal como o caraças e pouco, esqueci-me do colchonete e almofada, estava frio como o caraças e os passaros cantaram a noite toda, mas caga vida de atleta eh assim.
Carregamos a tralha e lah fomos pra bemposta pra maratona. Começou com um atraso, mas tavam lah as pauliteiras e entreteram o pessoal, deu pra passar o tempo.
Lah começou depois a prova e logo nos primeiros quilometros saiu-me a corrente duas vezes e tive de parar pra afinar o esticador dela, coisa que devia ter feito em casa. Nos primeiros 20km fiz as subidas todas na boa, mas a continuar naquele ritmo ia me matar antes de acabar e optei por, quando nas subidas descia ateh uma cerca cadencia, quando começamos a puxar pelo cabedal ah bruta, descer e fazer a peh. Devo dizer que andei ah brava pois os ultimos km's eram a matar, mas tambem nao era soh eu a pedantes eram aquase todos.
Fiz a prova em 4h30 tirando cerca de 30/45mn pros abastecimentos que eram verdadeiros banquetes (javali, alheiras assadas, varios tipos de enchidos fumados, pao da zona, queijos, fruta e bebidas, uma loucura mesmo) para cerca de 55km acho que foi muito bom mesmo

A bike portou-se bem, tirando mais algumas vezes que a corrente saiu porque nas descidas andava com os pes um bocado pra tras e ela saia e a descer eh mesmo um espetaculo (habituado a bike de xc racing, a ss eh um doce). Ah a lamentar um furo na descida mais tecnica da maratona (descida mesmo brutal nunca tinha visto daquilo em maratonas) e agradecer ao slime por me ter cagado a perna e o quadro todo na vez de ficar dentro do pneu e cumprir o seu objectivo.

Depois posto fotos da bike

Agora tenho de ir a uma aula :wink:
 

MrLamb

New Member
Olá pessoal do desporto REI !!!

:shock: Uma bike com o meu nome ,que fixe,quero uma e ainda por cima em aço para transformar em SS :shock:

Agora a sério, por acaso sabia da existencia desse modelo da GT ,pois quando eu me apaixonei pela nossa modalidade (1996) e passava horas a gastar as folhas da Bike Magazine( nessa altura era bimensal e pagava-se em escudos :choneh: ) via lá no preçario um modelo com o meu nome ,o que era um orgulho para mim, pois nessa altura a GT tinha a força que tem hoje aquela marca que começa por S.
 

indy

Member
José Carlos said:
Então e a Portalegre, alguém alinha a ir sem mudanças? Era engraçado ter um numero representativo de pessoal sem mudanças.

Eu, o Tico e o ET vamos estar presentes de SS.
 

jpsantos

New Member
Boas,

Primeiro queria dar os parabéns aos maratonistas, espero um dia conseguir fazer uma maratona completa sem mudanças, vocês andam-me a abrir o apetite... :drool:


Depois queria uma ajuda/opinião? :D

Em subidas em que além do peso do corpo é preciso aquela força de braços para empurrar o pedal para baixo, por vezes a corrente passa-se no carreto de trás, estou a utilizar uma corrente para 9 mudanças e o kit S.S. da DMR, que pelo tamanho dos dentes à olho, penso ser para outro tipo de corrente.

Será por essa diferença?

O que utilizam?

qual a melhor opção? tudo para 9V ou tentar arranjar uma corrente para biclas sem mundanças tipo esta.

João Santos
 
MrLamb said:
Agora a sério, por acaso sabia da existencia desse modelo da GT ,pois quando eu me apaixonei pela nossa modalidade (1996) e passava horas a gastar as folhas da Bike Magazine( nessa altura era bimensal e pagava-se em escudos :choneh: ) via lá no preçario um modelo com o meu nome ,o que era um orgulho para mim, pois nessa altura a GT tinha a força que tem hoje aquela marca que começa por S.

Também sou desse tempo, mas quando mudei de casa, as revistas da BM desde o primeiro numero foram dadas a uns miúdos... :s
Não podes transcrever para aquí as poucas carateristicas que vem nesses preçários da GT Borrego? Ou então enviar-me por e-mail?

Um abraço.
 

indy

Member
jpsantos said:
O que utilizam?
qual a melhor opção? tudo para 9V ou tentar arranjar uma corrente para biclas sem mundanças tipo esta.

Na primeira SS utilizei (e ainda uso) uma corrente de 8v mas na segunda já comecei a utilizar de 9v sem qualquer problema.
Acho que o mais importante é utilizar um carreto para SS (sem rampas e com os dentes mais altos). Claro que convém ter a corrente alinhada, esticada (mas não demais), etc.
Além disso muitos de nós, como é a primeira experiência, utilizam material velho já com algum desgaste e que tem dificuldade em "acamar". Também pode ser uma fonte de problemas...

Já agora aconselho uma vista de olhos aqui, especialmente no caso das transmissões aqui
 

José Carlos

New Member
O texto sobre as transmissões está ESPECTACULAR!!! :D :D

Ainda não conhecia o blog da Surly. Sem dúvida uma excelente fonte de informação. :wink:

Gostei particularmente da última parte:
.... give up and ride a geared bike-- after all, "there’s nothing wrong with that"…

:lol: :lol:
 

jppina

Member
indy said:
José Carlos said:
Então e a Portalegre, alguém alinha a ir sem mudanças? Era engraçado ter um numero representativo de pessoal sem mudanças.

Eu, o Tico e o ET vamos estar presentes de SS.

Comigo já somos 4! Depois dos 2 últimos anos ter feito de SS com suspensão, desta será mesmo de garfo :mrgreen:

Zé-Carlos, ficas obrigado a comparecer de SS... senão furo-te os pneus à partida :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E convence o Malvar a ir também... mas não se SS disfarçada :wink:

Há 2 anos fomos 3 (eu, o Malvar e o Nuno Borges - não sei se ele vai...), este ano vamos bater o record :mrgreen: :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
Nunca pensei que houvesse tantos adeptos destas bikes!!

Mas o que vos motiva em andar numa bike sem mudanças e sem suspensões nem amortecedores !? :shock: doh

Boas singlespeedadas
 

Sapateira

New Member
Boas!!!

Parabens a todos os singlespeedistas!!aos k fizeram a maratona e aos que estao a pensar em fazer uma...

Mas a minha pergunta era mesmo:e estrada?ninguem faz estrada de simgle??

cumps........
 

indy

Member
andrextr said:
Mas o que vos motiva em andar numa bike sem mudanças e sem suspensões nem amortecedores !? :shock: doh

É uma das perguntas mais frequentes. Mas é como discutir o sexo dos anjos! :D
Cada qual terá as suas razões.
Pessoalmente acho graça juntar peças para fazer uma bicicleta simples e depois andar com ela e ver se sou capaz de fazer certas coisas que já fazia com a outra. Mas se calhar terei outras razões que nem sei explicar. Mas também não interessa a razão, o que interessa é pedalar! :wink:
 

indy

Member
Sapateira said:
Mas a minha pergunta era mesmo:e estrada?ninguem faz estrada de simgle??

O Nuno Neves (julgo que também é membro deste fórum) tem uma SS de estrada. Ver aqui

Pessoalmente ando curioso para testar um SS de estrada... mas com pinhão fixo :wink: :D
 
Top