O que não esquecer para fazer 24horas?

mister f

New Member
Vamos lá malta experiente(ou não) dar aqui umas dicas para quem vai fazer pela primeira vez as 24horas, no meu caso as de coruche.
o jantar,peq.-almoço e almoço estão incluidos mas será melhor ir preparado?
opiniões para a tactica a usar(equipe de 6 voltas de 10km):1 ou 2 voltas?de noite mais ou reduzir a uma?
materiais a não esquecer!?
vamos lá digam de sua justiça!!!
e desde já um obrigado
 
F

fuel100

Guest
Quando decidi participar a solo estabeleci um calendário de preparação:
Relevo que tenho 50 anos, não passo de um biker de fim de semana sem qualquer desempenho competitivo para além das maratonas que o pessoal do fórum também vai e que a minha única motivação é ter o prazer de ultrapassar os meus limites e ter uma “estória” para contar aos meus (espero), futuros netos. :exacto:

Primeiro observei a estratégia seguida no ano anterior por aqueles que fizeram 20 voltas.
Depois treinei no duro durante 2 ou 3 meses.
Finalmente estabeleci uma estratégia de prova adequada às voltas que pensava perfazer no final.
Um tempo por volta entre 45 minutos (mínimo) e 50 minutos (máximo) de dia e 60 minutos à noite.
Um inicio 60 km seguidos sem parar e sem reabastecer na box.
A partir daí paragens curtas de 3 em 3 voltas de modo que pudesse ir jantar no inicio da noite.
Gestão rigorosa da bateria da iluminação para que desse sem sobressaltos para a noite.
Um descanso nocturno mínimo de 5 horas e recomeçar a prova no inicio do dia, praticamente com uma lanterna como iluminação obrigatória imposta pelos regulamentos.
Gestão dos tempos por volta de modo a que a última passagem se desse um pouco antes do meio dia para aproveitar mais 1 horinha, possível pelo regulamento.

Fiz 18 voltas, pelo que falhei por 2 voltas o objectivo inicial :(, porque:
Perdi muito tempo (mais de 40 minutos / uma volta) na fila do jantar;
Tive muita fome e tive que parar por volta da 22 hora (perdi 20 minutos / 1 volta).
Dormi mais uma hora do que aquilo que estava planeado.

Resultado: Este ano a minha fasquia irá manter-se (na verdade aponto para as 21 voltas), mas vou rectificar alguns aspectos que correram menos bem, como:
Jantar- Vou estar dependente de mim próprio e vou levar o meu próprio jantar prescindindo desta benesse incluída no valor da inscrição, mas paciência porque quem vai a solo, ao contrário dos outros perde efectivamente tempo na fila do jantar.
Alimentação- Vou prevenido com alguma alimentação sólida para as últimas voltas, altura em que o factor psicológico é determinante e em que pequenos pormenores que não possuem importância nas horas iniciais podem fazer (fazem certamente) a diferença em conseguir ou não atingir os objectivos.
Equipamento – Irei levar uma segunda bateria para estar mais à vontade com a iluminação e troquei de selim para além de ter trocado de bicicleta inteira.
É o conselho possível de quem irá a solo sem patrocínios, sem muito tempo para treinar e já com idade para ter juízo. :mrgreen:
 
F

fuel100

Guest
Peço desculpa, esqueci-me de copiar a introdução que dá mai sentido ao que a seguir é referido:
Aqui vai:

Eu já vou para as 4ª 24 horas da Escola de Aventura.
Em 2003 participei na 1ª edição, em Vila de Rei, integrando uma equipa de 4. Ficamos em 4º lugar em 32, se não estou em erro.
Em 2007 regressei quando a prova se deslocou para Monsanto e integrei uma equipa de 2 e ficamos em 6º.
Em 2008 aventurei-me a solo e fiquei em 18º lugar num total de 110 participantes masculinos.
Na minha opinião o factor estratégia e gestão de esforço é preponderante numa prova a dois ou a solo.
A quatro é sempre a sprintar e não há que enganar.
A oito é essencialmente para a diversão....nas boxes.
 

prasquete

New Member
Fuel100, tens toda a razao, numa prova a solo o factor preparação ao mais infimo promenor é essencial.
Eu tambem estive em vila de rei, na primeira edição, em equipas de 4, e lutamos até à ultima volta, conseguindo com muito esforço o 1º lugar em equipas de 4!Digo muito esforço, porque com 4 elementos já é dura, agora só com 3, ainda mais e torna.
Participei a solo em proença, na qual fiz um erro crasso, eu e um colega que iamos a solo, na primeira volta chegamos em 1º e 2º à meta,loucura eu sei, mas a inexperiencia assim o ditou... :s
Mas no final não foi mau de todo,6º lugar.
Depois desta participei na fig, da foz, novamente em 4 elementos, 3º lugar e o ano passado em equipas de 8 em monsanto, a qual devo dizer não foi facil, porque dos 8 iniciais, apenas 5 cumpriram o estipulado e no final ficou-se a apenas poucos segundos da equipa vencedora.

Desculpem o +/- off-topic... :mrgreen:

Relativamente à participação a solo, categoria em que me insiro na prova de coruche, é essencial ter-se algum apoio extra corrida, para nao acontecer perder-se tanto tempo como o fuel100.
À hora de jantar, o apoio, quando chegamos já deverá ter o jantar no tabuleiro, continuando na comida, alimentação correcta e à hora correcta, sem falhas possiveis, pois estas pagar-se-ao duramente durante a noite ou manha, e quem fala em alimentação fala logicamente na hidratação.
Uma boa iluminação, pois sem umas boas luzes vais perder muito tempo durante a noite, podendo ate ter alguma queda.
Estruturação exacta dos objectivos, horarios para dormir, fazer refeições, parar para manutenção da bike, pôr luzes, etc.

Acho que estes são os 3 pontos chave para quem vai a solo.

cups
 

Green_Beret

New Member
Boas,

A minha experiência não é tão vasta como a do fuel 100 e do prasquete, pois só participei nas 24h do ano passado e em equipa de 4, mas este ano vou-me aventurar a solo...mas esta curta experiência fez-me rapidamente pensar sobre alguns erros e acima de tudo foram lições aprendidas...

:back2topic:

Comida: sem dúvida que é muito importante tratar do nosso "combustível". O ano passado usei e este ano vou adoptar a mesma técnica...levo dentro daquelas geleiras da praia 8) vários taparueres com massas frias e diversificadas. Tinha ainda algumas caixas com fruta cortada e frutos secos. Caso o meu turno de descanso fosse na hora de jantar, foi o que aconteceu, não prescindia do jantar. Não menos importante, a hidratação...beber muita água e ir mastigando umas barras energéticas!

Luzes: Ter um bom conjunto de luzes e de preferência duas baterias...eu tinha um bom conjunto de luzes mas apenas tinha uma bateria, a minha sorte foi quando as luzes estavam a dar o berro, passei o testemunho a outro colega da equipa. É importante sair algumas vezes antes da prova para o mato e testar o sistema de iluminação. Eu aconselho a usar uma luz no capacete, esta acompanha o movimento da nossa cabeça, e luz no volante. O período nocturno é muito desgastante... :cadeirada:

Apoio : É importante ter alguém para nos dar apoio, quer a ao nível do abastecimento quer ao nível do controlo das voltas...não é fácil convencer a Maria :lol:

Material: Sendo uma prova de resistência para nós, o material também é posto à prova...convêm levar algumas peças suplentes e que sejam passíveis de um maior desgaste, é claro que se houver um problema mais grave sempre existe algum stand de uma oficina para dar assistência. É importante levar o tlm para caso haja algum acidente ou avaria durante uma volta, alguém da equipa dar uma mãozinha... Levar 3/4 conjuntos de calções/jerseys, trocar quando cada uma achar conveniente (minha opinião...).

Táctica: Depende. Depende dos teus objectivos pessoais e/ou da equipa...

Existem mais aspecto que poderão ser desenvolvidos...mas penso que com o desenrolar do tópico estes serão aprofundados.
Os aspectos que referi são a minha opinião pessoal e resultante da minha curta experiência...

Cumps e boas pedaladas :mrgreen:
 

mister f

New Member
para mim muito boa imformação pois não temos experiencia nenhuma.
no grupo temos um colega abituado a bons eventos e que anda bem(têm feito a maratona de portalegre o que para mim é preciso não ter juizo para fazer 100km em btt), os outros 4 são como eu sem experiencia pois normalmente só andamos ao domingo, e lá vamos fazendo um passeio ou outro mas na casa dos 40km.
o pessoal anda a treinar mais e até ás escondidas uns dos outros :mrgreen:para no domingo dar uns picanssos e afinal ainda falta mês e meio.
quanto aos nossos objetivos quando nos reunirmos todos logo digo qualquer coisa.
o nome da equipa é foge á poça :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
continuem com as boas dicas
 
F

fuel100

Guest
Pois, pois, o apoio é importante para quem o pode ter, mas eu fui sózinho da silva e tive eu que gerir tudo sem mais ninguém a ajudar.
É uma questão de sermos ainda mais organizados e rigorosos...e aprendermos com os erros cometidos.
Este ano, em Monsanto, contem comigo para o topten.
 

jppina

Member
prasquete said:
Participei a solo em proença, na qual fiz um erro crasso, eu e um colega que iamos a solo, na primeira volta chegamos em 1º e 2º à meta,loucura eu sei, mas a inexperiencia assim o ditou... :s
Mas no final não foi mau de todo,6º lugar.
Pois foi Pedro... isso foi um erro que pagaste carro!
Eu também lá estive e reza a história que ficou à tua frente um maluco que andava numa bicicleta sem mudanças :wink:... esse deve ter tido mais juízo :mrgreen:

agora os conselhos para quem vai participar a solo com objectivos competitivos (consigo ou com os outros :wink:):
- A alimentação e hidratação é essencial
- é necessário ter alguém para dar apoio para eventuais imprevistos que possam surgir e claro para ajudar em tudo.
- ter uma boa luz com boa autonomia.
- ter capacidade para sofrer :D

Para quem não vai sem objectivos competitivos deixem-se de preocupações e curtam ao máximo a prova :mrgreen:
 

prasquete

New Member
É verdade sim senhora joão, ficaste à minha frente com um SS, toda a gente na altura te chamou maluco... na altura parece-me que pouco se ouvia falar nas SS...
 

mister f

New Member
Para quem não vai com objectivos competitivos deixem-se de preocupações e curtam ao máximo a prova

ora ai esta uma boa dica para mim jppina
 

tkul

Utilizador Banido
Vila do Rei 2003!

Estive lá! :lol: ou melhor passei por lá! :lol: :lol:

Corri com mais 3 amigos... tendo participado na altura com maior calor, e sofri!
Ao fim de 3 voltas já deitava os bofos de fora!

um conselho para quem corre a solo, e pude aperceber disso nas poucas voltas que dei é:

1- Aquecer... e impor um ritmo na primeira volta para aguentar! Não vale a pena ir a todo o gás! não é XC! É resistência!
2- Beber muita água, e adequar o ritmo ao calor.
3- Aproveitar a boleia e tentar não andar sozinho. Tentem colar-se e fazer um grupo...
4- Levar a bike preparada e sem qualquer problema!!!! com pneus em bom estado, transmissão, etc! Um BOM BANCO e PUNHOS!!!!!nem que pesem mais 200grm ou mais que o "racing style".
5- Se possível não dormir - embora a solo é muito duro! O que conta é a média... e não o tempo por volta.

actualmente gostaria de experimentar raids de um/dois dias. a ver o que o futuro dita! :)
 

j.oliveira

New Member
Ja fiz as 24h de Monsanto de 2007 e 2008, conto fazer as 24h de Coruche e Monsanto,

até agora sempre em equipas de 4,

a parte da noite e ao amanhecer é onde se faz mais diferença e onde se pode ganhar mais tempo, por isso uma boa tatica é sempre importante.

e o masi importante ja foi dito pelo pessoal :

hidratação e alimentação é o mais importante tal como o descanso, nem que seja pouco e sempre bom.

na parte das luzes tambem convem levar uma coisa como deve de ser.

tentar levar material para o caso de se estragar qualquer coisa ( na tenda ou no carro não pesa ).

e depois e sempre a fundo se for em equipas de 4 ou 6 ou 8 ..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

mister f

New Member
para quem vai acampar não esquecer extensão pois vai haver 3 parques de campismo onde vai ser disponibilizado pontos de eletricidade
 

jm

New Member
Olá a todos,

No ano passado participei pela primeira vez numa prova de 24 horas, nas 24 horas de Lisboa e depois nas 24 de Viseu.
Fui com o meu pai, que lá me foi dizendo o lugar em que estava. tal como disse o Fuel 100, ao jantar e ao pequeno almoço perdí bastante tempo. Levar alguém connosco seria essêncial,mas também no ano passado participei nas 12 horas de Proença-a-Nova e fui sozinho e não correu mal. O treino é importante mas como já foi dito a alimentação também o é.

Um filme que vi vezes sem conta foi o 24 Solo enquando andava no rolo: http://asminhaspedaladas.blogspot.com/2008/02/24-solo.html

Foi este filme que me motivou para participar numa prova de 24 a solo.

Vejam e digam alguma coisa.

João
 

byomotion

New Member
Para quem já fez 24h a solo, qual foi a média Km/h que fizeram?
Pela primeira vez na vida vou fazer uma prova de 24h a solo, A estreia vai ser em monsanto e a minha duvida reside em controlar o esforço durante o tempo todo.
Por isso queria tentar definir uma media aceitavel para quem ja fez monsanto.
Ja me disseram que media de 10km/h é mt elevado. Eu queria fazer 12, se não, nem consigo fazer 20 voltas que é o meu objectivo.
 
F

fuel100

Guest
A média final implica a contabilização do tempo parado. Por isso o melhor é saberes quantos quilómetros fizemos no final das 24 horas, ou quantos minutos levamos em média a percorrer 1 volta.
Sendo assim, os dados da minha prova a solo, o ano passado foram:
Total de voltas :18
Total de quilómetros percorridos: 220Km, aproximadamente.
Tempos por volta :
1ª parte : Das 12horas às 22 horas : Entre 44 minutos e 48m.
2ª parte : entre as 23 horas e as 2 da manhã : aproximadamente 60 m.
Descanso nocturno : 5h 30m
3ª parte : Entre as 7,30h e as 12,30 h : Entre 55 m e 60m.

Classificação : 18º lugar entre 110 concorrentes.
 

mister f

New Member
temos equipe de 6 e a nossa estratégia é fazer:
primeiras duas vezes só uma volta cada, o que vai parar por volta das 20-21h
depois fazer 2 voltas cada um para fazer um descansso para ai de 6h
voltar a fazer uma volta cada.

vamos lá pessoal entendido na matéria, isto é boa estrategia ou aconçelham outra?
 
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