O que fazem para evitar ferrugem na vossa bike?

SoveskY

New Member
Pergunto isto porque tenho uma bike dita low-cost (berg country S1 104 que me custou 200€ há 2 anos) que começa a acumular ferrugem em alguns locais (guiador, v-brakes, alguns parafusos e raios).
Sempre que vou fazer BTT, quando acabo limpo-a decentemente no entanto a mesma acaba sempre por acumular alguma ferrugem nos pontos que indiquei.

Gostava de saber algumas técnicas visto que tenho intenções de comprar uma bike melhor e como não tenho € em abundância quero que ela dure bastante tempo, sem ficar cheia de manchas de ferrugem.

Alguém conhece algum método que ajude na prevenção de acumulação de ferrugem?

Cumps
 

100do

New Member
A solução é pedalar com ela :lol:

Agora a sério:

Calculo que acumule ferrugem sobretudo nos parafusos do avanço e outros, certo? Se assim for, podes substituir os parafusos por uns que não enferrugem. Eu não sei quais...

O guiador a mesma coisa, troca por outro. Em relação aos v-brake, acho estranho ganharem ferrugem. Podias meter umas fotos. Isso deve-se à qualidade do material e não conheço nenhuma "receita" a não ser a sua substituição.
 

SoveskY

New Member
Meto fotos mais tarde visto que agora não tenho a bike comigo, no entanto acredito que tenhas razão em relação à qualidade do material.
O que me faz confusão é ter demorado cerca de 1 ano até começar a ganhar ferrugem, e não ter ganho imediatamente após os primeiros passeios.
 

Alf

Active Member
Se comprares uma bike melhor, preocupa-te que tenha raios, cabeças dos raios, guiador, avanço e espigão em alumínio. A partir dos 500€ já começam a ter, se bem que com os raios não é bem assim, mas por exemplo numas crossride já não enferrujam, apesar de os raios serem em aço.

Os parafusos, depois de lavar limpar ou com um pano ou com ar (compressor) para não acumularem ferrugem na cabeça. Se vierem com material melhor (p.e. avanços ritchey) já têm um tratamento anti ferrugem, mas continuam a enferrujar. Ou então substituir por ergal, alumínio ou titânio, mas não compensa em relação ao valor da bicicleta.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

para evitar a formação de ferrugem o ideal é secar sempre a bike depois de apanhar água (compressor, pano, camurça, etc). Se alguma peça já tem ferrugem é quase sempre possível lixar para retirar (a vantagem da ferrugem é ser um óxido que se solta facilmente).

Para evitar a formação de ferrugem... bem se nos lembrarmos que a ferrugem é óxido de ferro, então ela terá sempre tendência a re-aparecer, daí o melhor seja isolar o aço do ar, através de pintura ou então aplicar um pouco de massa (em ambos os casos isola-se o metal do contacto com o oxigénio).

Para nunca ter ferrugem é preciso nunca ter aço, seja trocando por componentes de aço inox (de boa qualidade), alumínio, latão, titânio, nylon, etc.

Jepas
 

SoveskY

New Member
Jepas, mas o problema é que a bike acumula ferrugem mesmo quando está seca. Eu até cheguei a colocar uma fina camada de massa lubrificante que uso nos rolamentos e afins, no entanto não resultou muito bem e torna-se um bocado aborrecido e caro estar a barrar a bike em lubrificante a cada passeio que faço.

Parece que resta-me comprar uma bike com melhor material.

De qualquer forma obrigado pelo esclarecimento.
 

Jepas

Super Moderador
pois, quando o aço é de baixa qualidade não há muito a fazer, só trocando por inox de qualidade.

Jepas
 

Calvin

Member
Pois....
Embora a minha seja uma Trek Fuel Ex 7 de 2008, comprei um compressor (cerca de 60 eur), por causa da bicla.....
 

100do

New Member
Na minha Trek 6500 só noto ferrugem nos parafusos do avanço. Mas acho que a maioria ganham um pouco. Nada que me preocupe muito.

Em relação ao compressor poderia ajudar. Mas no meu caso, quando chego a casa vou a correr para casa tomar banho, almoçar, ou fazer outras coisas, e raramente lavo a bike quando chego. Só depois, por vezes daí a uns dias, é que a vou lavar e lubrificar.
 
Desde que os componentes vitais não fiquem danificados não deve haver problema.
A minha bina tb ganha alguma ferrugem mas apenas nas guias dos cabos de travões e alguns parafusos como dos manípulos das mudanças.
 

powpow

New Member
Eu uso o bikeshine da motorex q aplico na bike toda uma vez por semana depois de a lavar ( cuidado com os discos e as pastilhas) o resultado é exelente, repele humidade, aviva a pintura, cria uma camada protectora e acaba sempre por lubrificar alguns componentes ! ferrugem nem vela !
 

SoveskY

New Member
Interessante. Não tens nenhum problema de ferrugem? E usas esse produto para lubrificar a bike ou é apenas um complemento para os "verdadeiros" lubrificantes?
 

Ivo_Azenha

New Member
Boas...
SoveskY, após sempre cada volta limpo todos os componentes do quadro com um pano assim meio embebido em WD40, acho que isso protege, quando tenho um risco no quadro, tento encontrar um verniz(daqueles para as unhas) e pinto o mais rapidamente possivel.

Passa por uma lubrificação normal sempre após cada voltinha!!
 

nelsonasp

New Member
Saudações

O segredo para manter a ferrugem longe da bike é o segredo dos 3 Ls... Lavar, Limpar e Lubrificar...

Não há que enganar...

Abraço
 

SoveskY

New Member
nelsonasp said:
Saudações

O segredo para manter a ferrugem longe da bike é o segredo dos 3 Ls... Lavar, Limpar e Lubrificar...

Não há que enganar...

Abraço

Isso já eu faço :s
 

nelsonasp

New Member
Saudações

E mesmo assim tens ferrugem...

Então deixa-me explicar melhor... quando chegas do passeio, se tiveres andado pelo pó não tens que ter nenhum cuidado imediato, podes ir tomar o teu banhito, comer alguma coisa, até dormir uma sesta, na boa, podes tratar da menina no dia seguinte ou até mais tarde... o pó não estraga...

Agora se andaste com a bike por lama terás que lavar a bike o quanto antes, e este lavar não é tirar a maior, é mesmo lavar, desmontar as rodas se possivel, limpar bem as rodas, a cassete, a pedaleira, rotores, etc... tudo...

Depois de lavado terás que secar tudo, principalmente a corrente e a cassete porque é ao deixar a àgua secar sobre o metal que se cria a ferrugem...

Este é o mesmo que terás que fazer se andaste á chuva, podes ter a bike limpa mas tens que limpar a água que fica pela bike, repito, principalmente pela corrente e cassete...

Depois de tudo lavado e enxuto não tens que lubrificar logo, mas convem colocar algo na corrente para que a mesma não fique seca... atenção que após a lavagem e a secagem, o primeiro óleo é "absorvido" pela corrente, quando fores passear podes reforçar a lubrificação...

Basicamente é isto...

Abraço
 

SoveskY

New Member
nelsonasp said:
Saudações

E mesmo assim tens ferrugem...

Então deixa-me explicar melhor... quando chegas do passeio, se tiveres andado pelo pó não tens que ter nenhum cuidado imediato, podes ir tomar o teu banhito, comer alguma coisa, até dormir uma sesta, na boa, podes tratar da menina no dia seguinte ou até mais tarde... o pó não estraga...

Agora se andaste com a bike por lama terás que lavar a bike o quanto antes, e este lavar não é tirar a maior, é mesmo lavar, desmontar as rodas se possivel, limpar bem as rodas, a cassete, a pedaleira, rotores, etc... tudo...

Depois de lavado terás que secar tudo, principalmente a corrente e a cassete porque é ao deixar a àgua secar sobre o metal que se cria a ferrugem...

Este é o mesmo que terás que fazer se andaste á chuva, podes ter a bike limpa mas tens que limpar a água que fica pela bike, repito, principalmente pela corrente e cassete...

Depois de tudo lavado e enxuto não tens que lubrificar logo, mas convem colocar algo na corrente para que a mesma não fique seca... atenção que após a lavagem e a secagem, o primeiro óleo é "absorvido" pela corrente, quando fores passear podes reforçar a lubrificação...

Basicamente é isto...

Abraço

Mas isso já eu faço. :p

O problema pelo que foi dito anteriormente está mesmo no material.

Cumps
 
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