E exactamente esse o problema do nosso pais. E nisso nao e o unico.
Temos muitas leis, leis para tudo e mais alguma coisa. Umas vem do tempo da maria cachucha e estao completamente desajustadas a realidade contemporanea. Outras sao transposicoes a toa de directivas comunitarias, que nao se ajustam a relidade do nosso pais. Outras sao simplesmente estupidas. O lesgilador pode ter tido boa intencao, mas a lei se levada a letra torna-se ridicula em certos casos que o legislador nao previu.
Mas como a policia nao e rigorosa a punir o seu incumprimento, estas leis sobrevivem com estao porque nao incomodam ninguem. Isto ate encontrarmos o senhor policia ultra zeloso, que leva a lei a risca. Se todos fizessem o mesmo, a sociedade criava pressao sobre os legisladores (e eles proprios sofriam a estupidez da lei na propria pele ocasionalmente) para alterar a lei para alguma coisa que fizesse mais sentido. Mas como isso nao acontece nos habituamo-nos a cumprir leis e regras selectivamente. Esta nao porque e estupida, etc. E claro que depois no meio de tanta seleccao temos a tendencia a ser parciais e so cumprir com aquilo que nos da jeito, ou melhor, achar que os outros devem cumprir e nos nao.
A proposito do cumprimento selectivo de regras dou um exemplo. Quando tirei carta aqui ha 10 anos ja estava em vigor a carta provisoria nos primeiros 2 anos. Entao toca de cumprir todos os limites de velocidade. As pessoas nem se apercebem da estupidez que e cumprir os limites de velocidade em certas estradas porque simplesmente nao o fazem, ignoram os sinais. Por exemplo, a estrada que liga o algarve a setubal, antes da finalizacao da autoestrada do sul tinha bastante trafego, e as aldeolas a beira da estrada tinham bastante movimento de carros a parar para ir aos cafes. Nessa altura fazia sentido estar la o sinal de 60km/h, e por vezes nem a essa velocidade se conseguia la passar. Agora sao aldeias quase desertas, mas o sinais mantem-se. Para que? Para as pessoas se aborrecerem da estupidez que e passar la a 60km/h o que nao tem logica nenhuma (se fosse assim na EN125 no algarve era sempre a 20km/h, nao que na pratica se ande a muito mais que isso) e comecarem, quase inconcientemente a ignorar os sinais. O problema e que depois nao e so ali, acaba por ser em todo o lado.
Ainda outro exemplo e a sinalizacao de obras. Acaba a obra e ela la fica. Parece que nao e nada, mas as pessoas habituam-se a ignorar os sinais de obras. Se virem algumas obras a decorrer ainda desaceleram, mas se parecer tudo parado, assumem que aquilo esta ali esquecido e ignoram. Entao os sinais sao para que?
Se ha leis sao para ser cumpridas a letra. Se for um abuso, que se mude a letra da lei. Dai reafirmo a minha opiniao inicial. O policia ou ignorava, tipo arbitro que nao ve a falta, ou se marcou falta tinha que mostrar o amarelo porque a falta e para amarelo.