O mistério do peso perdido

PedroSoares

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gostava de tirar algum peso à minha bike, e andei a pesar alguns componentes para ver que upgrades poderia fazer.
quando cheguei às rodas apareceu-me aqui um mistério de todo o tamanho. vejam la se conseguem descortinar isto.

Roda trás Mavic CrossLand UST - peso anunciado pela marca 1103g
Pneu de trás Maxxis Ignitor USt 2.1 - anunciado de 660g
Cassete XT - anunciado 305g
Roda da frente Mavic CrossRide - anunciado 885g
Pneu da frente WTB Airwolf 2.1 - anunciado 610g
camara de ar dechatlon - medido 189g
magikseal nas duas rodas - medido 270g
discos hayes - anunciado pela marca 224g

o que dá a brutal soma de 4246g :cry:

no entanto assim que pesei as duas rodas numa balança digital obtive 4552g :roll:

o que me esta aqui a escapar? ainda sao 306 gramas....
onde poderia tirar aqui algum peso sem gastar muito dinheiro?
 

zykon

Super Moderador
A diferença de peso é fácil de explicar. Do peso anunciado pela marca ao peso real há diferença.

Tirar peso ai era comprar umas rodas mais leves, mas para isso lá vão umas grandes carradas de €€.

Podes tambem tracar as camaras de ar para umas de latex. Talvez poupes umas 100g ou nem tanto. :roll:
Diminuir a dose de liquido antifuro.
Discos mais leves. talvez até um disco de 140mm atrás
pneu da frente consegues baixar perto de 150g - 200g
 

Rider88

New Member
Boas,

Talvez seja o peso dos discos?? Tou a acahar muito leve dois discos (apesar de nao saber o modelo e dimensoes) apenas pesarem 224gr. Daria apenas 112gr por cada disco, ou seja, uns discos com peso "topo de gama". Por exemplo o meu disco de tras hope flutuante de 160mm pesa 100gr, mas o da frente de 183mm ja pesa 140gr.

Devem pesar 224gr cada, nao sei. Qual é o modelo dos mesmos?

As duas camaras de ar pesam 189gr ou é so 1? Ou usas so camara de ar à frente, por o teu pneu ser tubless atras?

Para tirar peso sem gastares muito, metes uns pneus 1 pouco mais leves, embora nao ganhes assim muito em peso.
Ou podes meter um pneu tubless a frente!

Espero ter ajudado!
Cumps
 

350plus

New Member
Pesaste com os pneus cheios?

Não te esqueças do peso do ar. Se bem me lembro, o Batas já demonstrou que isso dava cerca de 20 gramas por roda
 

PedroSoares

New Member
Re: O mistério do peso perdido

vi no weight weenies o peso aproximado dos rotores:
Hayes Standard Rotor 2003  112 g  ø160 mm, 6 hole IS 2000, +13 g for bolts

dai ter arranjados os 224g para os dois.

quanto ao peso do ar não acredito que dê 20 gramas. alias é impossivel dois pneus de 2.1 roda 26 terem mais de um grama de ar...

acho que o mais sensato é concordar com os conselhos do zykon. camara de ar mais leve, menos liquido e pneu mais leve à frente. talvez volte aos furos...  :roll:

isso de por um disco de 140 atrás é capaz de ser uma alternativa viável. faço apenas XC e normalmente gasto 30% mais as pastilhas de trás, o que quer dizer que provavelmente travo mais atrás do que necessito.
preciso de por algum adaptador nas pinças para suportar um disco de 140?
 

350plus

New Member
Re: O mistério do peso perdido

Quanto ao peso do ar, acredita que é mais do que uma grama de ar.

Infelizmente não encontrei a comparação do Batas relativamente ao peso. Sinceramente não tenho a certeza se eram 10 ou 20 gramas por roda. Mas é fácil de verificar:

Uma roda 2.1 tem um largura no topo de 53 mm. A largura do fundo da jante é 23mm. O diâmetro total no piso do pneu é 658 mm. O diâmetro na base do pneu é 622 mm.

Feito um modelo básico com base nestas dimensões, chega-se a um volume total de aproximadamente 1.82 litros.

Segundo informação básica de química, à pressão de 1 bar e temperatura de 25 ºc, 22.4 litros de ar pesam 29 gramas (massas molares).

Com regra de 3 simples e ajustadas as contas para uma pressão típica de 3.2 bar, o peso do ar ronda as 8 gramas por roda.

Como o ar que vem do compressor pode estar contaminado com vapor de água condensado, óleo e outras partículas, e como eu fui bastante conservador no calculo do volume, é perfeitamente natural que a massa seja ligeiramente superior e que se chegue a valores de 10 gramas por roda.

EDIT: Usei diâmetro interno errado. Cálculo corrigido em post abaixo

PS: Por favor usa a função "editar" de forma a evitar colocar 3 mensagens seguidas. Ocupam espaço desnecessáriamente na base de dados.
 

Alf

Active Member
Monta dois pneus Schwalbe ou Continental, usa um líquido à base de latex (NoTubes, etc.), e usa UST. Vais tirar umas gramas. Se optares por pneus não UST (para câmara) montados como UST, tiras MUITO peso. Há muita gente a fazer isto e diz que não há problema algum. Eu acho que é preferível não usar Schwalbe neste caso, são muito moles.

Quando trocares de cassete por desgaste, opta por uma de 32 dentes, em vez de 34 (não sei se a tua é de 32, estou a supor), ainda tiras umas gramas.


Gastando dinheiro podes trocar os rotores (não aconselho, gastas muito dinheiro por causa de 30g ou 40g, mantendo-nos nos discos de aço). E as próprias rodas, mas aí sim, já é um investimento muito grande.

P.S: Trocando esses pneus de guerra por uns mais leves, conta com mais furos. A mim não me aconteceu, mas acho que tive sorte.
 

nelsonasp

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Saudações

As marcas raramente, muito raramente, anunciam o peso real. Até hoje só fui surpreendido uma vez com um selim da Specialized... Anunciam 305g e na realidade pesa 298g, normalmente costuma ser ao contrário...

Abraço
 

PedroSoares

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350plus - estou parvo com essa tua explicação... nao me lembrava do facto de o ar estar sob pressão. acredito na tua descrição, a minha quimica de primeiro ano de faculdade já está muito esquecida.

Alf - obrigado pelas dicas. (e realmente a cassete é de 34 - mas aí dá jeito e nem me importo das gramitas a mais...)
para montar pneus normais como UST tenho de usar aqueles kits de conversão, certo?


quanto aos pesos das marcas vejam o caso do meu selle smp trek, anunciado de 395, medido de 431g. sao só 10% de diferença :D
 

zykon

Super Moderador
350plus, não estou a perceber como chegas a um volume de 1,8L.

Explica ai melhor.

A restante explicação concordo com ela e está certa.
1L de ar em condições PTN pesa cerca de 1.3g
 

Alf

Active Member
Para usares pneus normais como tubeless fazes exactamente o mesmo que para usar pneus tubeless. A diferença é que tens mesmo que usar um líquido de latex, para selar os "poros" do pneu, que num pneu normal, costumam ser mais abertos que num tubeless.

Ou seja, deves ter uns aros tubeless (ou com fundo selado como os mavic de topo, ou com fita, como as crossland trazem de origem), e montar os pneus normalmente. Por causa da estrutura do pneu ser mais frágil, é preciso usar um compressor, e nunca esquecer o líquido, senão o pneu não sela.

Tens aqui um bom tópico sobre isso: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,27583.0.html; além de mostrar como transformar uns aros normalíssimo nuns aros tubeless, também tem algumas opiniões sobre o assunto.

@350plus: grande post, quem sabe sabe :lol:
 

350plus

New Member
Re: O mistério do peso perdido

Zykon, realmente havia um erro grave nos meus cálculos. Obrigado por reparares. Também me pareceu muito pouco o volume :wink:

Usei o ETRTO de uma jante 29''. Ao invés de 622mm, devo usar 559 mm de "bead diameter"

Os cálculos de volume não fiz à mão. Usei um modelo 3D de revolução, baseado em informações tiradas do site tech-mavic.com

2dt89wx.jpg


E depois pedi ao programa o volume. Contas feitas, a versao corrigida deu sensivelmente 4 litros.

Isso dá uma massa final de 16.4 gramas.
 

350plus

New Member
Já agora, para acabar isto, há que meter o Arquimedes ao barulho.

O pneu vai sofrer um impulso igual ao peso do volume de ar deslocado. O pneu desloca 4.0 litros de ar a 1 bar. Esse ar pesa 5.7 gramas.

Logo, ao colocar o pneu na balança, 5.7 gramas do ar interno são suportadas pela impulsão.

Peso efectivo do ar por pneu é de 10.7 gramas
 

ALNM

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os apertos pesam entre 100 e 140 gramas. Contabilizando também os 12 parafusos dos discos (cerca de 36 gramas) justificam-se cerca de 136 - 176 gramas.
As rodas estavam secas quando as pesaste? É que a água, essa sim, pesa bastante mais do que o ar... experimenta ...
 

Batas

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PedroSoares said:
quanto ao peso do ar não acredito que dê 20 gramas. alias é impossivel dois pneus de 2.1 roda 26 terem mais de um grama de ar...


Pena que consideres impossível... Assim continuas enganado. :roll:

Quanto aos pesos... Se aos anunciados acrescentares uns 7-9% de erro... Está explicado. O melhor que tens a fazer é colocares os anunciados no lixo e pesares tudo. Ar incluido.

:hahaha: Nem 1g... :tungas: Já agora.... http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_008.asp
 
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