O meu BTT tem DIABETES

Jorge Gomes

New Member
Amigos diabéticos, gostava de obter algumas opiniões sobre como costumam gerir a vossa alimentação em passeios de 3-4h sem zonas de abastecimento pelo meio - os tipicos passeios domingueiros. Isto é, o que está disponivel tem que ser pequeno e caber no camelbak.

Eu começo por dar metade das doses de insulina (rápida) de manhã e comer um pequeno almoço bem aviado.
Depois para aí 45m depois de começar a andar como uma banana. Depois como uma barra de hora a hora e se sentir que estou a ficar fraco como um gel pequeno.
Tenho dois problemas com este esquema. Primeiro, a glicémia sobe demasiado antes de iniciar o exercicio, devido à pouca insulina de manhã. No entanto se der mais é um desastre de hipoglicemias durante a volta.
Depois, normalmente para o fim do passeio (tipo ultima meia hora) a glicémia começa a baixar demasiado...

Gostava de ouvir as vossas experiências e opiniões neste assunto. Será que bebidas energéticas ajudam? Ou é preferivel a ingestão dos hidratos de absorção mais lenta (barras)?.
 
Last edited:
Boas amigo carlos

Pelos menos um Blue O (que serei eu vou estar na meia maratona (dorsal 617), pode ser que mais algum Rider Blue O vá ao evento e nesse caso iríanos juntos.

No final da maratona irei ao Stand da Blue O
Abraço e
Boas pedaladas
 
Last edited:
Boas

Jorge Gomes, eu nos dias em que vou pedalar reduzo a dose da medicamentação, pequeno almoço um pouco mais reforçado. Levo sempre 2 pacotinhos de açúcar 3 a 4 cubos de marmelada, 1 barra energética, 1 banana, bebida isotónica (fraquinha) e água (camelbak). Em geral ao fim de 10 a 15 Km's (conforme o percurso) vai um cubo de marmelada, a meio do percurso a banana e se sentir necessidade mais um cubo de marmelada, a barra ernergética vai, mas só a tomo quando veja que necessito mesmo de energia extra. As minhas voltas andam sempre entre os 40 e 55 Km's e só uso o pacotinho de açucar se notar que a glicémia estar a baixar demasiado.
É normal que com a redução da insulina a glicémia suba, mas com o esforço vais baixando (por isso a redução da medicamentação) , também acho que um barra energética de hora a hora é demais, mas só tu é que conheces os sinais (sintomas que o teu organismo te dá) e ires conjugando até isso até conseguires gerir medicamentação, esforço e dosear o reforço alimentar durante os teus passeios para que te sintas bem.
Eu ao princípio também sofri com isso, Um dia cheguei a casa e caí para o lado, fui de urgência para o Hospital Distrital de Santarém com uma hipo, a partir daí e como precaução é que comecei a levar os pacotinhos de açúcar comigo.

Boas pedaladas
 

Jorge Gomes

New Member
Pois, eu sei que é normal a glicémia subir de manhã se eu reduzo a insulina. O problema é que a glicémia mais elevada causa muita sede, o que além de não ser confortável não é compativel com os recursos limitados de água que uma pessoa tem disponivel no BTT.
Estava a ver se arranjava forma de contornar esta situação...

Eu sei que isto só a experimentar é que se vai lá, mas também é bom ler as experiências de outros diabéticos para tirar algumas ideias que possam ser experimentadas.
 

casf

New Member
Boas pedaladas Jorge Gomes,

Benvindo.
Acompanhas o blog, e aqui no forum, já o consultas-te desdo o inicio?
Não sei o tipo de dibetes que tens, mas como o Carlos Ferreira já indicou; tens de conhecer bem os teus sintomas, para assim a poderes combates - a HIPO! A diabetes já a deves tratar por tu, não???
Por aí estão indicados alguns conselhos sobre as duas situações:
Se vais fazer desporto, terás de reduzir as unidades de insulina. Ultra rápida, rápida, mista, lenta...
Recentemente alterei o meus "esquema" é por estas e por outras que não gosto muito de referir o que faço, a minha diabetes é minha!!!
Terás sempre de dar insulina, caso contrário, não farás a conversão dos HC para o sangue.
DICA, só isso, durante o exercicio leva a maquina contigo, se não andas na competição e "lutas" pelos lugares da frente, para tomares banho de água quente - estava CLARAMENTE A BRINCAR - da-te uma indicação se deves ou não comer...
Passa uma vista de olhos pelo blog e aqui no forum...
Se necessitas, posta!


Pedaladas boas,
casf
 

Jorge Gomes

New Member
Sim, esqueci-me de referir isso. Tenho diabetes tipo 1 desde os 10 anos (há 13 anos portanto).
Eu ando bastante bem controlado até e conheço bastante sobre a doença como é natural, mas só recentemente é que comecei a práticar desporto na vertente "endurance". O desporto que fazia nunca durava mais que 1h30 para aí, e portanto não havia necessidades muito especiais. A realidade do desporto endurance é bastante diferente, mas já me começo a habituar.
Gosto de ouvir as opiniões dos outros porque sei aprender com elas, não me vou pôr a imitar esquemas "à parva". A minha médica infelizmente também não foi capaz de me ajudar muito sobre as particularidades deste desporto.

Vou começar a seguir o blog.
E parabéns pelas iniciativas que tens levado para a frente!
 
O FÁTIMA BTT CLUB teve hoje o prazer de conhecer pessoalmente o criador deste projeto e, para além de o apoiar e tentar ajudar na divulgação, teremos todo o prazer em ajudar no que for possível sempre que se encontrarem por estes lados.
Um grande abraço dos elementos do FÁTIMA BTT CLUB.
 

pastilha

New Member
Boas
No próximo dia 8 vou estar na Maratona da Geração Radical (Gradical.com) no Penedo Gordo, perto de Beja.
Será a minha estreia como Rider Blue O, com o dorsal 5 atribuido e para o percurso dos 90km's.
Logo que tenha fotos tentarei postar aqui...

Um abração a todos

Paulo Ramos
 

casf

New Member

casf

New Member
Boas pedaladas,

Deixo-vos o relato da possão mágica do blue O Rider Pedro Felício de Aljustrel:

"Quero partilhar contigo uma nova experiencia...
Depois de muito me terem aconcelhado eis que hoje o fiz...
Leite de soja (utilizei o de calcio , um pouco mais doce que o leite soja normal, este quando temos os niveis um pouco mais altos é melhor porque praticamente não tem açucar nenhum), se tiver os diabetes um pouco altos (para fazer desporto considero alto um valor acima dos 210/230) dou duas unidades de insulina rapida e tomo esta bomba nutritiva e de baixo nivel glicemico, ou seja de absorção lenta...

Passo a dizer...
Faço meio litro de leite de soja com uma banana partida aos bocados + 5/6 colheres de aveia, misturo tudo e fica um batido saboroso e altamente nutritivo, tomei 15 minutos antes de andar (e hoje foi no duro), ao fim de uma hora e meia, a pedalar bem, sentia-me com eles regularizados, mas optei por medir, ao fim de uma hora e meia tinha um valor de 134, optei assim ainda por comer um cubo de marmelada e fui molhando a boca aos poucos num total 3h a pedalar com o sponser long energy ao fim das três horas com um cubo de marmelada e um cantil de sponser medi e estava com 157... Óptimo

A volta deu 72km com uma altimetria de 1764 de acumulado, daqui a pouco e devido ao cansaço tomo metade do meio litro que fiz do batido e fico no ponto!"


Pedaladas boas,
casf

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.garmin.pt - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com - www.4and2impact.com - www.esigrips.com - EcoSec Castelo Branco
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

Crónica dos Trilhos da Cortiçada: Rota dos Resineiros - Proença-a-Nova

"Digo já, depende do valor.
Ah, estas a medir o açúcar!
Estou a ver... Olha sim, pode ser o copo cheio!!! 49mg/dL.Epá isso é baixo não é?!
Sim, foi de nos terem rompido as pernas até aqui, em mim revela-se neste aspecto, por isso tenho de ir controlando de vez em quando, até porque não estava a ter os principais sintomas, influência das últimas descidas até aqui, certamente, se fosse em subida!
Humm, isto é marmelada, não é? E estes bolos são bons? "Que rica pinga", mesmo fesquinha..."
O resto já se sabe!

Pedaladas boas,
casf

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.garmin.pt - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com - www.4and2impact.com - www.esigrips.com - EcoSec Castelo Branco
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

VIII Trilhos da Raia - Idanha-a-Nova

..."eu fui descida abaixo até me deparar com a 1ª "parede" na qual "consegui" passar por uma indicação que atravessava o estradão, com várias setas na direcção do caminho certo.
Fiz a subida toda à mão!
Lá em cima olhei à direita, esquerda, no chão e NADA!
Recorro ao SOS no qual me reiteram:
Passas-te, com toda a certeza, por cima das setas!
Mau??? Estava assim tão distraído!?
Talvez a pensar nos kms que ainda tinha para fazer, segui para a direcção correcta que nos levou ao bonito Parque Iconológico de Penha Garcia"...

Pedaladas boas,
casf

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.garmin.pt - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com - www.4and2impact.com - www.esigrips.com - EcoSec Castelo Branco
 

zetobtt

New Member
boas,

eu tenho tambem diabetes tipo 1 a 8 anos e nunca tive problemas a fazer btt mas isso pode um dia acontecer. Gostaria de saber se ja aconteceu a alguem algo relacionado com baixa de diabetes durante um uma prova de btt ou algo relacionado.
Que ajudas tiveram?

obrigado
 

Jorge Gomes

New Member
Diria que o melhor é nunca estares dependente dos outros.
Leva sempre uma boa dose de comida contigo e quando não te estiveres a sentir bem para imediatamente e come.
Continuar a andar com a glicémia baixa é bastante perigoso, como sabes a concentração fica bastante reduzida, a velocidade de reação fica lenta, e os musculos não têm a mesma força. Isto pode levar a quedas bem perigosas.

Mesmo em provas, nunca contes com o abastecimento, nunca se sabe se não vais lá chegar e já ter acabado a comida ou qualquer coisa do género.
No meu camelbak andam sempre no minimo 2 gels (super açucarados) e 2 barritas de "marmelada", só para situações apertadas. Depois levo ainda barras de cereais para comer normalmente durante a volta.
 

casf

New Member
Boas pedaladas zetobtt,

Sábias palavras as do Jorge Gomes, bolsos cheios, defendo eu! Não facilites!!! Uma máquina, dependendo das distâncias, também é útil.

Proponho-te uma vista de olhos pelo blog, tem episódios práticos e lúdicos, mas este tipo de “discussão” é sempre construtivo.

Pedaladas boas,
casf
 

PFCJ

Member
Viva!!!

Sou Paulo Jorge (PFCJ) e moro na zona de Sintra (São João das Lampas/Terrugem). Sou diabético tipo 1 à 30 anos (tenho 33) e comecei a praticar BTT este ano apesar de já ter feito alguns anos de ciclismo.

Tenho saído sozinho a maior parte das vezes, tanto para treinos (todos os Domingos) como provas. A minha experiência diz-me sempre para levar bolsos cheios e fazer menos insulina :).

Tenho tido um controle aceitável das glicémias durante o BTT, mas existe sempre alturas em que tenho hipers e hipos, não graves pois até agora tenho sentido sempre (desde mãos dormentes, falta de concentração a irritabilidade e sede intensa...).

Só meço a glicémia no inicio e final de treino/prova, mas vou começar a levar o medidor comigo pois tenho sempre curiosidade durante o btt.

O ideal para nós seria um monitor de glicémia constante, que tal como gps e conta km sabíamos sempre como estava a nossa glicémia :).

Já agora, gostava de me juntar ao projecto Blue O, como posso adquirir um equipamento?

Abraços e boas pedaladas como diz o nosso amigo casf ;)
 

casf

New Member
Boas pedaladas Paulo Jorge,

Fico satisfeito do teu controlo na tua diabetes!

Esse tipo de monitor - Continous Glucose Meter - existe, vários até, mas não comparticipados e sendo um país com a troica dentro de casa, será dificil que velham a ser, já que a insulina e os leitores são comparticipados 100%.

Juntares-te à blue O? Ao Projecto blue O? Seres um Rider blue O? Já fazes parte, querendo partilhar nesta "discussão" é o principio!


Pedaladas das melhores,
casf
 
Top