O leite faz mal à saúde! Será?

TLouro

Member
Boas,

Como disse o Medroso, tendo em conta que a esmagadora maioria da população bebe leite sistematicamente durante toda a sua vida, e tem vindo a beber há vários séculos, fica empiricamente demonstrado que não pode ser assim tão prejudicial. O que não quer dizer que o seu consumo não deva ser moderado.

E aqui entra o bom senso: se para qualquer alimento há sempre uma teoria a dizer que aquilo faz cobras e lagartos, nada como comer de tudo um pouco com moderação. Afinal, somos omnívoros, pelo que é naturalmente suposto termos uma dieta variada.

Cumps
 

diogobike

Member
Se o Leite fosse impróprio para consumo humano não estaria na roda dos alimento, sempre bebi leite e vou continuar a fazer-lo.
 

Mach 4

New Member
Aqui está ele.
Basta clicar e fazer o download (são ficheiros PDF) :

https://mail.google.com/mail/h/16g0...122c74f2e2d44ef3&attid=0.1&disp=vah&safe=1&zw


Deixo aqui um excerto desse texto que me despertou a atenção :

"A indústria química "********", investiu cerca de meio bilhão de dólares para inventar uma injeção que fizesse as vacas produzirem MAIS leite. Com esta injeção as vacas aumentam sua produção de leite de 10 a 40%. Que loucura: dá para ser saudável um alimento obtido com tal crueldade? E, o Posilac induz um aumento na concentração natural de IGF-1 de até 80%. E mais, com este aumento de produção, aumentam os quadros de mastite, portanto infecções, sangue e pus no leite. A solução? Antibióticos, que ao final terão seus resíduos no leite".

Por outras palavras - andamos a beber uma mistela branca que de leite já pouco tem.

 
Last edited by a moderator:

Arpeggio

New Member
Eu quanto mais estudo e mais noção da realidade da produção de alimentos tenho, mais vontade tenho de me tornar vegetariano, e de produtos biológicos.
 

demorider

Active Member
Para mim estes estudos não passam de marketing de vendas.. primeiro foi as vacas loucas, depois era a carne de porco, depois eram as frutas e legumes que tinham não sei o que depois passou para a gripe das aves, agora é o leite... Resumindo e concluindo sera que alguem me pode dizer o que eu posso comer sem me fazer mal? é que pelos vistos ja nem sendo vegetarianos nos safamos, porque nem tudo o que diz ser biologico é realmente biologico e ja houve uma altura em que ate os vegetais tinham não sei o que que fazia não que mais..

Sempre bebi leite e continuarei a faze-lo ate porque se for a dar ouvidos a tudo que circula pela net, jornais ou televisão ja não comia nada porque tudo faz mal,.. Agora o tema de conversa é o leite daqui a algum tempo inventam outra coisa qualquer que faz mal e o assunto do leite "morre" e começa outro..

Sempre comi de tudo um pouco por minha conta e risco independentemente daquilo que os meios de comunicação diziam, ate porque se formos bem a analizar as coisas todas que ingerimos tamos tramados.. ja pensaram nas barras energeticas que grande parte de nos consome? e das bebidas esotonicas? e os medicamentos que o medico nos receita? ja viram bem quantos efeitos secundarios eles tem? alguem deixa de tomar medicamentos? não... mas eles são quimicos com muitos efeitos secundarios que para curar alguma "coisa" vão fazer mal a meia duzia de outras "coisas"..

É a minha opinião e vale o que vale
 

Mach 4

New Member
Se leram o texto que coloquei lá em cima podem reparar que muitas das coisas que lá estão descritas são mesmo verdadeiras.

Uma vez a minha esposa perguntou ao pediatra do nosso filho se havia alguma vantagem em dar o chamado "leite de crescimento" que certas marcas vendem nos hiper-mercados, e ele olhou para ela, esboçou um sorriso, e disse o seguinte :

-" Menina...leite é leite, só existe uma variedade. Isso são formas de fazer as pessoas gastarem mais dinheiro e não é por causa disso que o seu filho vai crescer mais e mais depressa."

Li também algures que o organismo humano precisa de consumir mais leite até aos 3 anos de idade, mas no inicio é mesmo o leite materno que vai fazer milagres. Na infância e na juventude pode-se, e deve-se, começar a reduzir o consumo do mesmo. Já na nossa fase adulta, 3 copos de leite por semana são mais do que suficientes para o que o nosso organismo necessita.

Foi também provado que a gordura do leite também é prejudicial aos nossos intestinos, já para não falar da tal lactose, a que muita gente é alérgica. Bebam café com leite muitos dias seguidos e vão reparar que vão começar a sentir uma certa azia desconfortável. Eu uma vez fiquei tão mal disposto com essa mistura que nunca mais repeti, e tenho reparado que mais gente se tem queixado do mesmo. Agora só bebo galão de cevada, e só de vez em quando.

Eu sou do tempo em que as leiteiras vinham com o seu carrinho de mão vender o leite ás portas. Em todas as casas havia um recipiente cilindrico em alúminio (parecida com uma botija de água quente) o chamado "quartilho" = 1/4 de litro. Nessa altura o leite ainda não era pasteurizado e muitas das vezes estragava-se, azedava com o calor e com as bactérias, mas ERA leite, tinha um sabor e um cheiro que já deixou de existir á muito. Hoje em dia só mesmo o chamado "leite do dia", que depois de aberta a embalagem tem de ser consumido num prazo máximo de 3 dias, é que ainda mantém um certo cheiro e sabor natural de leite de vaca. Tudo o resto já foi tão alterado e modificado ao longo dos anos que muita gente ainda pensa que está a beber leite quando na verdade está mas é a beber uma mistela insabida e inodora.
Mas nada como vocês próprios fazerem a prova. Aqueçam um pouco de leite corrente de uma marca qualquer e ao mesmo tempo façam o mesmo com um pouco de leite do dia e depois de ferver cheirem o leite, vejam a nata e provem. Só assim é que irão reparar que o vosso paladar já está "domesticado", e o vosso olfacto adormecido á muito tempo e que o verdadeiro leite não é aquele que se calhar andam habituados a beber.

Na minha juventude bebi leite para toda a minha vida, de tal forma que um dia reparei que a minha urina estava com uma cor estranha, um pouco esbranquiçada a mais do que o costume. Fui ao médico, fiz uns exames á urina, e ao ver os resultados da análise o médico perguntou-me se eu bebia muito leite gordo pois a minha urina estava saturada com cristais lâcteos. Mudei para o leite meio-gordo e reduzi o consumo, e com o tempo tudo voltou á normalidade.

Mas como já referiram, isto é como tudo e o nosso tipo de organismo tanto pode aceitar muito bem esta bebida como rejeitá-la por completo.
Ainda hoje, após uma volta no Verão, sabe-me muito bem beber um copo de leite magro fresco para matar a sede. É que aquilo parece mesmo água, mas a gordura também não faz falta nenhuma.

Resumindo, comam e bebam moderadamente um pouco de tudo, diversifiquem nos produtos e nas marcas, pois hoje em dia tudo faz mal, até o ar que respiramos todos os dias. Mas uma coisa vos garanto - o leite já não é nada do que era antes...assim como o "Nesquik" e o "Tulicreme".
 
Last edited:
E mais, já alguém ouviu falar do fungo Ergot que crescia no centeio? Dantes por volta de 1200 ou 1300 os pobres iam para a fogueira mandados pela inquisição porque tinham "diabo" ou seja, comiam o fungo que vinha do centeio e começavam a ter alucinações enquanto que os mais ricos comiam "trigo". Conclusão, não tinham alucinações!
 
Boas

Ligado directamente a esse fungo está a historia das Bruxas de Salém.

demorider antes da massificação da Internet eu já tinha conhecimento dos efeitos nocivos do leite no organismo humano.

Mas vendo a situação de outro prisma posso adiantar o seguinte: quantas famílias no planeta dependem do comercio do leite ?
resposta:centenas de milhares, que são demasiadas para "tentar" que o deixem de o fazer.
 

Jocas22

Active Member
penso que o moral da história é não abusar. Comer tudo de um pouco sem abusar, porque praticamente tudo anda contaminado com uma coisa qualquer, assim temos a roda dos alimentos e a roda dos venenos muahahahah
 

miguelcarromeu

Active Member
O Galileu também era um herege por ter afirmado que a Terra era redonda.

Ainda eu me surpreendo com a insensatez de séculos passados. A resistência que a sociedade faz à mudança e à transição de paradigmas é uma coisa impressionante.
 

Mach 4

New Member
"A produção de leite (de vaca) é claramente a atividade mais condenável, nos Açores.

Segundo o relatório ambiental dos Açores, solicitado pelo governo regional, é a atividade que causa maior poluição e impacto ambiental, 65% de todo o território açoriano é pasto... território esse que podia ser usado para a AGRICULTURA, contribuindo para uma maior RESILIÊNCIA da região.

Para produzirem leite, as vacas são engravidadas à força e continuamente... tão continuamente que, nos Açores, por serem um produto excedente, milhares e milhares de bezerros são INCINERADOS, de modo a que o PREÇO DA CARNE NÃO DESÇA (numa altura em que há cada vez mais açorianos a passar fome e todo o tipo de dificuldades)".

Trata-se do desrespeito total pelos Animais (incluindo Humanos) e pela Natureza.

http://www.thepetitionsite.com/431/136/094/fim-da-incinerao-de-bezerros-nos-aores/

A cada dia sinto-me mais triste por pertencer a esta raça que se diz racional e humana. E tudo em prol de forma a sustentar um negócio que gera milhões, tal como o petróleo. Mas o pior é que as necessidades não são assim tantas como apregoam.

 

jonymacarrony

New Member
Na verdade existem muitos estudos que dizem que o leite não só não traz benefícios para a saúde como poderá, como foi referido ser prejudicial. Isto pode não ser alarmante para alguns, porque como também já foi dito, existem muitas coisas que fazem mal a saúde, o problema, a meu ver, é que existem varias campanhas publicitárias todos os anos a incentivar o consumo de leite, ao que eu acredito que esteja ligado ao facto de sermos grandes produtores de leite...
Vários são os nutricionaistas que aconselham e muitos proibem mesmo o consumo de leite numa alimentação, ou a sua substituição por leite de soja que não tem o componente mais prejudicial do leite - a lactose.
 

farias

New Member
Aquii em casa todos bebem leite. Mas percebo que as vezes eu fico com o estomago meio inchado... Seria o leite? Já ouvi dizer que a intolerância à lactose pode ocorrer em fases distintas de nossa vida. Mas o difícil é abrir mão do meu leite com chocolate à noite.... Como dizem: Nós morremos pela boca.... :(
 
Top