Novo quadro ou actualizar o actual?

jginja

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Viva pessoal.
Tenho uma Cannondale CAAD4 já com alguns anos. Não sei ao certo mas posso verificar e postar aqui a data de fabrico do mesmo.

A minha dúvida é muito simples. Será melhor actualizar o quadro ou comprar um novo?
Quando o comprei já a bike tinha um ano de competição em cima. Nas minhas mãos deve ter cerca de 5 anos.

O quadro tem travões v-brake e uma Fatty Ultra de 70mm. Devido a um cepo que encomendou a alma ao criador coloquei-me a questão.
Estará na altura de o reformar? Estará o material já cansado?
A minha ideia seria passá-lo para travões de disco e colocar-lhe uma suspensão com mais curso. Gostava que fosse uma Lefty, mas para isso tinha de ter um orçamento de cerca de 1000 euros, pois entre roda da frente e travões será difícil baixar este valor.

Qual é a vossa opinião?
Bike nova ou quadro novo?

Obrigado e boas pedaladas
 

jginja

New Member
A bike em questão é esta:
p4pb5547079.jpg


Já tirei o número de série mas não consigo perceber qual é o ano de fabrico do quadro.
Se alguém souber o ano, aqui está o dito cujo:
550609LJ08858
1FMN4G XL


Obrigado
 

Ferrugem

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tens ai uma boa bike, se fosse eu apenas fazia upgrade de compunentes mais mudernos, não mudava a suspenção, uns travoes xt v-brake em paralelograma, guiador, espigão de selim,etc... tenho um colega que tinha uma em azul que dizia volvo..
 

jginja

New Member
Viva Ferrugem.
Esta como actualmente é a minha bike de treino, pois tenho uma Rush, já esteve mais leve, nomeadamente no guiador e no espigão.
Os travões também já teve uns XT que referes. Actualmente tem uns Avid Single Digit SL.
Como na Rush tenho 110mm na Lefty, andar com 70mm é realmente curto. Vamos a ver o que manda o orçamento.
 

proque

Member
Se o quadro está bom (se não apresenta fadiga visível, nem empenos) podes (e deves) evolui-lo.

Quando apresentar problemas compras novo quadro e trocas o material. Tens é de arranjar uma forqueta nova também...

É a opção mais racional, em meu entender...
 

jginja

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Obrigado porque.
Fadiga visível acho que não, pelo menos não vejo fissuras em nenhuma parte. Empenado também não está.

A questão da suspensão há dois caminhos: o racional e o emocional.
Se for pelo racional talvez a melhor opção fosse meter uma suspensão "tradicional", por exemplo Fox ou Rock Shox. O lado emocional indica uma Lefty. Em ambas as opções 100 ou 110mm será o mais recomendável.
A desvantagem do segundo caminho é o orçamento a disponibilizar.

Obrigado
 

MRocha

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Se a bicla fosse minha não fazia grandes alterações. Desde que não tenha problemas mecânicos e esteja bem afinada já é uma excelente máquina de XC, com rendimento superior a algumas mais modernas e caras.
Revisão à fatty, cepo novo no cubo de trás e mais nada, a não ser que seja mesmo necessário.
Uma lefty é um dinheirão e qualquer suspensão com um peso próximo dessa fatty tambem não fica barata...

Por mais que gastes dinheiro nessa bicicleta dificilmente conseguirás subir ou rolar mais rápido. Se é só para ficar mais bonita, acho que trocar a fatty por uma convencional é andar de cavalo para burro. Uma lefty topo de gama dava mais curso sem alterar a geometria e tirava peso, mas o (pouco ou nada) que se ganha em performance não justifica o investimento.

Se é para ser mais confortável tens a rush.:ideia:

Emoção VS Razão, o eterno dilema:D
 

jginja

New Member
Viva MRocha.
Os up-grades em vista são só para que ganhe outra vida, ou seja, actualizá-la.
A questão da suspensão é apenas pelo facto de a actual só fazer 70mm, por outro lado é como dizes, para conforto tenho a Rush.

Obrigado pela ajuda de todos.
Muito provavelmente arranjo uns travões de disco baratos em 2ªmão bem como a respectiva roda dianteira,pois a traseira já a tenho.

Boas pedaladas
 

Ferrugem

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É que tirar a suspensão que é da bike, vai perder a graça.... eu tenho uma wheeler de 1998 de origem só o quadro actualmente tenho uma trek 8500 já tive uma fuel 80 mas essa fica sempre
comprimentos
 

proque

Member
Obrigado porque.
Fadiga visível acho que não, pelo menos não vejo fissuras em nenhuma parte. Empenado também não está.

A questão da suspensão há dois caminhos: o racional e o emocional.
Se for pelo racional talvez a melhor opção fosse meter uma suspensão "tradicional", por exemplo Fox ou Rock Shox. O lado emocional indica uma Lefty. Em ambas as opções 100 ou 110mm será o mais recomendável.
A desvantagem do segundo caminho é o orçamento a disponibilizar.

Obrigado

Estás bem servido com a Lefty, sem dúvida.

Estava apenas a falar no caso de trocares de quadro...
 

jginja

New Member
Obrigado proque.
As Lefty's que aparecem à venda têm valores muito próximos de suspensões novas. Entre 600 e 900 euros, o que é bastante, tendo em conta que preciso da roda da frente e dos travões de disco.

Por agora acho que fica assim e meterei só os discos e a roda dianteira.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
Acabei por fazer um up-grade à bike:
- roda traseira de disco, já tinha como suplente da Rush
- roda dianteira de disco, comprei nova por 45,00 euros
- travões de disco Magura Marta SL, comprei usados aqui no Forum por 200,00 euros

As fotos:
p4pb5701225.jpg

p4pb5701216.jpg

p4pb5701226.jpg

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p4pb5701222.jpg


Uma maneira diferente de usar as abraçadeiras plásticas ou zip tie's:
p4pb5701228.jpg

p4pb5701227.jpg


Instalar o travão traseiro foi um bocado difícil. Podem ver o que sucedeu em:
http://www.forumbtt.net/showthread.php/23365-Problema-montagem-Magura-Marta?p=558804#post558804

Obrigado e boas pedaladas
 

jginja

New Member
Viva noircloud.
É muito fácil de fazer.

Usas as abraçadeiras do tamanho que quiseres e a borrachinha é tubo que podes comprar numa loja de aquários ou aquarofilia. Têm vários diâmetros. O que eu comprei era a 1,00 euro o metro. Comprei 30cm e ainda tenho tubo à farta para outras aplicações. Basta cortar um pedaço de 1cm ou menos, depende do objectivo.

Ponho aqui o link do Mtbr.com, pois não tenho fotos minhas:
http://forums.mtbr.com/showthread.php?p=6444726&mode=linear&highlight=ziptie#post6444726

Caso não consigam ver, digam que eu faço as fotos para colocar.

Boas pedaladas
 
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