Novo guiador

mack1

Active Member
Boas malta,

Actualmente tenho um guiador já antigo ( daqueles que fazem uma depressão a meio ) com rise de 20mm e com 68mm da cannondale e queria trocar para algo mais recente, direito, mas tenho receio de trocar e não me adaptar e daí surgiram me 2 questões:

1º Sem poder testar há alguma maneira de saber qual o guiador correcto a comprar a nível de tamanho e ângulos?

2º Estando a pensar ir para alumínio por causa do preço aconselham alguma marca/modelo ou promoção?
 

OPEN

Member
Deves querer dizer 680 mm (comprimento)!?

O tamanho e o rise estão relacionados com o tipo de bicicleta/andamento e gosto pessoal. Normalmente guiadores direitos e curtos estão mais direcionados para o XC, mas não obrigatório, depois a largura vai aumentando com as disicplinas, all mountain, enduro, DH...

Guiador mais curto, direção mais rápida, nervosa, sensível... guiador maior, mais estabilidade e facilidade de manter as linhas a alta velocidade.

Queres mudar pela estética / ser velho ou achas que precisas de ter mais segurança, estabilidade?

Em alumínio (e carbono) podes comprar grande e depois cortar se necessário.

Promoções online há muita coisa, marcas já é uma questão de gosto. Agora qualidade é outra conversa.
 

mack1

Active Member
Sim, era 680mm que deveria ter escrito. Quero actualizar por dois motivos, primeiro porque dou comigo muitas vezes com metade da mão de fora do guiador, depois porque os guiadores direitos são mais actuais e dão claramente outro aspecto à bicicleta.

O problema é se ao comprar compro um guiador diferente do adequado a nivel de angulos ou tamanhos.
 

OPEN

Member
Então mas, se vais comprar direito, a questão dos ângulos é irrelevante...e o comprimento, tendo como ponto de partida o teu, e os dedos de fora...vais por ai.

Pelo que falas algo dentro dos 720mm deve ser ideal.

Que tipo de andamento fazes, km's a rolar, trilhos técnicos...?

Atuais!? acho que deves analisar a questão de outra forma. Se fazes XC e tens uma bike orientada para competição, frente baixa para atacar as subidas, um guiador com rise não faz sentido. Já numa bike de maior curso para outro tipo de andamentos a frente é mais alta, logo o guiador acompanha essa orientação...

mas gostos pessoais tb falam alto
 

mack1

Active Member
Mais técnico que rolante. Pelo que estive a ver mesmo os guiadores rectos têm graus ou de recuo, daí a minha dúvida.
 

OPEN

Member
ok já percebi o que queres dizer... uma coisa é o rise outra é o recuo.

Mas só identificas a tua necessidade com o comprimento, os dedos de fora, então tem de ser mais comprido.

Queres direito, agora o recuo tb podes analisar pelo conforto, em que posição passas mais tempo na bicicleta. O recuo (backsweep) em guiadores de 700 ou superiores creio que existe sempre, para não alterar muito a posição do ciclista.

O teu atual tem recuo? Se fores para algo como 720 mm um pouco de recuo até é aconselhável. Estás bem encaixado na bicicleta?

Não tens amigos com guiadores para te emprestar/experimentar? Experimentar em outras bikes não vale a pena...
 

mack1

Active Member
Não sei se o meu tem recuo, mas em certas alturas até sinto que estou muito em cima do guiador, não sei se é só impressão minha, até porque não me sinto desconfortavel.

O meu problema é mesmo esse, não ter como testar outro para comparar.
 

OPEN

Member
Essas alturas em que te sentes mto em cima do guiador, são a descer ou a subir?

Se for a descer, não é aconselhável. Mas aqui pode não ser do material mas sim da tua técnica/posição. Daí ter perguntado se te sentes bem encaixado na bike.

E mais, se te sentes em cima do guiador (mesmo apenas de vez em quando) ao aumentares o guiador pode agravar essa situação! Assim o recuo começa a ser relevante. Isto para não meter o avanço ao barulho.

Dá uma vista de olhos no olx, procura algo dentro das medidas que pretendes e por +- 10/15€ em alumínio deve aparecer algo para experimentares, depois vendes e compras algo definitivo.
 

mack1

Active Member
Normalmente é em plano mas nem sempre, daí dizer que pode ser impressão minha. De facto essa solução do OLX é boa ideia
 

Joseelias

Well-Known Member
Acho que há aqui alguns equívocos.

Em primeiro lugar não há nada mais retro, ou "antiquado", que um guiador plano no que toca às Btt modernas (+-1990->). Os guiadores com elevação foram o último grito da moda na segunda metade dos anos 90, pelo que são mais "modernos".

Dito isto, o que tens que avaliar não é a forma mas sim a função. Deves privilegiar o conforto e o controlo e não a estética. Pelo que dizes necessitas de um guiador mais largo, e isso tanto existe nos rectos com nos elevados. No entanto, alterar em 20mm a altura do guiador pode significar uma variação bastante grande na posição de condução.

Ao baixares a altura do guiador vais baixar o tronco, aumentando o peso a suportar pelos braços que antes se apoiava no selim, e obrigar-te-á a dobrar mais o pescoço o que exigirá mais dessa parte. Se ao baixar os 20mm considerares que ainda vais abrir mais os braços por causa de um guiador mais largo, isso significa que na verdade não estarás a baixar o tronco 20mm mas se calhar 30 ou mais, o que já é uma alteração significativa.

A tua bike tens espaçadores debaixo do guiador? Se tiver, o ideal seria andares uns tempos com o guiador mais baixo movendo alguns espaçadores para cima do guiador. Se puder ser 20mm era óptimo. Não é o mais bonito mas percebias logo se baixares tanto a posição de condução não é demasiado incómodo para ti. E como disse antes, se aumentares a largura imagina que ainda ficarás mais inclinado.

Penso que o ideal seria ficares com o guiador cerca de 25mm abaixo do topo do selim no máximo, já considerando a compressão da suspensão. Pode ficar mais baixo mas vai depender muito de por onde andas. Se for em trilhos rolantes sem grandes inclinações a descer até te podes safar.

Pelo teu comentário sobre achares que estás demasiado em cima do guiador, podes sempre puxar o selim para trás, se ainda tiveres margem para isso e esticares-te um pouco mais. A bike tem o tamanho certo para ti? Como foi dito um bike fit era o ideal. Se não quiseres avançar já para um, podes experimentar este online que te pode desde já dar umas dicas:

https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp
 
Last edited:
Top