Novo entusiasta - Finalmente :)

koiratu

Member
Preciso da vossa ajuda novamente... Surgiu uma oportunidade de ficar com um SLX m660... Pelo que vi na net é de 10v mas... Será compatível com o meu sistema que é de 9v? E poderá levar os pratos do meu Deore (a pessoa vende os pratos à parte...)?
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Creio que com pratos de 10v convém usar corrente de 10v. E se a cassete já estiver um pouco gasta poderá não aceitar uma corrente nova. Mas sim... quase certamente dá para colocares pratos de 9v nessa pedaleira (é igual à minha).

Cuidado também com o estado/desgaste dos pratos.

De qualquer forma deixa ver se aparece mais alguém.
 
Tenho visto vários pratos que referem ser para 10 e 9 velocidades, pelo que creio que não terás problemas em ter pratos de 10v com corrente de 9... Creio que o problema poderá estar no pedaleiro em si, que tenha os pratos mais próximos entre si, mas não posso garantir que assim seja.
 

froids

Active Member
Sim, sistemas de 9v e 10v são compativeis.
Como ja indicaram, verifca o desgaste da cassete. Se for algum poderá dar problemas, com a corrente a "pular" de carreto em carreto.
O que difere dos sistemas de 9v, 10v e 11v é a espessura dos dentes dos pratos, distancias entre pratos e entre BB e por consequencia a largura da corrente.
Os 9v e 10v usam dos mesmos valores (ou muito semelhantes) pelo que é passivel de encaixar uma corrente de 9v numa k7 de 9v em pratos de 10v e vice-versa.

Abraços
:xau:
 

koiratu

Member
Obrigado a todos :venia:

Virá então em princípio um SLX! Mais novidades assim que as haja! Hehe.

Hoje tinha-me dado tanto jeito a bike (de manhã fui por o carro à oficina para substituir o parabrisas, depois fiz 3km até casa da minha namorada que me deu boleia para Tomar, e de Tomar fiz mais 5km até casa, tudo a pé... Logo vou buscar o carro, de minha casa até lá são 8km (por azar os horários estão marados para boleias), portanto acho que vou fazer uma corridinha... Looool.
 

koiratu

Member
E pronto, amanhã não vou ter tempo, mas no domingo já vou montar o SLX (já tenho o Deore desmontado, pratos limpos e prontos a montar novamente), e 2ª estou de volta à estrada se tudo correr bem :D
 

sonoro

New Member
koiratu boa sorte tens uma bela bike, agora e abrir esses pulmões e muitos km sempre no teu ritmo , sabes qual e o lema??:sabichao: Sempre andar, mas nunca parar nem que vas a 5km/h , mas nunca parar vais ganhar um bom ritmo fazendo o assim acredita , subidas então vão custar mas o ganho e muito maior vês muita evolução depois as fazer sem parar mesmo que desças a cadencia.
 

koiratu

Member
obrigado :) Devagar para já é comigo, não tenho pressa... preferencialmente sem recorrer ao prato mais pequeno da pedaleira e sem tirar a peida do selim :D Quando houver pulmão logo se passa a outros voos.


Já agora uma dúvida: como sei se o avanço que tenho é o ideal para mim? tenho a sensação que vou um pouco tombado para a frente, agora não sei se preciso de algum espaçador no espigão ou se é o avanço que é grande demais (ou tudo junto, também tenho de verificar a posição do banco :p Alguma ordem especifica para afinar essas coisas? Imagino que se comece pelo selim correcto?

Novidade, a partir de 2a feira lá vou eu começar novamente a 'labuta'... hoje recebi o SLX (usado) de manhã, e acabei agora de trocar os pratos, tudo na mesma posição que estava, amanhã tenho de ir buscar massa consistente que não tinha aqui para meter no eixo (falta só isso para a meter no sítio)... e comprar lubrificante para a corrente que não tenho...

Bem, até que se nota a diferença de peso para o Deore! não é muito, mas é alguma coisa!!!
 

Markulino

Member
Boas!

Ora com 1.70's deves ter um quadro de 17 ou 18 polegadas. (mais para o 18 )
1º verifica a altura do selim, Forma mais "normal" é saltares para cima da bina e sentado deves ficar com perna quase esticada com o pé assente no pedal.
2º ve se o selim (+/- o centro), está alinhado com o espigão. podes sempre por o selim um pouco inclinado para a frente, caso te sintas melhor assim.
Finalmente, ve se, sentado na bina em andamento os punhos ficam alinhados em relação ao antebraço. A ideia é ficares com as costas direitas um pouco inclinado para a frente e com os braço esticados para não teres dormencias nas mãos nem dores no pescoço e ombros.

Se vires que a coisa não esta a funcionar bem, podes sempre recuar ou avançar um pouco o selim ou rodar o guiador mais para a frente ou para tras de modo a achar a posição mais confortavel.

Epá, Não está muito tecnico, mas que se lixe, deve dar para te orientares.

1 Abraço e um dia ainda te apareço aí à porta, pá!
Sou da Sabacheira.
 

madvibes

New Member
boas,

Acho que para 1,70 um 18" é grande. Eu tenho 1,79 e o 18" para mim é o ideal. Para 1,70 um 16" max 17" deve estar bem. mas atençao depende muito das marcas.
 

koiratu

Member
Obrigado!

Epá o meu quadro é um M, por acaso não reparei se lá fala no tamanho em polegadas ou não - logo já vejo)..

Markulino, já dá para ter uma ideia :p Sabacheira? Afinal anda por aqui malta da zona! hehe
 

koiratu

Member
Obrigado :)

Tenho de procurar uns pedais (de encaixe) porreirinhos a bom preço... dicas? O que ter em conta e assim? provavelmente recorrerei ao mercado de usados... :)
 

koiratu

Member
Sim, já andei a ver esses, a minha questão passa também por saber se valem o dinheiro ou se fico melhor servido com uns usados de gama superior...

Meanwhile, já com o SLX e pedais emprestados, hoje voltei a 'carga' :) estou mesmo velho, ai da tive de parar umas vezes (invariavelmente em topos de subidas) para recuperar que os joelhos iam a doer um pouco e não quis forçar :) amanhã há mais e logo se vê como se portam :)
http://www.strava.com/activities/294164701
 
Top