Nova corrente (XT ou KMC ?)

picasso

New Member
Boas,

Chegou a altura de trocar a corrente da FSR XC (2010). Continuo a utilizar a KMC X9, ou coloco uma Shimano XT? O preço é o mesmo...

Obrigado e boas pedaladas.
 

picasso

New Member
Será que alguém consegue ajudar na duvida para escolha da nova corrente? KMC X9 ou XT, qual a melhor opção considerando que o preço é o mesmo?

@Moderadores, caso considerem o post desadequado para a "categoria", por favor, movam o mesmo.

Muito obrigado.
 

tinric

Super Moderador
As KMC por norma são mais "rijas" teoricamente podem durar mais...

Mas se a cassete já fez uma ou mais correntes pode ser difícil acamar.

A XT poderá acamar mais depressa, mas isso é uma questão de experimentares uma e outra e tirares as tuas próprias conclusões.

Neste caso uns dirão que preferem uma e outros outra... eu até prefiro correntes Sram pois são mais "moles" gastam-se mais depressa, mas "poupam" um pouco a cassete e os pratos (digo eu)
 

FMCurto

Active Member
tinric said:
As KMC por norma são mais "rijas" teoricamente podem durar mais...

Mas se a cassete já fez uma ou mais correntes pode ser difícil acamar.

A XT poderá acamar mais depressa, mas isso é uma questão de experimentares uma e outra e tirares as tuas próprias conclusões.

Neste caso uns dirão que preferem uma e outros outra... eu até prefiro correntes Sram pois são mais "moles" gastam-se mais depressa, mas "poupam" um pouco a cassete e os pratos (digo eu)

+1

Mas por experiência própria acrescento que se uma corrente SRAM já salta na cassete uma KMC ainda "estica" um bocadinho a vida desta.
 

maddog

Member
já gastei 2 ou 3 xt, e atualmente estou com a 2ª KMC x9, quanto a mim acho as kmc melhores, pois tive más experiências com as Xt partiram mais do que 1x.
 
Eu tenho uma KMC X-10 com cerca de 100km e uso sempre produtos adequados para a lubirificação e limpeza da mesma e a corrente começou na Quinta a fazer um chiar... Ao subir com uma cadencia intermedia ouve-se o chiar... é incomodativo! Não sei porque faz isso :( Falta de lubificação não é isso eu garanto! pode é ter lixo mas não o consigo tirar
 

picasso

New Member
Boas pessoal, muito obrigado a todos pelas opiniões e ajuda. Parece-me quase obvio que a escolha deve ser kmc (tb foi a que veio de fábrica e esta com cerca de 1500km).
Agora vejo que existem (pelo menos) 2 versões de X9, a 73 e a 93...Pelo que consegui apurar a diferenca, alem do preço, é apenas estética?!

Boas pedaladas para todos.
 

gteles

Member
Eu tive uma Sram 1051 e agora tenho uma 1071 e não estou muito contente, com alguma lama e um pouco de força e la vais mais um elo a vida...
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu uso SRAM na corrente e Shimano na k7, como o tinric. Preferencialmente, k7 XT e corrente 1051. As correntes SRAM acamam melhor em cassetes usadas e dá para fazer 3 correntes numa cassete XT. Nunca tive qualquer problema com correntes SRAM, aliás, nunca parti qualquer corrente. No entanto limpo-o ao fim de cada volta e não faço cruzamentos nem saltos de corrente à bruta. E até pedalo em força.
 

gcaetano

Member
A minha de origem era uma KMC (de 10), fiquei bastante satisfeito, e só não avancei para outra KMC porque não encontrei à venda nas lojas físicas onde fui e estava com alguma urgência na troca. Troquei para Sram (1051), e até agora também não tenho razão de queixa. A KMC fez-me (quase) 2mil e a sram entrou na cassete sem problemas. Também tenho alguns cuidados ao nível da lavagem e lubrificação, e evito andamentos cruzados. O meu estilo de pedalada é mais em rotação.
 
Já usei muitas correntes, SLX, XT, KMC X9L, muitos modelos de 9v e 10v Sram, Wippermann, mas sem dúvida alguma que as melhores correntes são KMC X10-93!
Duram-me mais 200~400km que uma sram por exemplo (Pode não parecer muito para a maioria do pessoal, mas para alguém pesado, em terreno agressivo minhoto, 1200km~1400km e troca, é algo significativo!!!), são leves, têm muito bom acabamento, nunca parti nenhuma nem nunca ouvi falar, são silenciosas e eficazes.
As Shimano, o acabamento infelizmente não é grande coisa e o sistema de pino é para esquecer, as wippermann são porreiras, sram's já parti algumas em Dh e XC e não duram grande coisa (cheguei a partir uma 4 vezes num mês em sitios diferentes a fazer arranques em força em DH. Comprei uma KMC X9L e depois de 3 anos na bike, nem a .5 de folga chegava), para não falar no preço. Sempre que tive problemas vim dar a KMC.

Para mim KMC X10-93 é uma autêntica pechincha em relação preço/qualidade/peso/durabilidade/fiabilidade.

PS: Para quem pensa, ah e tal para mim ou é shimano ou sram, a KMC fabrica as shimano, e se repararem, uma grande parte das melhores marcas do mercado, vendem bikes com KMC.
 
A última vez que usei conjunto todo SRAM, Cassete X0 e corrente equivalente a x9 acho, de 9v, com os twisters, durou-me tudo 500km. Isto obviamente não quer dizer que a minha situação com X0 não tenha sido uma excepção, mas mesmo com Shimano SLX de 9v, a cassete só me durou 3000kms e com muito maior percentagem de estrada, usando correntes, SLX -» XT -» Wippermann.
Depois montei transmissão toda X9 10v com corrente KMC, a corrente durou-me 1200km, a cassete foi vendida com a bike já com 4000 e tal km's e estava como nova, e toda a sua vida levou com X10-93 (3 delas se não me engano).

A maioria das experiências que falei de SRAM foram em DH, e elas são realmente frágeis (o mesmo falam das shimano, se bem que comigo nunca aconteceu, foi só mesmo o revestimento é que não durava nada e qualquer coisa lá ficava toda enferrujada), pelo menos pelo que experienciei e pelo que via em colegas meus. Tanto é que quando me fartei de as usar comprei uma KMC X9L dourada, muito mais leve e supostamente menos resistente por ser mais "furada", que andou 3 anos na bike e dei-a mais tarde ainda como nova.

Quanto ao Preço, as X10-93, preço lá fora, 16~18€. Cá são mais caras, mas continuam a ser mais baratas que as SRAM equivalentes.

Duras penso que não. O que te posso dizer é que no pedaleiro X9 10v em 4000km levou 6 pratos de aluminio e todos derretiam rápido, mas não era da corrente de certeza, pois mal meti pratos shimano nunca mais me chatearam.

Relembro que eu falo isto tendo em conta o que se passou comigo e com amigos, mas de certeza que há muito povo com Sram e Shimano que nunca na vida teve problemas. O que é facto é que nunca mais tive um problema com a corrente ou com desgastes de transmissões.

Sei que muitas das specialized, se não todas, vêm com KMC, as Giant também penso que sim, a BMC também traz uma X10-93, intitulada KMC XX qq coisa, porque é de linha de montagem, mas as características são as mesmas. O que é facto é que com a 29 que comprei noutro dia com essa "KMC XX", já tem quase 1100km e nem a .5 está, o que supostamente até devia ganhar mais folga visto que temos que fazer mais força para a mexer em relação a uma rígida 26, teoricamente xD.
 

bvilela

New Member
KMC X9...
Sempre usei KMC, nunca parti nenhuma e a transmissão que vinha de origem na minha Specialized FSR XC fez 4500km.
Quando precisei de mudar optei pela versão com tratamento anti-ferrugem (ver avatar) ;)
Cumps
 
Last edited:
Top