Caros,
eu já tenho o cartão de memória com os mapas da Ciclonatur de 2009.
Para começar digo desde já que não são os mapas da Garmin versão 2009 kitados com a informação topográfica.... Quem quiser saber mais que leia o post até ao final....
Durante o fim de semana tive a analizar o mapa em algumas situações que me pareceram pertinentes para formar uma opinião.
Desta forma, consegui fazer um comparativo bastante interessante que partilho com a comunidade.
Para já, digo para quem não sabe, que os mapas da Ciclonatur de 2007 tinham a base de estradas do Metroguide V9 + Curvas de nível + POI's + Vertices Geo, o de 2008 era o City Navigator Europe 2008 + Curvas de nível + Poi's + Vertices Geo. Em ambos os casos, fora de estrada as áreas não tinham detalhe nenhum, excepto as zonas de água. A função auto-routing estava a funcionar, permitindo o seu uso para cálculo das rotas.
Ao ligar o Colorado desliguei todos os mapas menos este e o primeiro impacto foi excelente: fora de estrada, as áreas estão todas identificadas pela sua natureza, sejam elas urbanas, industriais, florestais, agricolas, pedregosas, etc.... Pela primeira vez, vi um mapa de Portugal que realmente não se limita a ter as estradas e as curvas de nível. Já há algum tempo tinha tido esta sensação ao abrir um mapa da TeleAtlas no Destinator PN, que já tinha algumas zonas florestais assinaladas.
1) Base da Rede Rodoviária:
Comecei a ligar e desligar o CNE2008 e percebi que a base de estradas deste mapa não será concerteza o Metroguide, ou o CNE 2008 ou mesmo o CNE 2009. Parece que a base terá outra origem, e não tem todas as estradas existentes nos mapas mencionados da Garmin. Passei entretanto o mapa para o MapSource e tirei a limpo esta questão. A base da rede rodoviária é mais fraca e está desactualizada relativamente aos CNE's. Curiosamente a A17 já lá está completa, mas outras estradas bem perto dela que são asfaltadas desde que me conheço estão indicadas como não pavimentadas.... Paradoxos que só os autores deste mapa conseguirão explicar...
2) Carreiros:
Obviamente há uma quantidade brutal de carreiros acrescentados, ou melhor, não existentes em mapa algum anterior da Garmin, da TeleAtlas, ou mesmo nas cartas militares, tendo em conta a incerteza da base usada.
Esta será a mais valia deste cartão, já que este reforço da rede de carreiros permite andar mais à vontade fora de estrada e por locais que seriam um pouco à descoberta com os produtos anteriores.
3) Curvas de Nível:
As mesmas.... Equidistândia de 10m, o suficiente para ler o relevo em casos de zonas sem muita informação de estradas ou carreiros
4) Áreas Fora de Estrada:
Outro ponto alto deste mapa. Efectivamente é bastante intuitivo agora fazer a correspondência entre o mapa e o terreno. Bastou uma pequena volta de carro por zonas mistas (entre urbano e florestal) para ver os pormenores fora de estrada. Apenas vejo um problema... enquanto as estradas de um ano para o outro não tendem a sofrer grandes alterações, algum terreno poderá mudar mais frequentemente.
Aproveitei também para comparar o mapa com as imagens do Google Earth e vejo que está bastante coerente, com detalhe suficiente para fazer uma navegação segura por zonas desconhecidas. Com estradas, curvas e áreas definidas no GPS, poucas serão as ocasiões em que não se tem uma referência de terreno existente no mapa. Como não tive oportunidade de me embrenhar no mato em BTT, mas tenho alguma experiência de navegação, posso dizer que agora só se perde quem quiser ou quem andar no dia a dia com cão e bengala...
5) DEM (Digital Elevation Model)
O mapa além do Terrain Shading (sombreado que realça a elevação e que é visível no Colorado e Oregon), tem DEM, ou seja, permite activar o 3D no Colorado. Serão boas notícias para ver perfis de elevação directamente no GPS? Os experts que se pronunciem...
6) Auto-Routing
Não tem.... Por isso, ter outro mapa com auto-routing é um 'must' para quem quer navegar de carro, ou ter uma base de estradas mais fiável no GPS....
7) Análise mais pessoal
Tendo em conta o facto de conhecer os mapas anteriores, as áreas detalhadas são o ponto forte, embora me tenha questionado por que raio o Rio Vouga não aparece. E pelos vistos não é só este. Muitos rios secaram para dar lugar a áreas permanentemente irrigadas.... Isto deixa-me algo apreensivo em zonas à beira de água... ou mesmo se estou à beira de uma....
Já vi alguns locais onde as estradas estão na água, em zonas litorais.... A costa não está assim tão perfeita....
Mesmo sem auto-routing, a rede de estradas base é pior que a dos mapas anteriores. Para quem quiser fazer uma navegação mista (por estrada e fora de estrada) sem cálculo de rotas, algumas vezes será enganado porque algumas estradas de asfalto estão indicadas como não asfaltadas. Vi alguns casos reais de estradas de asfalto que cortam estradões de areia, mas no mapa base é tudo igual...
Uma coisa são omissões (sensação de surpresa ou novidade), outra são erros (sentimento do inesperado ou incorrecção).
Aconselho vivamente a ter sempre um mapa CNE à mão: além de estar mais completo e actualizado na rede base, tem mais cursos de água desenhados.... Só é pena que no Colorado (e concerteza nos outros modelos) as áreas do mapa da Ciclonatur não sejam visíveis com o CNE activo.
Os carreiros acrescentados..... Não esperem que tenham aparecido um pouco por todo o Portugal.... Tenham em conta que este trabalho teve concerteza como ponto de partida alguma recolha de trilhas GPS, e não será homogénea pelo país fora... eu sei do que falo, porque zonas perto de Aveiro estão mais que batidas, mas se calhar ninguém providenciou essa informação aos autores do mapa. No entanto, é uma informação valiosa que permite andar por muitos mais sítios deste país sem ser à descoberta pura e dura...
Como conselho final, acho que é um bom mapa para BTT e para o fora de estrada no geral. Os constrangimentos que falo podem concerteza ser melhorados (mapa base de estradas com auto routing e cursos de água visiveis). O ideal seria ao CNE2008 ou 2009 acrescentar as áreas como foi feito, mais as curvas, marcos e DEM. Agora alguém que descubra se essa foi uma opção da Ciclonatur de cariz técnico ou comercial...
Xeriph