nova bike 29 carbono

#1
29er montagem caseira

#Topico rearranjado#

Com todos os upgrades que fiz na Scott aspect, decidi que era hora de montar algo de raiz com todas e tantas peças que ja tenho. Assim comprei o que faltava, e montei a bike do zero, repondo a scott a sua condição original .

O objectivo é uma bike de XC, para provas XCO e XCM, treinos e passeios, montada com as melhores soluções relativas a preço/qualidade/peso dos componentes. O peso é um aspecto importante, mas pagar uma fortuna para ganhar 10gr esta fora de questão, ate porque a montagem final ja fica num valor puxadote. A resistencia dos materiais também é importante, porque a minha forma de andar é algo bruta e peso 75kg, e estou numa baixa de peso neste momento.

Neste momento o peso era cerca de 10kg medidos de forma pouco cientifica, ou seja com balança de WC. Espero durante o desenvolver do tópico conseguir pesar a bike e mostrar aqui.

Opiniões?








Avanço ritchey wcs -25º (120gr anunciados)
guiador kcnc sc bone (197gr anunciados)
caixa direcção union (80gr pesados)





cassete xtr 10sp 11-36 (cerca de 250gr anunciados)
desviador xtr shadow + (cerca de 220gr anunciados)

selim saevid (88gr anunciados)
espigão KCNC ti pro lite 8000 (142gr anunciados)



manetes de travão xtr com alavanca em carbono (pesei o conjunto frontal e acusou 300gr, admito que o traseiro pese pouco mais pelo comprimento do cabo)
shifters xt (aprox 220gr para o par)

pedaleira race face next 2x (28-36) (cerca de 600gr com movimento pedaleiro)
pedais crank brothers egg beater 2 (278gr anunciados)
desviador frontal xt (cerca de 125gr anunciados)
suportes de bidon 2x20gr
jantes bor xmd 333
cubos novatec 271
raios capim laser (1450gr anunciados)


suspensão rockshock Reba solo air 2015 qr 9mm (cerca de 1650gr pesada)
discos xt icetech 180mm frente 160mm atras (300gr anunciados)
adaptador 180mm shimano


Objectivo para o futuro, chegar aos 8kg de montagem completa. Proximo passo sera mudar os actuais pneus (Kenda slant six pesaram 1kg cada) para shwalbe Thunder Burt
 
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edununo

Well-Known Member
#2
8 kg. Não é fácil.
Falas em 8kg ou sub 9. Para mim são coisas distintas.
Thunder Burt agora que as chuvas estão a chegar? O baixo peso vale isso tudo?
 
#3
Boas.

Que quadro é esse?

Tens aí uma grande discrepância de números pá! É os 8 kg de objetivo, 9,4 de componentes somados, 10kg reais na balança... Afinal como é? :D

Mete lá foto com isso na balança ;)

Pela descrição dos componentes nem em sonhos lá chegavas e como o edununo disse e bem, 8 é diferente de 8,9kg ;)

Já usei o thunder Burt atrás e acho que o peso não compensa as suas limitações no Inverno.

Cumps
 
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#4

esta e a minha lista de pesos.

vou tentar arranjar uma artimanha para colocar a bike na balança (balança de wc)

A ideia eram sim os sub9 kg, para uma utilização versátil dentro do xc. Algo que se portasse bem em maratonas e single tracks.
Muito material transitou da antiga bike. Agora posso ir fazendo o upgrade. Sei que o peso não vale tudo, como por exemplo no range de mudanças, preocupa-me ao fim de 40km encontrar uma parede e não ter pernas para um 1x, mas isto são receios de quem nunca experimentou um 1x. Neste momento reduzir algumas gramas implica um investimento muito grande, pelo que nova pedaleira 1x, suspensão, guiador, avanço, cassete, cubo e discos implicam um investimento superior ao que a bike completa custou.

o quadro é de marca branca em carbono UD t800.

quanto aos pneus, as vossas recomendações fazem sentido, e agradeço.
 
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#6
hoje montei um par de thunder burt, tl ready, vamos ver como se portam com o tempo mais húmido, caso não me agradem, comprarei algo mais cardado como o rocket ron para o inverno.

Cada Slant six que la estava montado pesava acima de 1kg!!!! Cada thunder burt pesa 400...

O peso da bike está neste momento nos 9,2kg, agora mais condizente com os valores teóricos que eu tinha em mente.
(nesta altura os pesos dos componentes somados não correspondiam ao peso que a bike me acusava na balança de chão do wc)


Pesei as jantes sem pneus, e apanhei uma surpresa: a frontal pesa 970gr, e a traseira 1240gr, montadas com discos e cassete, mas sem eixos. Isto significa que o peso de 1450gr que o vendedor anunciava não se verifica.
(erro meu, estes pesos são com discos xt e cassete 10sp)

cada pneu levou uma embalagem de 90cc de selante.

Vou ver o mercado por caixas de direcção mais leves, e cortar o que tenho a mais de espigão (mantendo a inserção minima). Gosto de guiadores largos pelo que vou manter os 710mm mesmo a custa dos 170gr... pelo menos por agora.

Acredito que os 8,5kg estão ao alcance de uma pedaleira de um prato, e discos mais leves.

Por fala em peso, vi uma Lefty xlr no eBay usada por metade do preço, e fiquei tentado. Alguém tem ideia se vale mais a lefty ou uma sid, e opiniões?
 
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#7
voltinha de teste esta manha com os novos pneus... incrivelmente rápidos. Vários recordes pessoais batidos, e um KOM. A sensação a curvar é um pouco estranha, estava habituado aos slant six, mas não comprometeram, estou bastante satisfeito.
 
#8
Boas.

Elaaá tanta coisa boa! Nem sei porque é que desmontei o meu... :D

Agora a sério, tem atenção a esse pneu à frente... isto realmente se andas nos trilhos ;)


cumps
 
#10
Eu pessoalmente tenho um bocado de dificuldade em perceber a informação dos pesos deste tópico, está uma grande confusão...

Na lista do ultimo post dizes que as rodas pesam 1420, alguns posts acima dizes que as pesaste e afinal não eram os 1450 anunciados mas sim mais. Depois a bike estava com 9.2 kg e com troca de alguns componentes que já de si eram leves passa para 8.6 kg (-600g)?

Tendo em conta o espirito de partilha de informação, um bocado mais de detalhe e precisão era benvindo. Com tanto dinheiro gasto em componentes leves - e visto que o peso é claramente uma prioridade na montagem -, ainda não pensaste em comprar uma balança de €20 para pesar isso como deve ser?

Não leves isto como uma crítica negativa à tua montagem, acho que a bike está interessante e gosto muito de ver este tipo de tópicos para ver ideias, componentes, pesos, etc. Apenas acho que merece um bocado mais esforço em ser factual e preciso. Afinal estamos a falar dum domínio em que os componentes e ganhos/perdas se medem à grama quando se começa a chegar ao nível de componentes que tens.
 
#11
Boas.

pamoreira, não diria melhor :)

A este nível, se queremos ser precisos e honestos na informação, a foto na balança digital é mandatória.
Listagens baseadas principalmente nos pesos dados pelo fabricante e palpites é mais desinformação que outra coisa ;)


Cumps
 
#16
Boas.

27.5 350mm ;)

Por isso quando surgem estes tópico é de louvar a informação detalhada até porque já há uns tempos para cá isto tem morrido muito...
Quanto a valores pois já se sabe que a partir de certo peso a gr/$ dispara :eek:


cumps
 
#18
boa noite pessoal,
Falta-me uma balança em condições para pesar a bike completa, mas vou tratar disso.
A lista de pesos que coloquei é com pesos declarados.

em breve farei uma manutenção grande à bicicleta e com tudo desmontado, farei um post detalhado com o peso dos componentes, e fotos a comprovar.
 
#19
novos componentes :p

Descobri noutro forum internacional uma marca de componentes leves e baratos. A marca é Lyti, é francesa, mas consta que os componentes são fabricados no oriente... como todas as marcas. Podem visitar o site em Lyti. com

para ja, montei um guiador de 700mm em carbono, e um avanço de -17º com 90mm em alumínio, é alguma diferença para o meu Ritchey, mas também acho que era o exagero do avanço que me fazia algum desconforto em tiradas mais longas, por outro lado gostava da sensação de frente baixa. A diferenca entre um e outro deverá ser de cerca de 1cm ou menos. Apenas andar com a bike pode dizer se foi boa ideia ou não. Veremos.

Quanto a qualidade dos componentes, não vi queixas, mas serei eu a testar por minha conta. Sou um bocado bruto e peso 75kg, por isso se for fraco, vai partir.

Os discos entretanto passaram a ser Ashima Ai2, para substituir os pesadões Icetech XT. O poder de travagem é igual, pelo menos com as pastilhas originais que ainda la estão, e o peso muito inferior, quase 100gr a menos por disco. Quando estas pastilhas se gastarem preciso de umas que me travem em condições, não que trave mal, mas gostava de ter mais potência.

Aproveitei e também desmontei a suspensão e as rodas para pesar, a Reba está bem acima do anunciado, e já tem um bom bocado de tubo a menos. No caso das rodas talvez me tenha enganado lá atras, porque tirando os pesos dos pneus, selantes, discos, cassete e massas, deve estar proximo se não igual ao anunciado.

entretanto alguém sabe onde posso arranjar uma balança para pesar a bike completa, sff?

 
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#20
Boas.

Bom peso nesses componentes lyti, já tinha ouvido falar deles e se a qualidade for boa para o que custam...

Na reba não é surpresa nenhuma, estava a achar estranho esse peso, basicamente o de uma sid em 29" :rolleyes:


cumps