Não consigo tirar os cleats......help :)

tribito

New Member
Boas amigos

Ontem ia fazer a manutenção dos cleats e para meu espanto a chave deixou de conseguir entrar para desaparafusar.

Da ideia que alguma pedra empurrou o metal para dentro.

O pior é que vou precisar de os mudar já no mês que vem visto estarem já com muita folga.

alguém já lhe acontece isto? Como resolveram? pensei na hipótese de abrir um rasgo para utilizar uma chave de fendas, mas se alguém tiver uma ideia mais simples é benvinda

desde já obrigado a quem responder
 

froids

Active Member
:fpalm:

Algo familiar ehehehe

Eu já troquei cleats por várias vezes.

Desta ultima já nao consegui sacar o cleat do lado direito. Está de tal maneira amassado e moído que só passando uma broca para desfazer o parafuso... Troquei o esquerdo e manti o direito.

Não é a melhor opção uma vez que folgas diferentes em ambos sapatos têm influencias diferentes na estabilidade dos meus joelhos.

Já tentei de tudo e já me rendi às evidências. Trocar de sapatos!

Abraços
:xau:
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu para evitar esta cena, antes da troca dos cleats, procedo atempadamente à troca dos parafusos (isto pq já uima altura ia stressando com uma situação semelhante). :D

.....e destruir os referidos cleats?! Como serão naturalmente para o lixo, arranjar uma forma de os "cortar", de modo a que fiquem os parafusos a descoberto, para que com um alicate se consigam desapertar.
 

Medroso#78

Active Member
EDIT: por exemplo, corta-los ao meio (entre os parafusos que os ajustam). Após o corte, creio que já fiquem soltos.. com jeitinho lá sairão. Toca a testar até que os malditos saiam de vez. :D
 

froids

Active Member
Amanha meto aqui uma foto dos meus sapatos e depois vão perceber porque é que a minha opção passa por aí :roll:

O que costumava fazer quando o interior sextavado ficava impróprio era cortar a cabeça do parafuso a toda a largura da mesma para que pudesse entrar uma chave de fenda mais robusta.

Também já ouvi dizer que uma gota de silicone antes da colocação dos parafusos também resolve a questão do posterior desaperto. Nunca testei.


Abraços
:xau:
 

romaosl

Active Member
Já me aconteceu isso com os parafusos que seguram o "dropout hanger". Ficaram com a cabeça moída. Usei uma broca ligeiramente mais estreita que o parafuso. Ele ficou oco e desfez-se sem estragar o quadro.
 

froids

Active Member
A questão de brocar o parafuso tem que ser feita com cuidado. É fazivel, mas em ultimo recurso.

Retirar a cabeça do parafuso só vao dificultar ainda mais o processo.
O furo tem que ser completo, com uma broca de diametro ligeiramente inferior ao buraco da placa do sapato.
O furo tem que ser correctamente centrado. PAssar a broca nas paredes roscadas irá danificar a mesma.

A melhor solução passa por uma revisao periodica eficaz, não como eu faço que só quando preciso de trocar de cleats é que me lembro que eles existem eheheheh

Abraços
:xau:
 

jonyboy

New Member
com uma punção fina fazer uma fenda de alto a baixo do parafuso com auxilio de um materlo e depois tentar desenrascar com uma chave de fendas...
 

romaosl

Active Member
No meu caso como não havia roscas a preservar foi mais fácil. Neste caso a broca tem mesmo de ser estreita o suficiente para não estragar a rosca.
 

marrokan

Member
Tenta dar umas marteladas primeiro no parafuso, a vibração ajuda em muito o desapertar do parafuso.
O parafuso é sextavado, tenta por uma chave com acrescente, das umas pancadas para o fazer vibrar, depois com o roquete tenta ver se sai.
Se não conseguires assim, uma opção é com uma chave torx que seja ligeiramente acima da medida do parafuso, das umas pancadas na chave para entrar bem apertada porque o modelo da chave torx é diferente, e tenta desapertar.
Convém que as chaves sejam de roquete e não daquelas em L, pois ajuda muito na força que se faz, e as pancadinhas com o martelo para vibrar funcionam melhor.
Este método é o que usava quando exercia a profissão de mecânico e ainda hoje a uso, e posso dizer que nunca deixei de tirar um parafuso com a cabeça moída, Já quando é a rosca... É preciso outros métodos.
 

Jocas22

Active Member
tambem me vi envolvido nesta luta. Fiz um corte com uma serra ao longo do parafuso e do cleat e depois tirei-o com uma chave de fendas normal. O processo é bastante rapido basta uma boa serra de metal e uma boa chave fendas. Pelo caminho, destroi-se parafuso e cleat :cool: Mas antes isso que o sapato, e já eram velhos de qualquer maneira.
 
Top