Multiplas Caimbras

btt_

New Member
Boas amigos do pedal.

Hoje aconteceu-me algo estranho: estava a fazer um meu treino rotineiro (desta vez, sozinho) quando, do nada, a meio de uma subida que já passei várias vezes (praticamente sempre que treino) sinto uma caimbra no gémeo esquerdo. Como nao podia deixar de ser, desmonto a bike para iniciar a execução de alongamentos mas quando pouso a perna direita no solo, senti uma dor dilacerante, parecia que me estavam a cortar ou a arrancar a perna. Ou seja, tive duas caimbras praticamente em simultaneo (nos gémeos) sendo a segunda delas, a pior que alguma vez senti e tinha a certeza que estava hidratado. Pois bem, cheio de dores, vou fazendo alongamentos suaves até que fico mais ou menos aliviado e já consigo andar. Quando vou a montar a bike, mais uma caimbra, no adutor direito e essa já foi mais complicada pois nao faço a mínima ideia de como o alongar. Depois de voltar a aliviar, subo para cima de uma rocha para forçar o menos possível o músculo e regresso a casa com as caimbras sempre a ameaçarem. Bem, eu sei que isto não é uma ciência exata mas porque razão é que tive 3 caimbras no espaço de cerca de 5 minutos quando fiz o treino ao ritmo habitual, estando hidratado e sendo um jovem de 17 anos? O que pode levar a que isto aconteça? Alguém já passou pelo mesmo?

Boas pedaladas a todos
 

quileptor

New Member
..desculpem o off-topic mas, agora tomam-se diuréticos para fazer analises à urina?? hummm:confused:

Dependendo do tipo de diurético pode haver expoliação de alguns sais/iões em detrimento de outros!!

caro btt_ , nao tera sido nenhuma ruptura muscular??

Cumps
 

btt_

New Member
Estive-me a informar e afinal era um concentrado de chá diurético que se vende na farmácia. Peço desculpa pelo lapso mas como aquilo parecia e sabia a xarope associei logo ao medicamento.

quileptor, realmente, ainda hoje estou com umas dores valentes no gemeo esquerdo e estou sob o efeito de ibuprofeno. Poderá ser uma rotura mesmo. Na verdade, nao sei se é ou não porque nunca tive (só uma vez, uma micro-rotura nas costas quando jogava voleibol). Estou a ver que vou ter de ir ao médico uma vez que até para andar me custa bastante...

Obrigado a todos pela ajuda :)
 

quileptor

New Member
ok..as melhoras rápidas!! mas se nao passar entretanto com Brufen (tomar sempre dp de comer) em 4-5dias, procura ajuda médica!! Podes tb aplicar Voltaren, Reumon ou outro anti-inflamatorio em pomada!! E repouso!!

Cumps
 

btt_

New Member
Boas amigos, fui a um fisioterapeuta (não tenho conhecimento de nenhum osteopata na minha zona, infelizmente) e é mesmo uma ruptura mas segundo o médico, não é grave. 15 dias de repouso e fazer gelo varias vezes ao dia por períodos curtos. Depois começar a recuperar ritmo lentamente respeitando sempre o limite da dor e só mesmo para movimentar o musculo, ou seja, nada de exageros durante mais ou menos um mês e mesmo assim ter cuidado... Agora entendo o porquê da dor que senti ter sido tão forte. Agora é ter calma e ficar parado, vai custar muito segurar o vício mas não há outro remédio se quero voltar a 110% :)

Boas pedaladas a quem, ao contrario de mim, pode :p
 

Carlosd1

New Member
Boas Pessoal.

Hoje durante uma prova de 20km apareceram-me as indesejadas caimbras.. Ia eu apenas no meu 12ºkm quando pouso o pé no chão e salta-me o gémeo esquerdo fora, logo de seguida pouso o pé direito e salta-me o gémeo direito. Sem perder praticamente tempo nenhum lá consegui recompor-me, mas até ao final ainda me saltaram os músculos mais 2 vezes fora.. Costumo treinar pelo menos 4 vezes por semana, distancias sempre maiores que estes 20 km, no entanto é claro que não costumo circular a um ritmo tão furioso como o de hoje. Tenho também eu 17. O que poderei fazer para tentar prevenir estas caimbras? um melhor aquecimento? algumas vitaminas? alguns alimentos específicos?

Obrigado desde já pela ajuda.

Boas pedaladas ;)
 

xbiker

New Member
Boas!
Se estás habituado a treinar, e com distancias maiores q esses 20 qm, o problema deve estar mesmo na alimentação. No entanto se dizes que o ritmo foi infernal, nessa distancia também não tiveste tempo para aquecer correctamente, atenção a isso. De resto é água com força (agora no inverno o pessoal tem a mania de beber menos água - Errado!), alimentos ricos em magnésio, e continuar a treinar. Uma coisa, não sei o pq do ritmo infernal de hoje, mas devo-te dizer, que ritmos infernais é nas provas. Nos treinos podes tentar atingir uns picos (as chamadas séries) e mesmo esses são adequados ao teu andamento.

Bons treinos ;)
 

Carlosd1

New Member
Boas xbiker. O ritmo infernal foi porque estava mesmo numa prova (6 raid bttombos) ;)
1:30h antes da prova, comi um prato de massa, e mesmo antes do começo ingeri um gel de hidratos de carbono de rápida absorção. Durante a corrida bebi um bidão penso que de 1L de água com o isotónico da isostar.. Deveria ter acrescentado algo mais?
 

xbiker

New Member
Assim por alto, parece-me que tá tudo mais ou menos correto. Nos dias anteriores a alimentação foi correta? Abusaste nos treinos, ou tens-te baldado?
 

Carlosd1

New Member
Treinei até quinta feira. Sexta e sábado não fiz praticamente nada.. O que senti que não foi tão correcto foi o aquecimento. Aqueci muito pouco.
 

JoaoPeixe

New Member
Deverás comer de 45min em 45 min algo sólido (barrita), em conjunto com o isotónico e água (deves fixar uma coisa se ao fim de 1h estás a urinar ou com vontade de urinar, sabes que estás bem hidratado, caso contrário não estás bem hidratado) e assim evitas as cãibras. No entanto, é claro que se treinar a uma velocidade e FC X e chegas à prova e vais nos limites é normal acontecer isso, pois o corpo não está habituado a andar nesse ritmo...
É uma questão de gerires todos estes parâmetros, FC, água, isotónico e alimentação!!! :)

Espero ter ajudado
 
Top