Se estivermos a falar de uma renovação total da transmissão temo que 40€ sejam insuficientes. Mesmo nas gamas mais acessíveis.
Se o problema são os manípulos não vejo necessidade de mexer com toda a transmissão. Basta comprar uns manípulos novos (de preferência de gatilho em vez de rotativos) compatíveis com o número de velocidades e sistema (provavelmente Shimano). Com 20€ consegues comprar uns manípulos deste género. Para já apontava apenas para isto.
Pode também acontecer que as roldanas do desviador estejam gastas e com folga e nesse caso ser necessário mudá-las. No entanto não sei se para desviadores deste nível há roldanas vendidas separadamente. Se o desviador em si continua em bom estado (o mais provável) seria coisa barata. Se não houver roldanas, aí ter-se-á que mudar o desviador que será +-10€ para os modelos mais baratos.
Tens aqui um exemplo de vários níveis de desgaste dos dentes das roldanas, sendo a do lado esquerdo o exemplo de uma nova. O problema maior nem é os dentes mas sim o eixo da roldana. Se esta mexer muito lateralmente isso vai afectar em muito a qualidade da passagem pois o desviador empurra para um dos lados mas a roldana torce para o outro e não força a corrente a desviar.
O problema aqui é estar a meter um desviador novo com uma corrente já muito usada e que vai acelerar o desgaste dos dentes das roldanas. Ora se as roldanas não puderem ser subsistidas vai-se estar a encurtar o tempo de vida do desviador... Uma corrente nova anda aí pelos 10€.
E ao estar a mexer com a corrente é aconselhável mudar a cassete/carreto (dependendo do sistema) pois o desgaste dos dentes poderá causar problemas com a nova cassete. Uma nova cassete/carreto será para aí uns 13€.
O problema maior é a pedaleira. Se não der para substituir os pratos gastos tem que se comprar uma nova que custa 20€.
Resumindo:
- Podes tentar substituir apenas os manípulos por uns de gatilho e que vão já representar uma melhoria e podem até resolver o problema por 20€.
- Se não der para comprar roldanas de desviador compatíveis e estas estiverem muito gastas somas mais 10€ (20+10=30)
- Se houver necessidade de mexer com corrente o que implica quase certamente a cassete/carreto são mais 10€ da corrente e 13€ da cassete (20+10+10+13=53€)
- E se houver necessidade de mexer com a pedaleira são mais 20€ (20+10+10+13+20=73€)
- Se não fizeres tudo sozinho tens ainda o custo da mão-de-obra da oficina.
Podes tentar por umas fotos com qualidade do desviador e das roldanas e dos dentes da cassete só para termos uma ideia do estado geral.