Morte subita....

Bull

New Member
Não sei se será esta a secção ideal para colocar este tópico. Se não for por favor alterem-no.

Hoje recebi o jornal da FPCTUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta).

Na última página tem infelizmente noticias menos boas, ou seja sócios que faleceram.

Neste número, idicam a morte de dois colegas por morte subita. Um deles enquanto participava num evento, outro enquanto fazia manutenção.

(Aproveito para deixar condolências às suas familias.)

O primeiro colega rondava os 60... anos e o segundo 50... anos.

A esta hora já alguns de vocês estarão a dizer, éh pa mas já tinham essa idade !!!

Cada vez mais há casos destes e cada vez mais em pessoas mais jovens.

Isto tudo, para chamar a vossa atenção, para a importância de consultar regularmente um médico e fazer análises.

Principalmente, se se vão iniciar em algum desporto, façam antes de tudo análises e consultem um médico.

Não se esqueçam que o melhor é sempre prevenir.

AbraçUs...;)
 
K

Kainoa

Guest
Há um medico muito conceituado que afirma o seguinte: "Ataque cardiaco ou doença do género antes dos 80 anos, é sempre culpa do Homem"
Por isso tenham cuidado com o que comem e não com o exercicio que praticam! Praticar exercicio é sempre bom e nunca é demais!
 

joao graça

New Member
Pois caso não saibam há problemas cardiacos que nunca são detectados pelos vários exames médicos, recordo-vos o caso de Miklos Féher, tinha feito exames médicos pouco tempo antes de falecer em pleno jogo, recordo-vos ainda o caso de um outro jogador do Benfica ainda mais jovem o Bruno Baiao que ao receber uma boa noticia (penso que do treinador) pelo telefone, este caiu redondo no chão ao lado dos seus colegas que o acompanhavam ao café... Mas nem tudo são más noticias! Está agora a ser desenvolvido um micro ship que é introduzido no corpo do paciente e este detecta com alguma antecedência o tal ataque fulminante! O paciente deve ir urgentemente para o hospital logo que se detete um sinal do ataque. Penso que li esta noticia na "Dica da Semana" Jornal/Panfleto do Lidl se não me engano.
 

Tomac98S

New Member
Boas...

A minha opinião..

De facto o melhor é ter cuidados com a alimentação, consultar um médico e practicar exercicio fisico..... mas moderado..

Não acredito que fazer subidas a "rasgar" em k o coração parece k vai saltar seja de todo bom para "máquina"...

Por isso, exercicio.... mas com alguma calma.... penso eu de k...

Cumps
Tomac98S
 

Pupas

Member
Nós como desportistas temos tambem essa missão de fazer chegar as pessoas que não praticam desporto essa informação. Eu tenho esse cuidado em motivar as pessoas a pratica do desporto.


As subidas são momentos de reflexão
 

marky27

New Member
Este é um assunto que me preocupa bastante, aliás penso que a todos e não apenas aos hipocondriacos como eu, mas existe algum exame que se possa fazer que avalie o risco de uma fatalidade destas vir a acontecer? Quando coloquei esta questão à minha médica ela mandou-me fazer um electrocardiograma que se revelou normal, mas não acredito que um exame feito deitado numa maca revele nada... só mesmo algo de muito grave
 

Guga

New Member
Poderás sempre fazer uma bateria de exames para poderes ter um diagnóstico mais fidedigno. No entanto, não quer dizer que seja possível salvaguardar que não exista qualquer problema de futuro ou que possa passar algo que não seja diagnosticável. Por essa mesma razão, os exames devem ser feitos com regularidade e não uma vez na vida.
Procura um Centro de Medicina Desportiva perto de ti (em Lisboa, no Estádio Universitário defronte do Hosp. Sta. Maria)
 

BioticoTT

New Member
Quando efectuei alguns exames de rotina que incluiram ECG e um Eco-Cardiograma, manifestei a minha preocupação sobre esses casos de morte súbita ao cardiologista que verificou os resultados e ele afirmou que, no caso dos desportistas, ainda não foi descoberto qualquer relação entre o desporto e o facto do coração parar abruptamente. O facto de estes casos serem noticiados nos midia torna-os mais visiveis, mas se for-mos a ver todas as situações de morte súbita que ocorrem fora do âmbito desportivo, facilmente verificariamos que este facto ocorre em qualquer sitio e em qualquer situação. Esse especialista disse também que no caso dos atletas de alta-competição, a possibilidade de ocorrer algo semelhante aumenta muito mais quando esses atletas abandonam a modalidade uma vez que o coração desses atletas é normalmente maior do que o de uma pessoa normal. O problema surge quando se pára com o exercio fisico e o coração começa a diminuir, podendo surgir lesões nas paredes do mesmo ou problemas nas válvulas.


Pelas pesquisas que fiz posteriormente, verifiquei que os aspectos referenciados são verdadeiros, pelo que a recomendação dos médicos é de que se deve praticar desporto de uma forma moderada.

Para meu mal, também sou um pouco hipocondriaco no que diz respeito ao coração, e o facto de ter uma frequencia cardiaca elevada ( 32 anos BPM máxima: 196 BPM em repouso: 45/48 ) faz com que passe grande parte de uma maratona a olhar para o pulsometro :s :s :evil:
 

José Martins

Administrator
Este assunto leva-nos para o campo do conhecimento sobre nós próprios.
Sem qualquer duvida que o desporto faz bem, mas devemos fazêd-lo com a contenção necessária. E para isso, temos de nos conhecer, os nossos limites e reacções.
Só porque um companheiro consegue manter um determinado ritmo ou executar determinada proeza, não significa que todos o façam.
Daí essa necessidade de uma auto regulação, se assim se pode chamar. Saber exercitar o nosso corpo, puxá-lo o mais possivel, mas sentindo-o dentro dos nossos limites e saber parar quando nos apercebemos que esses limites foram atingidos.
Muito desporto, dar o nosso máximo, tentar elevá-lo um pouco mais, mas sempre com bom senso.
 

Biruno

New Member
Boas!

Queria apenas contribuir neste campo com um facto: em 10% dos casos a 1ª manifestação de doença cardíaca é a morte súbita. Ou seja, se existem pessoas que fazem uma obstrucção das coronárias ou mesmo um enfarte e sobrevivem ou morrem passado algum tempo, existem casos (10%) em que ocorre a morte súbita. Isto pode ocorrer em qualquer idade, pode não ser detectado em exames médicos anteriores e na maioria dos casos não é detectado na autópsia após a morte.

Fiquem bem
 

PedroPadinha

New Member
marky27 said:
Este é um assunto que me preocupa bastante, aliás penso que a todos e não apenas aos hipocondriacos como eu, mas existe algum exame que se possa fazer que avalie o risco de uma fatalidade destas vir a acontecer?

Existe! vi uma reportagem na tv sobre isso, mas é um exame especifico, que calcula com alguma certeza a possibilidade de acontecer isso ou não no futuro, não te sei dizer o nome, mas podes-te informar junto da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

cumprimentos
 

BigFoot

New Member
Principalmente no ciclismo de estrada e como em outros desportos.. a muitos ateletas que morrem, em parte por sua causa e pela ambição de alcançar melhor posiçao. Quero dizer com isto, pessoal que toma estimulantes cardiacos etc.. Porcarias que naquele dia podem ajudar a vencer.. mas que mais tarde se vao refectir na sua saude.. e possivelmente levar mais cedo para a "quinta das tabuletas"... :(
Pessoal vamos a ter juizo, tem muito mais valor ganharmos ou ate mesmo perdermos com o nosso esforço pessoal... do que ganhar um lugar ou dois ou ate mais.. e depois termos que ver de longe a nossa "menina" sem lhe poder tocar..


Cumps.

Bruno Atalaia
 
Boas


Mais um caso de morte súbita no BTT nacional

Como é de conhecimento geral o Sr. Jorge Cavaleiro de 45 anos, faleceu por paragem cardiorrespiratória durante a Maratona de Leiria.
A pergunta que eu faço é: será que o companheiro Jorge sabia da sua condição física ???
Quantos de nós andamos a praticar BTT sem saber realmente se o podemos fazer ou ate aonde podemos ir, pois ninguém nos controla fora das provas oficiais e federadas.
E tendo em conta que maior parte de nos só participamos nas ditas provas “piratas”, grupo esse aonde eu me incluo, em que ninguém pergunta nada a ninguém sobre o seu estado de saúde.
Felizmente para mim a minha firma faz-me exames periódicos, aliado a uns exames que eu solicito a minha medica de família consigo ter a minha saúde minimamente controlada, mas quantos de nos não fazem ideia de realmente estão aptos a participarem em tal provas sejam elas XCO, Maratonas ou outros tipos de eventos amadores.
Acho que chegou a altura de nos BTTistas de fazermos algo sobre isso senão daqui a pouco parecemos os tipos do futebol a cair que nem tordos, companheiros temos que nos precaver para não fazermos parte da lista negra das estatísticas, obrigando a nos próprios a realização de exames periódicos e para que toda a vez que formos a uma prova oficial ou não, voltarmos para casa pelos nossos pés e não num saco preto…
Só para acabar quero deixar os meus sinceros pêsames a família do companheiro Jorge Cavaleiro.

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes

PS: Posso não ser tão bom a escrever como alguns outros companheiros do fórum, mas pensem um pouco naquilo que a minha mensagem quer transmitir
 

klaser

Well-Known Member
Pois Adilson,mas como deves saber,não tou a dizer que foi o caso,há algumas situações que nenhum exame prévio pode detectar,mais ou menos como foi o caso do Fehér,por isso nem sempre quando há mortes assim podemos dizer que foi negligência ou falta de cuidados...
 
Boas

Klaser eu sei que nem todos os casos podem ser evitados com exames e visitas regulares ao médico e nem que foi o que aconteceu a este companheiro, só quero dizer é que se tivermos algum cuidado há um menor risco de isso acontecer.
Quanto ao caso do Fehér e de outros desportistas penso que a verdade ainda não foi toda dita, mas isso esta relacionado com o desporto de alta competição e as suas curas milagrosas.

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes
 

golias

Member
...

a morte faz parte da vida!,
acho que não vale a pena grandes alarmismos em relação a esse assunto.
qualquer de nós tem que saber o seu limite e não embarcar além disso, apenas isso.
é normal morrerem pessoas no desporto como em qualquer outra actividade, são condições da vida!
se vamos pensar e reflectir muito sobre estes factos de enorme tristeza, mais vale ficarmos em casa no sofá.

...
 

matchh

Member
Não tem como evitar totalmente mediante exames prévios, de forma que o que podemos fazer é nao exagerar no esforço.
Com foi dito, muitos morrem pela mesma causa e nao se divulga tanto, mas como é do meio esportivo e a há dá impresa noticia, causa impacto muito maior
 

nasp

Member
...

a morte faz parte da vida!,
acho que não vale a pena grandes alarmismos em relação a esse assunto.
qualquer de nós tem que saber o seu limite e não embarcar além disso, apenas isso.
é normal morrerem pessoas no desporto como em qualquer outra actividade, são condições da vida!
se vamos pensar e reflectir muito sobre estes factos de enorme tristeza, mais vale ficarmos em casa no sofá.

...

E quantos morrem sentadinhos no sofa com o comando numa mão e cerveja na outra. Infelismente sao coisas mais naturais que aquilo que gostariamos, agora temos é que evitar os excessos em tudo, seja no desporto, na laimentação e no sedentarismo, tudo em excesso faz mal, seja o que for incluindo o BTT.
 
Boas

Malta o que eu quero dizer é muito simples: para nos que andamos nestas andanças uns exames periódicos é algo que não devemos descartar pois pode significar mais uns anos de vida ou não, claro que isso não vai impedir de haver mais mortes súbitas no BTT nacional, mas que ajuda ajuda.

Pensem nisso

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes
 
Top