Montar um Conta Quilometros

Szoze

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Viva

Deixo umas perguntas que me têm dado que pensar nos ultimos dias.

Onde deve ser montado o magnético de um conta quilometros? Perto do Eixo ou mais perto do Aro?
Se ficar perto do eixo, a volta é mais lenta e como tal tem mais tempo para registar a rotação. Será que estou certo?
Já agora, existe uma distância minima entre o sensor e o magnético?

Obrigado
 

Bravellir

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Acho que a posição em termos de dar mais tempo para registar a rotação, é irrelevante pq mesmo colado ao eixo deve dar mais que tempo para a contagem. Eu tenho o meu mais ou menos a meio de acordo com as instruções do mesmo. Verifica as tuas.
Em termos de distância entre o detector e o magneto, sim, faz diferença. Se ficar muito afastado ou não conta ou pior pode contar de maneira intermitente. A aqui sim, a distância ao eixo pode ser importante, porque quanto mais perto do eixo menor é a distância entre o raio e a perna da suspensão. Mais uma vez, segue as instruções do fabricante, é o melhor.
 

caselli

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Engenheros !

Perto do eixo ou perto do aro, leva exactamente o mesmo tempo a dar uma volta. Quando se vai a determinada velocidade, o nº de rotações por minuto da roda, é o memso seja ele onde fôr medido. É esse o principio que possibilita medir a velocidade.

Se ficar perto do eixo, anda mais lento, mas faz um perímetro muito menor.
Se ficar perto do aro, anda mais rápido, mas faz um perímetro muito maior.
 

100do

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Existe uma distancia minima entre o sensor e o magnetico, mas esta depende de aparelho para aparelho. Vê no manual. Mas desde que funcione esta bem :wink:
 

vacalouca

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No caso do meu Signa 906, a distância máxima entren sensor e íman é de 5 mm, o que no meu caso se revelou problemático, me fez arrebentar o elástico de origem e improvisar um pouco para por aquilo a funcionar. Há no entanto a hipótese de se comprar um íman melhor da sigma (+- 5€ salvo erro)^que já permite distâncias até 20mm. Devo comprar um desses dentro de pouco tempo.


Fiquem bem
 

caselli

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Essa é Boa.
Não sabia da existência desse ímane melhor da sigma.
É que no meu caso aquilo tem que estar mesmo muito perto (é um BC800 de outra geração já com uns 5 ou 6 anos).

Durante as voltas, basta um ramo qualquer afastar aquilo um pouco que deixa logo de contar. Lá tenho que parar e empurar o sensor outra vez para ficar quase a tocar no ímane.

Vou tentar arranjar um ímane desses (e já agora um elástico mais forte).

Sabem onde arranjar ? Será que existe na decatlhon ?
 

RockShox

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Nem mais caselli! A velocidade angular é igual, variando apenas a velocidade linear! Como W = V / R tá tudo dito! Maior raio, maior velocidade em linha, mas em termos de tempo a dar uma volta, é igual!
 

Szoze

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Acho que estamos todos no mesmo comprimento de onda...

:lol:

De facto o que dava mesmo jeito era saber a referência desse tal iman da Sigma mais potente.
Como o meu aparelho é Sigma e estou a ter os mesmo problemas, vou ter mesmo que arranjar uma coisa dessas.

Curtam...
 

valium

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boas !!
Já vi a venda esse íman, na decathlon foi o único sitio onde vi !!

Cumprimentos e bem hajam
 

Bravellir

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caselli said:
Engenheros !

Perto do eixo ou perto do aro, leva exactamente o mesmo tempo a dar uma volta. Quando se vai a determinada velocidade, o nº de rotações por minuto da roda, é o memso seja ele onde fôr medido. É esse o principio que possibilita medir a velocidade.

Se ficar perto do eixo, anda mais lento, mas faz um perímetro muito menor.
Se ficar perto do aro, anda mais rápido, mas faz um perímetro muito maior.

fui en"rolado" :roll:
 

andrextr

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Eheheh se a parte de cima do roda tivesse mais rotaçao do que a parte debaixo um gajo dava uma volta e ficava com a roda toda distorcida, tipo as jantes do Mercedes SLR Mcalaren...eheh
 
RockShox said:
Nem mais caselli! A velocidade angular é igual, variando apenas a velocidade linear! Como W = V / R tá tudo dito! Maior raio, maior velocidade em linha, mas em termos de tempo a dar uma volta, é igual!


Isso até está tudo correcto, mas não estão a considerar um pormenor : o facto de ter uma velocidade linear maior faz com que estejam menos tempo perto um do outro.

Ou seja pode não ter tempo de "ler" o iman se ele passar muito depressa, e neste caso o dele até já está "fraco".
 

Szoze

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Obrigado a todos pelas dicas

O conta quilometros já está montado e a funcionar.

Claro que tive que comprar o dito iman na decathlon - 4 € - montado a meio da roda.
A distância não é bem 20 mm, a essa distância, o sigma 506 não detecta a passagem do iman, por essa razão o montei a meio do raio e dessa forma já funciona. De qualquer forma, porque razão o iman mais forte não vem logo na caixa de origem?
Se por um lado ganham mais dinheiro, pois temos que comprar o iman mais forte, perdem a médio e longo prazo uma vez que, da próxima vez que decidir compra um aparelho do género, vou pensar 2 ou 3 vezes antes de comprar um aparelho dessa marca.

Boas pedaladas.
 
Ou então podes ver por outra prespectiva : quanto custa um da concorrência com o tal iman mais forte e com as mesmas funções ?

Se for mais do que os dois valores juntos se calhar é melhor assim...
 

ncarvalho

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Viva

vacalouca said:
No caso do meu Signa 906, a distância máxima entren sensor e íman é de 5 mm, o que no meu caso se revelou problemático, me fez arrebentar o elástico de origem e improvisar um pouco para por aquilo a funcionar.

eu estou com o mesmo problema.... e antes de saber que existia o tal iman... estava a tentar engendrar aqui algo que fizesse chegar o sensor (e não o íman) mais perto dos raios...
estive a testar subindo e descendo o iman nos raios... e o unico sitio em que aquilo funciona correctamente e' demasiado perto do centro e acaba por bater noutros componentes....

se tentar aproximar o sensor mais da roda - colocando algo por tras do sensor - posso esticar demais o elastico e depois... acabou-se....
mas como nao sei quando vou poder ir de novo à decathlon (fui la' hoje comprar o Conta Quilometros).. se calhar vou arriscar...

BP (Boas Pedaladas)
NCarvalho
 
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