Boas pessoal,
Após ter feito cerca de 400kms na minha Factor já me sinto com condições para fazer uma breve análise.
A minha bike anterior era uma Canyon Torque de 160mm, no entanto comecei a sentir necessidade de ter uma bike mais polivalente. Comecei então a ponderar, pretendia uma bike que me permitisse realizar algumas maratonas, que rolasse de forma satisfatória, que subisse bem mas acima de tudo que não me retirasse a alegria de descer e de dar alguns saltos. Optei então pela Mondraker Factor RR LTD.
Em relação á bike em geral estou super satisfeito. Em termos estéticos acho-a brutal (não fosse eu o dono :mrgreen: ), a cor surpreendeu-me bastante, é uma espécie de caramelo que não cansa tanto como se fosse o laranja normal. A Mondraker foi muito feliz na combinação de cores, conseguiu um conjunto bastante apelativo. A crítica que a maioria do pessoal faz é em relação á curvatura no quadro mas julgo que é uma questão de hábito. Bom, mas como gostos não se discutem e cada um tem a sua opinião vou passar á parte que interessa, o desempenho da bike no terreno.
A Factor é uma devoradora de kms, é uma bike bastante confortável mas que tem uma eficácia de pedalada muito boa, com o pro-pedal ligado o bombeio é praticamente nulo. O conjunto Fox tem um comportamento exemplar, funcionamento bastante progressivo que permite um andamento bastante divertido. Apesar de ser uma bike com 120mm de curso permite descer de forma bastante rápida, fiquei impressionado, esperava que a diferença para a Torque fosse bem maior. Um conjunto bastante compacto, super ágil que permite mudar de trajectória com relativa facilidade e curvar muito bem (em muito graças aos Nevegal). A Factor é muito rápida em acelerações, apesar de não ser uma bike ultra leve tem uma agilidade bastante satisfatória. O tipo de percurso ideal para a Factor é sem duvida o sobe e desce constante, nesse tipo de percurso consegue mostrar tudo o que tem de melhor.
Passo agora a fazer uma pequena análise de alguns componentes.
Amortecedor Fox RP23 High Volume- Tem um comportamento exemplar, bastante sensivel e com o uso do pro-pedal torna-se uma arma para todas as batalhas. Talvez o amortecedor mais completo da actualidade. Para ser perfeito era poder activar-se o pro-pedal a partir de um comando no guiador
Suspensão Fox F120RL- Funcionamento bastante sensivel e progressivo. Estética muito apelativa. Sistema QR15mm muito bom, bastante rígido. Apesar de não recorrer ao bloqueio muitas vezes (só em estrada) julgo que a Factor merecesse a RLC.
Pedaleira Truvativ Noir - Linda, super rígida mas com um enorme problema risca-se com imensa facilidade e parece que tem uma espécie de chamariz para as pedras. Cada vez que ouço uma pedra a bater ando para morrer do coração. :mrgreen:
Travões Formula R1- Esteticamente muito apelativos, bastante potentes com tempo seco, super barulhentos quando apanham água e perdem imensa potência de travagem. Certamente que estes defeitos que aponto se devem ás pastilhas. Possivelmente vou ter de as trocar.
Transmissão- Não há muito a dizer. Mudanças super precisas. Sempre utilizei Shimano mas posso dizer que estou rendido á Sram, mudanças bruscas mas precisas e passagens muito mais rápidas.
Rodas Dt Swiss X1800 - Esteticamente são bastante porreiras, ate ao momento não têm qualquer tipo de empeno mas já existem uns riscos causados pelas pedradas. Têm um rolamento bastante suave.
No geral estou super satisfeito com a bike e espero que continue assim durante muito tempo
Boas pedaladas
Após ter feito cerca de 400kms na minha Factor já me sinto com condições para fazer uma breve análise.
A minha bike anterior era uma Canyon Torque de 160mm, no entanto comecei a sentir necessidade de ter uma bike mais polivalente. Comecei então a ponderar, pretendia uma bike que me permitisse realizar algumas maratonas, que rolasse de forma satisfatória, que subisse bem mas acima de tudo que não me retirasse a alegria de descer e de dar alguns saltos. Optei então pela Mondraker Factor RR LTD.
Em relação á bike em geral estou super satisfeito. Em termos estéticos acho-a brutal (não fosse eu o dono :mrgreen: ), a cor surpreendeu-me bastante, é uma espécie de caramelo que não cansa tanto como se fosse o laranja normal. A Mondraker foi muito feliz na combinação de cores, conseguiu um conjunto bastante apelativo. A crítica que a maioria do pessoal faz é em relação á curvatura no quadro mas julgo que é uma questão de hábito. Bom, mas como gostos não se discutem e cada um tem a sua opinião vou passar á parte que interessa, o desempenho da bike no terreno.
A Factor é uma devoradora de kms, é uma bike bastante confortável mas que tem uma eficácia de pedalada muito boa, com o pro-pedal ligado o bombeio é praticamente nulo. O conjunto Fox tem um comportamento exemplar, funcionamento bastante progressivo que permite um andamento bastante divertido. Apesar de ser uma bike com 120mm de curso permite descer de forma bastante rápida, fiquei impressionado, esperava que a diferença para a Torque fosse bem maior. Um conjunto bastante compacto, super ágil que permite mudar de trajectória com relativa facilidade e curvar muito bem (em muito graças aos Nevegal). A Factor é muito rápida em acelerações, apesar de não ser uma bike ultra leve tem uma agilidade bastante satisfatória. O tipo de percurso ideal para a Factor é sem duvida o sobe e desce constante, nesse tipo de percurso consegue mostrar tudo o que tem de melhor.
Passo agora a fazer uma pequena análise de alguns componentes.
Amortecedor Fox RP23 High Volume- Tem um comportamento exemplar, bastante sensivel e com o uso do pro-pedal torna-se uma arma para todas as batalhas. Talvez o amortecedor mais completo da actualidade. Para ser perfeito era poder activar-se o pro-pedal a partir de um comando no guiador
Suspensão Fox F120RL- Funcionamento bastante sensivel e progressivo. Estética muito apelativa. Sistema QR15mm muito bom, bastante rígido. Apesar de não recorrer ao bloqueio muitas vezes (só em estrada) julgo que a Factor merecesse a RLC.
Pedaleira Truvativ Noir - Linda, super rígida mas com um enorme problema risca-se com imensa facilidade e parece que tem uma espécie de chamariz para as pedras. Cada vez que ouço uma pedra a bater ando para morrer do coração. :mrgreen:
Travões Formula R1- Esteticamente muito apelativos, bastante potentes com tempo seco, super barulhentos quando apanham água e perdem imensa potência de travagem. Certamente que estes defeitos que aponto se devem ás pastilhas. Possivelmente vou ter de as trocar.
Transmissão- Não há muito a dizer. Mudanças super precisas. Sempre utilizei Shimano mas posso dizer que estou rendido á Sram, mudanças bruscas mas precisas e passagens muito mais rápidas.
Rodas Dt Swiss X1800 - Esteticamente são bastante porreiras, ate ao momento não têm qualquer tipo de empeno mas já existem uns riscos causados pelas pedradas. Têm um rolamento bastante suave.
No geral estou super satisfeito com a bike e espero que continue assim durante muito tempo
Boas pedaladas