mola de amortecedor

marioconde

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Todas as marcas usam molas destinadas a serem utilizadas para um fim especifico, encontras desde a mola Tuning para melhorar a performance de um amortecedor, até á mola banal para substituir a danificada, dependendo do k pretendas assim deves procurar o site mais apropriado, ou a loja competente para te ajudar a escolher o k procuras.
 

marioconde

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Efectivamente tens um problema:

Não existe representação dessa marca de amortecedores para Portugal, portanto vais precisar de medir a mola do teu amortecedor, e procurar uma alternativa, se precisares de ajuda mais especifica manda mensagem privada!

No entanto tenho uma duvida: tens a mola já sem précarga? e mm assim fica dura? é edstranho k isso aconteça, mas pode acontecer no caso de serees muito leve, se isso ñ acontecer estamos a falar de densidade de oleo errada no interior do amortecedor, é uma historia completamente diferente.
 

FREERIDE_RULES

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eu mandei um mail pa uma loja pa ver seles tinham molas....tou a espera de resposta pa ver o que eles dizem...
eu acho que e mesmo da mola porque eu ja rodei o botaozinho e fika dura na mesma.....porque a mola e uma 900 e as molas do povo que eu vejo do freeride/dh e td entre 450-650...acho que estes numeros têm a ver com a dureza da mola nao e???
ahh,esquecime de referir que o problema nao e o meu peso porque nao sou mt leve,a volta dos 70 e pc kg...

cumps
 

marioconde

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Ñ basta olhar para a mola e para os numeros k ela tem, precisas de saber kais as molas utilizaveis no teu amortecedr e no teu kadro, pk um kadro com um braço traseiro muito actoivo usa um tipo de mola, outro com um conceito mais amplificado de movimento usa uma mola completamente distinto, um monopivot usa normalmente molas muito mais macias k um kadro k utilize uma geometria de suspensão tipo Turner.

Como és de fafe posso recomendar-te k vás à Famabike ou à Bike Zone de Braga onde te poderão analizar a mola k tens e verificar se o problema k tens se situa a nivel da mola ou se é uma kestão de afinação do amortecedor, pk algumas afinações do amortecedor ñ são externas, mas sim apenas efectuaveis trocando a densidade do oleo no seu interior.

Caso precises de ajuda e ñ possas deslocar-te com a bike a Famalicão ou a Braga posso mediante alguns dados k me forneças em mensagem privada tentar perceber se te vale a pena comprar uma mola mais macia de imediato ou se pelo contrário deves tirar o amortecedor e mete-lo no correio para k um centro de assistencia devidamente capacitado te resolva o problema.

Sabes que no caso de essa assistencia ser necessária ela terá de ser feita num centro especializado fora de Portugal?

É verdade, por vezes kando compramos um produto ñ sabemos destes pormenores, mas depois pelos miseros centimos k gastamos a menos na compra fica a o produto mto mais caro na primeira assistencia, e o k se pretende é k as assistencias sejam diversas, é sinal k a longevidade e o uso do produto são grandes.
 

FREERIDE_RULES

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o meu quadro e monopivot......
humm,e na bike planet(ou bikezone,nao tenho a certeza) em guimaraes sera que eles me veem isso????a loja parece-me boa.....
mas o meu amortecedor ja vinha na bike,nao o comprei a parte....
o qu eu queria mesmo e ter uma traseira mais solta e que absorva todos os impactos e essas coisas,visto que para o uso que eu lhe dou(freeride/dh) acho essencial...

cumps
 

marioconde

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Acho estranho k um amortecedor de origem ñ dê afinação para alguem com um peso tão normal.....

As lojas de Guimarães, conheço as 3 de lá, parecem-me ñ ter capacidade e experiencia tecnica suficiente para te darem certezas imediatas acerca do assunto, mas podes tentar.

Tenta ver com alguem mais experiente nestas questões do free ride k comportamento consegues tirar da mákina, pessoalmente aconselho-te a ajustar a pré-carga da mola, por forma a k ao sentar no selim o mesmo desça cerca de 3 a 4 Cm (1/4 do curso total no maximo) em relação à posição descomprimida, depois o resto é feito com a afinação da velocidade de recuperação do amortecedor, falta-te a afinação de velocidade de compressão, para free é baastante importante.

Apenas por curiosidade k kadro, e suspensão dianteira tens?
 

marioconde

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Efectivamente queres fazer omeletes sem ovos, era esse o meu medo!

Nada porá esse teu kadro a amortecer bem, o problema está na geometia da triangulação trazeira.

Tens ataque do amortecedor ao quadro que ñ te dá progressividade alguma, ñ gastes dinheiro num amortecedor, numa mola ou em kker outra tentativa de melhorar esse comportamento, vai poupando os cobres e kd tiveres alguns de parte compra um kadro mm k seja usado, k tenha um principio de funcionamento eficiente!

Para que tenhas um comportamento o melhor possivel a solução mais facil é mesmo tirar partido do melhor que esse kadro tem, o espaço entre as escoras, usa pneus a tráz 2,50 ou mais, assim podes usar um pouco menos de pressão, e tens a primeira suspensão logo junto ao chão, segundo creio existiram 2 modelos de kadros desses, na foto ñ dá mto bem para ver kal é o modelo do teu, caso ele tenha mais k uma furação na ancoragem do amortecedor ao kadro usa o mais de baixo, isso aumenta ligeiramente a preogressividade do amortecimento.

Vê o lado positivo agora: kando mudares de kadro vais poder fazer muito melhor, evolui as tuas capacidades com esta mákina rebelde, kando te montares num avião a sério vais deixar os teus colegas pregados nos sitios onde eles agora pensam k são herois, os grandes freeriders começaram todos nas semi-rigidas, o Cedric por exemplo continua a fazer corar kando desce de HT os adversários de suspensão total.
 

FREERIDE_RULES

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Nada porá esse teu kadro a amortecer bem, o problema está na geometia da triangulação trazeira
mas eu ja vi quadros iguais a este e olha que ate amorteciam muito bem,aqui na minha cidade ha muitos quadros como o meu e ja vi alguns que tinham a traseira a funcionar bem.....

os grandes freeriders começaram todos nas semi-rigidas
eu comecei numa bmx e foi onde eu aprendi praticamente tudo o que sei....foi muito bom ter.me metido nas bmx....inda a tenho aqui em casa....

ahh,em relaçao aos pneus estou com 2.35 a frente e atras....

cumps...
 

marioconde

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Se tens amigos com bikes iguais à tua onde notas melhor funcionamento procura ver se tb contigo em cima da bike deles o funcionamento é bom, caso afirmativo deve ser problema do teu conjunto, podes ter os caskilhos do ponto de rotação do braço oscilante presos, ou mm os pontos de ancoragem do amortecedor "soldados" isso pode acontecer por diversos motivos, e é detectavel retirando o amortecedor do lugar, se com ele fora tudo se mover livremente então podes ter o eixo do amortecedor empenado.

Caso o comportamento das bikes dos teus colegas seja igual ao comportamento da tua então o problema é seres demasiado leve para a mola k tens, pods sempre tentar fazer uma troca com um teu colega pesado k esteja a andar com uma mola mais macia mto comprimida.
 

Mox

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A mim acontece-me algo parecido ... eu tenho uma mondraker curve de 2006 e a mola que esta no meu Fox vanilla R e uma de 550 , e axo-a rija de mais para mim , estava a tentar arranjar uma de 500 ou algo assim , mas andei de volta do amortecedor , e como e que eu tiro a mola ???

E que o amortecedor tem as partes onde encaixam no quadro , e a parte por onde sai a mola , disseram-me que essa parte onde se encaixam os casquilhos sai a " porrada " , mas eu nao quero estragar nada e gostava de saber como e que voces trocam as molas dos vossos amortecedores .

e ja agora , alguém sabe para um gaiato com 65/67 Kg qual er aa mola indicada mesmo ?? falaram-me enter 450 e 500 , mas eu sou um zero nestes assuntos .

Abraço
 
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