Mochila Deuter Transalpine 30L

PedroPadinha

New Member
Se é verdade que foi através do fórum que me aconselharam esta Mochila (Não consigo no entanto encontrar o raio do tópico..), acho engraçado vir mostrar uma analise á mesma alguns meses depois. Na altura alguns utilizadores, aconselharam-me um montão delas, desde Salomon a Vaude, The north Face..e Deuter. Pesquisei bastante e a que me apelou mais esteticamente (um gajo começa por algum lado nos seus critérios..) foi a Deuter Transalpine, com varios tamanhos, optei pelo de 30L, mesmo para vários dias a pedalar, em autonomia ou quase. Para coisinhas pequenas já tinha o meu Camelbak. As criticas na internet pelos vários sites eram as melhores, basta colocar o modelo no google, mas enfim nem me deixo levar muito por ai sabendo que hoje tudo é pago..e decidi ver pelos meus olhos. Foi tipo amor á primeira vista, achei que se encaixava totalmente no que eu pretendia.

Esta Reportagem foi publicada em : http://revistapedal.com/online/index.php?option=com_content&task=view&id=286&Itemid=1 :


Só a jeito de intro, A Deuter possui mais de cem anos de experiência na fabricação de mochilas, está presente em 42 países e é líder Europeia no segmento de mochilas, um mercado que prima pela qualidade e durabilidade dos produtos.

A empresa notabiliza-se pela utilização de matérias-primas e processos de confecção que conferem aos seus produtos uma extrema resistência e vida útil acima da média.

1.jpg


A Deuter Transalpine 30L foi bastante utilizada essencialmente para BTT durante 6 meses, desde a Travessia de Portugal na qual foi utilizada durante 8 dias até a Via TransAlgarviana (Travessia do Algarve), a outros passeios mais curtos de apenas um dia, ou dois como o Caminho de Fátima. “Fez” praticamente cerca de 3000kms ao longo de alguns dos trilhos mais exigentes de Portugal o que por si, vale o que vale.

2.jpg


Esta Mochila foi bastante testada do ponto de vista do utilizador e apenas por mim, o que me deixa com alguma margem relativamente credível (no entanto pessoal) para analisar dada a minha experiência com ela.

Como complemento ou substituto de Alforges ou Atrelado procurei a melhor mochila - na minha perspectiva, com as minhas pretensões - que eram basicamente talvez o que a maioria procura neste caso, uma mochila confortável e de confiança que assegurasse que as minhas costas sofressem o mínimo possível caso fosse necessário utilizá-la durante dias e até semanas em qualquer viagem em BTT, que tivesse um espaço que me assegurasse uma total autonomia para o mesmo período de tempo e que permitisse incluir um reservatório de agua.

3.jpg


Quanto ao primeiro ponto, utilizei carga até um máximo de 7/8kgs, penso que mais que isso ultrapassa o nível de conforto satisfatório na minha perspectiva e tomando em conta as minhas características físicas, especialmente se for durante alguns dias. Neste aspecto para ajudar a tornar a mochila confortável a Deuter conta com um sistema de ventilação Airstripes que tem uma dupla função, ajuda a manter a carga afastada das costas, bem como permite as costas respirarem através da circulação de um fluxo de ar, evitando que a roupa fique “ensopada”, aliado a umas alças de ombro acolchoadas e muito confortáveis.

É preciso no entanto alguma atenção no caso das mochilas, pois como com qualquer outro produto as coisas têm que ser bem utilizadas para funcionarem na perfeição, digo isto pois vejo regularmente boas mochilas mal adaptadas às pessoas, e aí não há milagres. Aquando da compra de uma mochila peçam sempre para vos ensinarem a regular e quais os aspectos a terem mais atenção, no caso da Transalpine é bastante fácil regularem a mochila ao vosso corpo através das fitas ajustáveis.

Quanto ao espaço, algo que me agradou na mochila foi os compartimentos muito bem organizados, de diferentes dimensões com diferentes finalidades, desde o principal bastante espaçoso, o qual conta com um agradável pormenor, tem uma abertura que possibilita o acesso por baixo, evitando que se tenha que tirar tudo para irmos buscar alguma coisa que esteja no fundo da mochila, contém também uma armação interna de alumínio no compartimento principal que possibilita levarmos mapas, ou revistas por exemplo sem se dobrarem. Do lado de fora da Mochila, possui bolsos mais pequenos para objectos de valor e documentos pessoais de muito fácil acesso, tem dois bolsos laterais de rede que possibilitam levarmos por exemplo desde bidons/garrafas de água a calçado, e na parte dianteira da mochila umas fitas que possibilitam levar um capacete, ou uma esteira/colchão, que eu pessoalmente uso mais para estes três últimos, pois são objectos que ocupam muito espaço e ali não incomodam minimamente.

4.JPG


No que toca à hidratação, a mochila tem duas soluções suficientemente eficazes, um espaço que permite adicionar um reservatório até 3 Litros, e conta como referi com dois compartimentos em rede onde se pode colocar facilmente 2 bidons ou garrafas de 0.75L cada.

É um pouco ao gosto de cada um, eu pessoalmente nas longas viagens penso sempre duas vezes se uso ou não o reservatório de água, depende de muita coisa, pois o reservatório com 3L além do peso, pode ocupar algum espaço vital, e se necessitar desse espaço, opto por não levar o reservatório e ai concílio com os bolsos laterais onde posso levar bidons de água, e coloco dois bidons na bicicleta. Mas no caso de viagens em que seja necessário bastante água, a mochila permite adicionar o sistema de hidratação (Reservatório), e ainda levar água nos compartimentos laterais que referi, e ai podemos levar apenas na mochila 4,5L (3L + 0.75+0.75) de água.

Pessoalmente achei inacreditável o que se consegue pôr nesta mochila, parece que há sempre espaço para algo mais, e ela nem se queixa. Sendo algo selectivo, consigo levar o suficiente para uma viagem de várias semanas em autonomia parcial, respeitando os 7/8kgs que para mim possibilitam a mochila ser confortável q.b.

Para finalizar no que toca à arrumação, existem ainda bastantes fitas para comprimir o saco e ajudar a mantê-lo mais estável.

Acerca da sua durabilidade, apesar do uso que teve, 6 meses são apenas 6 meses, mas todas as “reviews” que li alertavam para um dos pontos fortes da Deuter ser exactamente esse - a resistência do material com que estes produtos da Deuter são fabricados.

Segundo a oportunidade que tive de apurar noutras “reviews”, diversos especialistas consideram as Trans Alpine como as mochilas mais versáteis da Deuter, pois podem ser usadas não apenas para pedaladas mais longas, mas como caminhadas curtas, fotografia, escalada e no dia-a-dia o que também me agradou.

5.jpg


Quanto às suas especificações técnicas:

• Abertura inferior e separação no compartimento principal;
• Armação interna de alumínio em forma paralela;
• Bolso para objectos de valor;
• Bolso para objectos molhados;
• Bolsos laterais (compatíveis para levar garrafas de água a outros objectos multidiversificados);
• Possui uma capa de chuva anexa que cobre a mochila na sua totalidade
• Compatível com sistema de hidratação (até 3L);
• Etiqueta de SOS;
• Isolante térmico removível;
• Porta capacete (permitindo levar também uma esteira, colchão ou saco-cama)
• Sistema de ventilação Airstripes (que permite uma ventilação adequada das costas do ciclista);
• Revestida internamente com Poliuretano (PU) para conferir resistência à água;

• Tira peitoral;
• Peso: 1180 g;
• Capacidade: 30 L;
• Material: Deuter-Super-Polytex / Deuter-Nylon;
• Dimensões: 54 x 34 x 26 cm;


Uso ideial para: Bike, uso diário, caminhadas curtas.

6.JPG



GARANTIA DEUTER

Para defeitos de fabricação, costuras, fivelas e camada interna protetora de Poliuretano (PU), os produtos Deuter estão garantidos por 3 (três) anos após a data da compra. Nesses casos, os produtos serão reparados ou substituídos (no caso de não haver reparo satisfatório possível). Durante os 3 anos da garantia Deuter, as despesas de envio de qualquer produto para reparo/análise ficam por conta da Deuter.


Cumprimentos ;)!
 

renato agua

New Member
Excelente análise Pedro!!

Para a uma viagem de 7 dias em autonomia, tipo Fátima-Santiago, aconselhas essa mochila??

Já agora, onde é que podemos encontrar essa mochila à venda?? site?? Lojas??
e qual o seu preço +/-??

Obrigado pela ajuda
 

PedroPadinha

New Member
Boas!

Obrigado tuborg!


Renato, para o meu Lisboa-Santiago utilizei alforges, tive alguns problemas, porque também iam mal adaptados, mas gostava de ter tido a experiência com a mochila. (Parti 5 raios atrás! :mrgreen: cheguei a santiago todo torto! :lol:)
O caminho em si é +- rolante, as altimetrias não são muito altas, penso que de lisboa a santiago ao longo de quase 700kms são 8000m aprox o que é razoavel. E o "camino" apesar de algum terreno mais lixado aqui ou ali, n apresenta um grande desgaste.

Mas recordo por exemplo depois de ponte de lima a cruz dos mortos, onde custa bastante carregar uma bike com alforges, o peso na traseira era bastante, demora +-1h a subir a pé por caminhos intransitaveis e muito inclinados, ai com uma mochila não teria tantos problemas certamente.

Pessoalmente a nivel de estabilidade ate gosto dos alforges, a traseira nunca levanta por causa do peso apesar do que faça, até me sinto mais seguro nas curvas e descidas ;p

Claro que com a mochila tens a total liberdade, a tua bicicleta esta tal e qual como andas com ela.

Conclusão, aconselho sim, para o meu peso (70kgs) carrego 7/8kgs, e juro que não tenho qualquer dor, não senti nunca absolutamente nada, e as minhas costas até nem sao das mais saudaveis (ex: escoliose +- acentuada). Alem do mais no caminho de santiago apartir de certa altura vais ter albergues, podes lavar roupa e seca-la, etc. E acredita, isto é mesmo veridico, quanto mais espaço, mais cenas tendes a levar! a mochila possibilita que sejas mais racional na altura de escolher. Eu levava os alforges pra travessia de PT totalmente cheios..quando troquei pela mochila tive que trocar algumas coisas, e o essencial estava la, tirei um montao de cenas que nunca precisei ;)

Se calhar o melhor é falares para o importador, logo te diz lojas ao pé de ti, www.diedro.eu , nr telf 212407451, é em pinhal de frades ali no seixal, no site tens o resto dos contactos!
A mochila ronda os 70euros.

se acabares por comprar diz algo ;)! acho que há outras cores também :wink:
 

renato agua

New Member
Obrigado pela ajuda!! :)

Se comprar será mais lá para a frente, apenas ando a estudar o mercado, uma vez que tenciono ir a Santiago na altura de Abril/Maio de 2009,
Vai ser uma verdadeira aventura para mim, pois será a primeira.
Se calhar vou optar pela a opção de mochila do que alforges, todos os tópicos que leio das viagens mais longas, acontece sempre o mesmo a alguem, o suporte do alforge partiu... quero tentar não passar por isso.

Vou seguir o teu conselho e entrar em contacto com o importador... Muito obrigado novamente, se adquirir depois digo-te alguma coisa...

Boas viagens!!
 
Top